Blog Top Society - Karla Cruz

Clínica de Blumenau (SC) realiza procedimento de implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI) em dois pacientes no mesmo dia

21/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5736_post_6492.png
Cardioprime, de Blumenau (SC), realizou no dia 8 de maio duas Transcatheter Aortic Valve Implantation (TAVI). O procedimento de implante percutêneo de vávula aórtica substitui a chamada cirurgia “de peito aberto” para casos de estenose aórtica. As pacientes, com 83 e 84 anos e alto risco cirúrgico, foram internadas na sexta-feira (7) e receberam alta na segunda-feira (10). 

Tratamento minimamente invasivo para a estenose aórtica, que acomete cerca de 5% dos idosos com mais de 75 anos de acordo com o Ministério da Saúde, a TAVI é um procedimento criado em 2002, na França. O objetivo era possibilitar a intervenção em idosos, que muitas vezes não recebiam o tratamento por conta dos riscos de uma cirurgia “de peito aberto”. De lá pra cá, estudos apontam a eficácia também em casos de menor gravidade, o que deve contribuir para a popularização da tecnologia.

Os médicos intervencionistas da Cardioprime, Julio César Schulz e Felipe Barbosa Amaral, lideraram o time. Em Blumenau (SC), o procedimento é realizado há cinco anos. Neste período, foram 16 intervenções. “Este é um dos métodos contemporâneos mais revolucionários e complexos da prática médica cardiológica. Com ele, o paciente corre menos riscos, tem uma recuperação absolutamente rápida e ganha qualidade e tempo de vida”, dizem. 

Os médicos destacam a importância da equipe multidisciplinar neste tipo de procedimento. “Nosso time foi formado por enfermeiros, radiologistas, anestesistas, cirurgiões cardíacos e plantonistas de Unidade de terapia Intensiva (UTI). Tudo para que a válvula seja colocada com excelência e a recuperação do paciente seja rápida como a técnica permite”, comentam. “Graças a esse nível de cuidado, temos resultados similares aos melhores centros de cardiologia do mundo”, finalizam. 

Como funciona a TAVI 

A estenosa aórtica é a redução do calibre de uma válvula que leva sangue ao corpo. Ela pode ser descoberta no acompanhamento de rotina com o cardiologista e tem maior incidência em idosos. 

A solução, antes da criação da TAVI, passava por uma cirurgia que exigia abertura do peito – e, por isso, trazia muitos riscos ao paciente, especialmente idoso. Os médicos explicam que a TAVI consiste em uma implantação por cateter dessa válvula a partir da virilha. 

Sobre a Cardioprime

Fundada em 1992, a Cardioprime é um dos centros mais avançados em atendimento cardiológico do Sul do Brasil. São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologista e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção. 

A clínica é responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica. Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página