Junho, 2021. A pandemia mexeu com o
comportamento do consumidor, que passou a valorizar o convívio com a família em
ambientes maiores, e novas formas de lazer, também por conta das restrições
impostas pelo isolamento social. A realidade foi constatada no mercado náutico
brasileiro, que registrou crescimentos de mais de 20% em vendas de embarcações
em 2020, de acordo com a Acobar. Já a fabricante nacional de lanchas premium
Armatti Yachts registrou um aumento acima da média, um acréscimo de 30% em
vendas, especialmente por modelos acima de 40 pés.
O suíço Éric lovey, empresário de 55
anos, é um dos clientes que adquiriu uma unidade da recém-lançada lancha
Armatti 420. “Nunca havia comprado uma lancha. Tive a ideia de adquirir um
barco há três meses, durante a pandemia.
A tranquilidade e a privacidade são importantes. Foi assim que entrei no
mercado náutico e comecei a buscar por opções de embarcações. Fiquei
surpreendido com a marca brasileira Armatti Yachts, feita em Florianópolis, com
um design belíssimo, alta qualidade e custo menor em relação às importadas”,
diz Eric Lovoy que, apesar ter nascido na Europa e morar no exterior com a
família, se considera manézinho (como são chamados os nativos da Ilha
catarinense). Como possui casa em Santa Catarina, e vem com frequência a
trabalho para o Brasil, optou por deixar a sua embarcação de 42 pés ancorada em
Jurerê Internacional.
Já o carioca Antonio Lage, de 52 anos,
fez um up-grade de modelo, trocou uma lancha de 36 por outra de 48 pés. “O
Fernando estava lançando a Armatti 480 quando fomos visitar o barco no Rio Boat
Show. Gostamos do modelo e perguntamos se poderíamos customizar da forma como
minha mulher queria. Queríamos uma sala (convés) maior, com mais sofás e com
aparência de uma sala de casa. Outras exigências eram ar condicionado em todos
os cômodos e um convés bem gelado, com possibilidade de navegar como ar ligado
todo o tempo, boa navegabilidade e estabilidade. Conversamos com o Fernando e
chegamos à conclusão de que era possível, e ele aceitou o desafio”, lembra
Lage.
Lage afirma que costuma navegar com a
família pelo menos duas vezes por mês. “O melhor benefício para mim é o
convívio familiar e a liberdade que o barco proporciona para decidirmos onde
ir. Gostamos de navegar com a família
para as ilhas da baía da Ilha Grande em Angra dos Reis”, avalia.
A fabricante nacional de lanchas premium
Armatti Yachts sentiu essa mudança de comportamento e o aumento na demanda por
modelos de lanchas de médio a grande porte.
“Passou a ser cada vez mais importante
os momentos de convivência com a família e até o lazer a bordo. Dessa forma,
vimos as pessoas optando por modelos com áreas generosas externas para o
contato com a natureza, mas também com o conforto de uma casa com cozinha,
banheiros e cabines para pernoite. Tanto que registramos um aumento três vezes
maior no primeiro trimestre de 2021 por modelos acima de 40 pés, em relação a
todo o período do ano passado”, analisa o CEO da marca Fernando Assinato que já
se prepara para lançar o maior modelo da marca, de 51 pés.
SOBRE A ARMATTI YACHTS
Lançada em 2016, a marca premium de
lanchas Armatti Yachts trouxe para o mercado náutico brasileiro um novo nível
de qualidade de embarcações com foco em inovação. É composta por modelos de
lanchas superesportivas que variam entre 30 e 48 pés. Chama atenção pelas
linhas inconfundíveis, além do design moderno e arrojado. Desde 2018, conta com
parque fabril na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, para
atender a produção nacional e internacional da marca. Está continuamente
implementando novos processos e materiais para garantir um produto sempre à
frente de seu tempo.