Blog Top Society - Karla Cruz

Robô Laura monitora pacientes de Covid-19 em Blumenau e região

23/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5282_post_11526.jpg
Uma plataforma digital para monitorar pacientes está ajudando a população de Blumenau e região e qualquer pessoa que necessite de orientações, a avaliar sintomas e riscos causados pela Covid-19. O robô Laura é uma inteligência artificial disponível no site da Unimed Blumenau, para acolher a pessoa, tirar dúvidas e orientar a ida ao Pronto Atendimento ou hospital caso seja necessário, segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. O atendimento e acompanhamento do paciente continuam por WhatsApp.
 
Durante a interação, o paciente irá relatar os sintomas para Laura classificar a gravidade e fazer indicações de acordo com as orientações médicas. O robô irá fazer questionamentos ao paciente e o monitoramento dos sintomas a cada 24h, pelo WhatsApp, acompanhando a evolução do caso por 14 dias. Se no primeiro contato forem identificados sinais e sintomas com gravidade alta, é feito o encaminhamento imediato à uma unidade saúde. 
 
Para o diretor presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira, o uso da tecnologia na medicina veio com força quando a população mais precisava. “A transformação digital está fazendo a diferença no tratamento dos pacientes e nossa cooperativa está se colocando à disposição da comunidade para auxiliar no atendimento de todos. Com a ajuda do Robô Laura vamos poder evitar muitas situações de risco”, destaca.
 
A médica responsável pelo comitê de enfrentamento à Covid-19, da Unimed Blumenau, Maura Milano Cucco destaca que o uso da tecnologia e do robô Laura são essenciais. “Laura é um dos melhores exemplos de inteligência artificial e apoio à saúde, neste cenário de pandemia, para orientação das pessoas com sintomas leves e direcionamento da atenção aos casos mais graves”, destaca.
 
Desde o início da pandemia a Unimed Blumenau reforça seu compromisso atuando efetivamente em ações de responsabilidade social e na contenção da Covid-19. Outra solução que está sendo utilizada pela cooperativa para reduzir a quantidade de visitas clínicas e hospitalares, é a telemedicina. Em março de 2020 já estavam disponíveis consultas por atendimento remoto para os beneficiários, de acordo com as diretrizes de órgãos governamentais, regulatório e o conselho de classe médica, com os princípios básicos de utilização: privacidade, proteção de dados e sigilo.
 
Telessaúde 
 
Telessaúde Unimed Blumenau estabelece consultas por videochamada, inicialmente para 16 especialidades, disponíveis através do site www.telessaudeblumenau.com.br onde o paciente agenda a consulta por WhatsApp, diretamente com a clínica do médico. No atendimento remoto ele passa por uma avaliação inicial e, se necessário, é encaminhado para a consulta presencial em horário marcado. O uso de plataformas deliberadas aos médicos cooperados à Unimed Blumenau para a utilização deste serviço remoto, conta com requisitos técnicos de nível de segurança 2 (utilização de certificado digital), termo de ciência por parte do beneficiário, e como recomendação, o Protocolo Hipaa (Health Insurance Portability and Accountability Act), utilizado na legislação dos EUA para operadoras de planos de saúde.
 
A Unimed Blumenau também disponibiliza aos seus clientes, a Central de Atendimento Coronavírus, através do 0800 647 0026 – opção 4, devendo o beneficiário estar de posse do CPF e do cartão do plano de saúde, para esclarecer dúvidas e receber atendimento em caso de necessidade.  
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página