O
mercado brasileiro superou o norte-americano em vendas de barcos em 2020. No
Brasil, com cerca e 900 mil barcos de lazer navegando, o comércio cresceu 20%
de acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos,
enquanto nos Estados Unidos o aumento foi de 12% de acordo com a National
Marine Manufacturers Association (NMMA). Um crescimento que trouxe como
consequência o aumento na demanda por insumos para a construção e manutenção de
embarcações no Brasil, tanto para o mercado interno quanto para a exportação.
É o
caso de uma das maiores revendedoras e distribuidoras de suprimentos náuticos
brasileira, a Catarina Náutica, que ao longo dos últimos três anos, desde 2018,
tem registrado crescimento em torno de 2 dígitos. Somente em 2020 a empresa comercializou cerca
20% a mais que em 2019.
Para
2021, a projeção da Catarina Náutica é de registrar um crescimento ainda maior
em vendas de suprimentos para embarcações, desde resinas, tintas e produtos de
construção e reparo de barcos, até equipamentos eletrônicos de navegação,
acessórios e artigos de moda náutica, ancoragem e salvatagem.
Com
vendas na loja física e por e-commerce, a empresa possui mais de 3 mil itens
para a distribuição em território brasileiro. A previsão é dobrar esse volume
para os próximos 3 anos. “A venda de barcos novos e usados está muito aquecida
no Brasil e no exterior, e é um comportamento que traz reflexos para toda a
cadeia náutica. Notamos um aumento expressivo especialmente por selantes e
adesivos náuticos. Tratam-se de materiais utilizados na fase de construção de
embarcações até a fixação de vidros e que tem como usuário final desde os
estaleiros e prestadores de serviços até setores de pós-vendas e empresas
especializadas em manutenções”, explica Roberto Deschamps, diretor da Catarina
Náutica.
“A
pandemia alavancou as vendas náuticas, porém, ao mesmo tempo, gerou um desafio
no abastecimento das lojas com suprimentos. Um pedido que antes demorava 10
dias para chegar agora leva 120 dias. Dessa forma, por conta de nosso amplo
estoque de peças e nossa filosofia de qualidade de atendimento e suporte ao
cliente, aumentamos também as vendas diretas para estaleiros que às vezes não
conseguem ter sua demanda atendida por falta de matéria-prima. Da mesma forma a
alta do dólar impactou, mas não inibiu as vendas. Itens como coletes
salva-vidas, por exemplo, tiveram seus valores reajustados por conta do câmbio
e falta do fornecimento de tecidos”, complementa o executivo.
As
restrições de viagens internacionais, a diferença cambial, a necessidade de isolamento
foram alguns dos fatores que impulsionaram o mercado náutico como forma de
lazer seguro com a família.
Planos
de expansão
Com o
crescimento, no último ano, a Catarina Náutica realizou investimentos em
equipamentos, mão de obra e estruturação de um laboratório de colorimetria da
Sikkens com espectrofotômetro, um scanner com mais de 2 milhões de cores na
base de dados, único em Santa Catarina, para a análise da pigmentação e
repintura correta de barcos. O novo laboratório ganhou investimentos que
ultrapassaram R$ 150 mil. Já para 2021 a Catarina Náutica está estruturando
nova loja com investimentos em torno de R$ 500 mil. Além disso, em termos de
distribuição, a empresa atualmente possui quatro revendas parceiras no litoral
catarinense e pretende expandir essa atuação no mercado brasileiro. Com os
planos, a intenção é duplicar o volume de vendas de produtos nos próximos três
anos.
Setor
carente de profissionalização
De
acordo com Deschamps, por conta de o Brasil ainda ser jovem no mercado náutico
comparado com o mercado europeu por exemplo, o segmento de manutenção necessita
de alto nível de profissionalização e atualizações constantes para acompanhar
as novidades em termos de produtos e soluções ao mercado. Mesmo com a grande
quantidade de estaleiros e a qualidade da mão de obra catarinense, que
concentra um importante polo náutico no Brasil quando comparado com outros
estados, o mercado ainda é carente de profissionalização em pós-vendas e
manutenções.
“Temos
produtos de excelente qualidade, mas que só terão o resultado final excepcional
se forem aplicados corretamente. Santa Catarina é um excelente estado em termos
de qualificação, mas o setor ainda tem muita carência de mão de obra, cursos e
atualizações constantes. Por isso, além das vendas, prestamos todo o suporte
técnico, realizamos seminários pela empresa com engenheiros, técnicos e pessoas
ligadas ao setor para as pessoas terem acesso ao funcionamento e aplicação das
novidades e informações relacionadas à manutenção, reformas e construção
náutica”, complementa.
Sobre
a Catarina Náutica
Há 7
anos, a Catarina Náutica atua com venda de suprimentos náuticos no mercado
brasileiro. Através da matriz localizada na região central de Itajaí, polo
náutico de Santa Catarina, atua com venda direta e distribuição de produtos.
Além de 4 revendedoras parcerias no litoral, é representante exclusiva em Santa
Catarina de renomadas marcas mundiais como:
Sika, Tubolit, Vince Tintas, International Paint e Sikkens. Através do
e-commerce também realiza venda nacional de mais de 3 mil itens como: caiaques,
boias infantis, acessórios e moda náutica, além de produtos para reparo e
construção de barcos.
Créditos: Acione Gazaniga