Uma plataforma
digital para monitorar pacientes está ajudando a população de Blumenau
e região e qualquer pessoa que necessite de orientações, a avaliar sintomas
e riscos causados pela Covid-19. O robô Laura é uma inteligência
artificial disponível no site da Unimed Blumenau,
para acolher a pessoa, tirar dúvidas e orientar a ida ao Pronto
Atendimento ou hospital caso seja necessário, segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e
do Ministério da Saúde.
O atendimento e acompanhamento do paciente continuam por WhatsApp.
Durante a interação, o
paciente irá relatar os sintomas para Laura classificar a gravidade e fazer
indicações de acordo com as orientações médicas. O robô irá fazer
questionamentos ao paciente e o monitoramento dos sintomas a cada 24h,
pelo WhatsApp, acompanhando a evolução do caso por 14 dias. Se no primeiro
contato forem identificados sinais e sintomas com gravidade alta, é feito o
encaminhamento imediato à uma unidade saúde.
Para o diretor
presidente da Unimed Blumenau, Dr. Alexandre José Ferreira, o uso da
tecnologia na medicina veio com força quando a população mais precisava. “A transformação
digital está fazendo a diferença no tratamento dos pacientes e nossa
cooperativa está se colocando à disposição da comunidade para auxiliar no
atendimento de todos. Com a ajuda do Robô Laura vamos poder evitar muitas
situações de risco”, destaca.
A médica responsável
pelo comitê de enfrentamento à Covid-19, da Unimed Blumenau, Maura Milano Cucco
destaca que o uso da tecnologia e do robô Laura são essenciais. “Laura é um dos
melhores exemplos de inteligência artificial e apoio à saúde, neste cenário de
pandemia, para orientação das pessoas com sintomas leves e direcionamento da
atenção aos casos mais graves”, destaca.
Desde o início da
pandemia a Unimed Blumenau reforça seu compromisso atuando efetivamente em
ações de responsabilidade social e na contenção da Covid-19. Outra solução que
está sendo utilizada pela cooperativa para reduzir a quantidade de visitas
clínicas e hospitalares, é a telemedicina. Em março de 2020 já estavam
disponíveis consultas por atendimento remoto para os beneficiários, de acordo
com as diretrizes de órgãos
governamentais, regulatório e o conselho de classe médica, com os princípios
básicos de utilização: privacidade, proteção de dados e sigilo.
Telessaúde
O Telessaúde Unimed Blumenau estabelece
consultas por videochamada, inicialmente para 16 especialidades, disponíveis
através do site www.telessaudeblumenau.com.br onde o paciente
agenda a consulta por WhatsApp, diretamente com a clínica do médico. No atendimento
remoto ele passa por uma avaliação inicial e, se necessário, é encaminhado
para a consulta presencial em horário marcado. O uso de plataformas deliberadas aos médicos
cooperados à Unimed Blumenau para a utilização deste serviço remoto, conta com requisitos
técnicos de nível de segurança 2 (utilização de certificado digital), termo de
ciência por parte do beneficiário, e como recomendação, o Protocolo Hipaa
(Health Insurance Portability and Accountability Act), utilizado na
legislação dos EUA para operadoras de planos de saúde.
A Unimed
Blumenau também disponibiliza aos seus clientes, a Central de Atendimento
Coronavírus, através do 0800 647 0026 – opção 4, devendo o beneficiário
estar de posse do CPF e do cartão do plano de saúde, para esclarecer dúvidas e
receber atendimento em caso de necessidade.