Blog Top Society - Karla Cruz

Migração para o ambiente virtual impulsiona uso de metodologias de pesquisa

23/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5284_post_12506.jpg
No ano de 2020, a maioria dos negócios não teve escolha: as condições geradas pela pandemia da Covid-19 os obrigaram a focar no mercado online, um ambiente extremamente competitivo e com uma grande variedade de produtos e serviços disponíveis aos consumidores.
 
Com isso, faz-se necessário o desenvolvimento constante do atendimento e das vendas omnichannel, que se potencializam cada vez mais desde o início da pandemia. Empresas de todos os segmentos estão investindo na avaliação da experiência do consumidor (CX) com suas marcas e, com o crescimento da preferência pelas plataformas digitais, é essencial também investigar a experiência do usuário (UX), ou seja, entender com profundidade os pontos positivos e negativos de suas interações.
 
Uma pesquisa divulgada pelo “Think with Google”, em 2020, revelou que 40% dos consumidores brasileiros passaram a fazer mais compras online durante a quarentena e que 40% pretendem ampliar as compras nesse formato pós-pandemia. Mas como saber qual a real experiência que sua empresa está proporcionando ao consumidor e o motivo dele ter escolhido você? É aqui que metodologias de pesquisa de mercado, adequadas a novas tecnologias e às necessidades do consumidor, surgem como peças-chave. Uma delas é a de cliente oculto, que permite avaliações através de todos os canais, mas que encontrou muita demanda no formato digital desde o início da pandemia.
 
Mister O., empresa especializada nesta metodologia, percebeu um aumento de 345% na demanda por pesquisas online de 2019 para 2020. As avaliações presenciais sempre foram a maioria. Em 2019, por exemplo, 85% das pesquisas foram presenciais, havendo somente 15% de demanda para pesquisas de mercado online.
 
Com as pesquisas para avaliar a real experiência dos consumidores enquanto usuários, é possível identificar comportamentos padrões no atendimento e apontar onde há necessidade de melhorias. Sendo assim, dados confiáveis e análises detalhadas apoiam os gestores na tomada de decisões e definição de estratégias.
 
"Com a pesquisa de jornada do cliente oculto online, é possível avaliar a percepção de um usuário quanto à funcionalidade, agilidade nas ações, atendimento, suporte técnico e fluxos de vendas através dos diversos canais de comunicação digitais. Dessa forma, o empresário ou gestor consegue analisar pontos de melhoria, tomar decisões assertivas e estratégicas, e monitorar os resultados alcançados, tanto para a empresa quanto para os consumidores", conclui Reiner Weihermann, CEO da Mister O.
 
Sobre a Mister O.
 
Mister O. é uma empresa com sede em Balneário Camboriú (SC), que se posiciona globalmente como especialista na realização de pesquisa de mercado com diversas metodologias - como a de Cliente Oculto -, gerando dados aprofundados e estratégicos aos gestores e empresários de todos os segmentos. Com a realização de mais de 3 milhões de avaliações até o momento, a Mister O. oferece oito variações de pesquisa de mercado através de todas as plataformas de interação, se adequando às necessidades e expectativas de cada cliente.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página