Blog Top Society - Karla Cruz

Dia Mundial de Higienização das Mãos e a Covid-19

05/05/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5575_post_5356.jpg
A campanha que pode salvar vidas – Dia Mundial de Higienização das Mãos, todos os anos é celebrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 5 de maio, para conscientizar a população sobre a importância do na prevenção de doenças. Em 2021, a data ganha destaque também na ONU, que considera a lavagem das mãos uma das medidas mais eficazes no combate à Covid-19.
 
Desde sempre a higienização das mãos vem sendo muito estimulada. Uma atitude básica que havia ganhado força durante a epidemia da H1N1, e que voltou com ainda mais relevância neste contexto pandêmico.
 
O infectologista e médico cooperado à Unimed Blumenau, José Amaral Elias, explica a importância da campanha. “Em tempos de pandemia, por mais lógico que possa parecer, falar sobre a boa higiene das mãos continua sendo uma importante arma no combate à Covid-19 e outras doenças”, destaca.
 
Nos ambientes de atendimento a doentes, por exemplo, a chance de presença de vírus e bactérias com resistência aos antibióticos é muito maior e o profissional de saúde pode levar doenças a outro paciente vulnerável se não tiver com as mãos bem limpas. “Um caso simples pode se tornar uma infecção grave e irreversível ou até evoluir para um surto dentro do hospital”, alerta Elias.
 
Em casa os cuidados se tornaram tão importantes quanto nos ambientes de saúde, devido à alta taxa de transmissibilidade da Covid-19. “Manter as mãos limpas é simples e todos precisam aprender a técnica de lavagem correta com água e sabão”, ressalta Elias.
 
Como higienizar as mãos corretamente
 
O infectologista explica que a melhor forma de fazer a higienização das mãos:
 
·        Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia; 
·        Coloque na palma da mão uma quantidade suficiente de sabonete líquido para ensaboar as duas mãos por completo; 
·        Ensaboe as palmas das mãos; 
·        Esfregue a palma da mão direita contra as costas da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos; 
·        Entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo; 
·        Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimentos de vai e vem; 
·        Esfregue o polegar, com o auxílio da palma, fazendo movimentos circulares; 
·        Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimentos circulares. Depois faça o mesmo na outra; 
·        Esfregue o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimentos circulares; 
·        Enxágue bem as mãos, retirando o sabonete e evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira;
·        Seque as mãos e os punhos com papel toalha descartável. Toalhas de tecido podem ser usadas apenas pela mesma pessoa e precisam ser trocadas a cada dois ou três dias. 
 
Também é possível usar álcool gel 70% para higienizar as mãos, seguindo as mesmas orientações. 
 
Ações de conscientização  
 
Na Unimed Blumenau, de 27 a 30 de maio acontecem ações para conscientizar os colaboradores sobre a importância da higienização das mãos. Uma pia móvel para incentivar a lavagem correta das mãos ficará disponível nas unidades da cooperativa e será utilizada pela bruxa “Morganela” – uma personagem lúdica, que irá mostrar aos colaboradores a técnica.
 
Entre as ações estão também jogos lúdicos e orientações sobre a relevância do assunto no combate à pandemia. Os dados relativos à adesão dos profissionais à prática são acompanhados por indicadores, inclusive, pela diretoria da cooperativa.
 
“Essas informações ajudam a manter a qualidade e segurança de profissionais e pacientes, e também são importantes para direcionar e reforçar treinamentos com as equipes”, destaca Elias.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página