Blog Top Society - Karla Cruz

O que 2020 nos ensinou sobre educação

21/12/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4742_post_11961.jpg
O ano de 2020 chega ao fim, para muitos, um alívio. Este ano foi, sem dúvida, um ano desafiador, que demandou inúmeros esforços por parte dos empresários, empreendedores e trabalhadores. Todos com o mesmo propósito: manter a economia, as empresas e os empregos girando, mesmo em meio à crise.
 
Além da crise econômica que assolou o mundo, também tivemos que enfrentar o fechamento das escolas e instituições de ensino. Em todo o país, escolas e universidades precisaram se adaptar e iniciar o ensino por meio remoto.
 
Foi então que surgiu um novo problema, a falta de acesso dos alunos aos equipamentos eletrônicos e à internet, tornando ainda mais desigual a educação em nosso país.
 
Uma pesquisa feita em 2019 e divulgada neste ano mostra o cenário em que os alunos da rede pública entraram na pandemia: quase 40% não tinha computador ou tablet em casa para estudar. A pesquisa também mostrou que 21% dos alunos de escolas públicas só acessam a internet pelo celular. Na rede privada, o índice é de 3%.
 
O resultado é expressivo, mostrando a desigualdade e a falta de oportunidade em nosso país.
 
Segundo uma pesquisa feita pelo portal Cuponomia, os cursos online tiveram um aumento de 224% nas vendas desde o início da pandemia. De acordo com o levantamento, os cursos que mais se destacaram foram os de desenvolvimento profissional, seguidos de preparação para concursos públicos e preparação para vestibulares ou ENEM.
 
Em nosso estado, estamos sempre em busca de desenvolvimento. Uma das ideias que a Fiesc está discutindo, por exemplo, é a implantação do Instituto de Tecnologia Têxtil, que será um grande indutor de conhecimento, não somente para o setor, mas para todos que gravitam ao redor como, metal mecânico, químico e informática, por exemplo.
 
Em reunião recente, debatemos as necessidades da indústria, visões do futuro e preparação da mão de obra. Acreditamos que, por meio de projetos como este, conseguiremos levar educação de qualidade e oportunidade para o maior número de pessoas possível.
 
Seguiremos 2021 com força de vontade e disposição, pensando no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida para todos.
 
Contribuição de: Ulrich Kuhn - Vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página