Já se passou um ano desde o início da
pandemia e, assim como diversos setores da economia, os restaurantes do Brasil
continuam lutando pela sobrevivência – é o que aponta uma pesquisa recente da
Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) com 2 mil
empreendedores: 91% disseram ter problemas para pagar integralmente os salários
de abril e 73% precisaram realizar demissões nos três primeiros meses do ano.
Diante deste cenário, Stella Artois decidiu se mobilizar mais uma vez, trazendo
de volta o movimento Apoie Um Restaurante. Em Santa Catarina,
restaurantes de comida tailandesa, italiana, contemporânea, frutos do mar e
bares estão participando entre as cidades de Florianópolis, Blumenau, Palhoça,
Joinville, Indaial e Balneário Camboriú.
Criado por Stella em março de 2020,
Apoie Um Restaurante é uma corrente que une os restaurantes, as marcas e a
comunidade gastronômica pela sobrevivência destes negócios. Neste momento em
que os estabelecimentos estão mais uma vez impossibilitados de funcionar presencialmente,
a cerveja da Ambev anuncia a volta do apoio, na tentativa de amenizar agora os
impactos econômicos para o segmento, vendendo vouchers com desconto para que o
consumidor possa utilizar no futuro, quando os restaurantes voltarem a atender
presencialmente e puderem recebê-los novamente.
A Nespresso, que entrou como parceira
no ano passado, volta a contribuir: juntas, as marcas estão investindo
inicialmente R$ 1,6 milhão – e com a adesão dos consumidores, o aporte pode
dobrar, chegando a um total de R$ 3,2 milhões. São 32 mil vouchers, com
validade até 31 de dezembro de 2021 e possibilidade de postergação do prazo de
uso de acordo com as políticas de circulação de cada região. Na retomada do
projeto, até 3,2 mil restaurantes podem aderir gratuitamente se cadastrando
pelo site.
Repaginada pelo Get In – startup
parceira da Ambev para apoiar o ecossistema de bares e restaurantes a retomarem
seus negócios com segurança quando liberada a reabertura – a plataforma vai
seguir a mesma dinâmica adotada anteriormente: o consumidor acessa apoieumrestaurante.com.br, onde pode adquirir um voucher de R$ 100 pagando apenas R$ 50 para usar
presencialmente no futuro, quando os estabelecimentos voltarem a abrir suas
portas.
O público ganha um desconto de 50%
custeado por Stella e Nespresso, enquanto os restaurantes recebem 100% do valor
da venda dos vouchers como capital de giro. Atendendo à demanda do público que,
no ano anterior, podia adquirir o voucher de apenas um restaurante, o projeto
permite agora a compra de até três vouchers por CPF; cada estabelecimento
poderá vender até 100 cupons. O app Get In ainda complementa a experiência do
usuário, trazendo a possibilidade de que ele garanta a reserva do restaurante
no melhor dia e horário disponível para utilização do voucher.
“Faz parte do nosso posicionamento como
companhia olhar sempre para o ecossistema em que estamos inseridos e refletir
sobre como podemos ir além do nosso papel como marca. No caso de Stella Artois,
temos uma relação de longa data com a comunidade da gastronomia, o que nos
motivou a criar Apoie Um Restaurante em 2020”, conta Mariana Porto, head de
marketing de Stella Artois.
“O movimento alcançou mais de 4 mil
restaurantes em pelo menos 300 cidades do Brasil e, neste novo momento em que a
pandemia nos apresenta um cenário ainda mais delicado, entendemos que a
iniciativa precisava voltar para tentar ajudá-los a passar por mais esse
desafio”, acrescenta.
Mais do que um café de alta qualidade
sustentável, Nespresso Professional tem o compromisso de apoiar o setor por
meio de seus produtos e soluções.
“Desde o início da pandemia, a
companhia vem contribuindo com os restaurantes, bares e cafeterias em diversas
frentes, que vão desde a produção de um guia digital, com recomendações e
protocolos para o serviço de cafés, até a iniciativa Apoie um Restaurante. Para
nós, é relevante fazer parte deste movimento pelo segundo ano consecutivo, pois
temos um olhar consistente sobre toda a cadeia e somos parceiros do segmento”,
explica Marcos Djinishian, Head de Marketing da Nespresso Brasil.
Graças também à participação da Donus,
plataforma de serviços financeiros da Ambev a pequenos e médios varejos,
as operações de compra e venda dos vouchers serão isentas de taxas,
direcionando o valor integral das arrecadações para os estabelecimentos
participantes. Os restaurantes ainda poderão utilizar a plataforma completa de
gestão Get In por 2 meses gratuitos, onde terão acesso não apenas ao gerenciamento
de vouchers, mas também a recursos como cardápio digital e o sistema de filas e
reservas.