Blog Top Society - Karla Cruz

Páscoa - Posta de Bacalhau com Azeite Aromatizado

23/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5281_post_6808.jpg
Uma das datas comemorativas mais importantes para a cultura ocidental, principalmente para os cristãos, a Páscoa, é um momento voltado à família e a união. Quando o assunto é o cardápio, o bacalhau é uma das principais escolhas para a data.
 
Por isso, uma sugestão de fácil preparo e muito saborosa para a Páscoa é a Posta de Bacalhau com Azeite Aromatizado e tomates cereja. A receita rende 10 porções e o tempo de preparo é de em média 1h30. Para facilitar o preparo, a posta de bacalhau dessalgado da Costa Sul já vem pronta para ser utilizado, sem a necessidade do processo de dessalgue.
 
Para harmonizar com o prato, o sommelier Sidney Lucas, da Decanter Blumenau, sugere um vinho branco francês. “O vinho Baron Rocheau Blanc 2017 possui aromas cítricos, ervas frescas e ligeiro floral, uma combinação perfeita com bacalhau”, aponta Lucas.
 
Receita
Ingredientes
 
600g de posta de bacalhau dessalgado da Costa Sul
Meio kg de batatas em lascas largas, com casca
Meia xícara (chá) de azeite
5 dentes de alho em lâminas
200g de tomates cereja inteiros
1 talo de alho-poró fatiado
2 cebolas roxas pequenas em pétalas
Meia xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
 
Temperos
 
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
 
Modo de preparo
 
Em uma panela grande com água fervente cozinhe as postas de bacalhau da Costa Sul até que estejam macias. Deixe esfriar e limpe o bacalhau, retirando as espinhas e a pele. Reserve. Na mesma água, cozinhe as batatas até que estejam macias porém ainda firmes. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o alho e desligue o fogo, para que não doure. Em um recipiente grande misture as batatas cozidas, os tomates cereja, o alho-poró, a cebola roxa, as azeitonas, tempere tudo e coloque sal. Coloque esta mistura em um recipiente refratário grande, formando uma camada. Sobre esta camada distribua as postas de bacalhau reservadas, acomodando-as entre os vegetais, e regue tudo com o azeite aromatizado com o alho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que tudo esteja macio. Polvilhe com cebolinha verde e sirva a seguir.
 
E, pronto, é só se deliciar e aproveitar a sugestão do sommelier.
 
Crédito da imagem: Divulgação
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página