Leandro Simões tem 24 anos. Com 22,
decidiu abrir a própria agência de modelos; estava cansado de ser passado para
trás na carreira que abandonou depois que virou empresário. A AGNCY nasceu em
Curitiba com a ideia de ser uma agência-mãe para os modelos do seu casting. Ao
oferecer suporte psicológico, nutricional, personal trainer, dentista,
esteticista, assistência jurídica e financeira, curso de idiomas e até
orientações sobre visagismo e tatuagem, trabalha como quem deseja permitir ao
modelo concentrar apenas em exercer sua profissão com qualidade, enquanto
garante amparo na construção de uma carreira sólida.
“A AGNCY nasceu porque tomei muitos
golpes como modelo”, conta Leandro. “Sentia muita necessidade de encontrar uma
agência que cuidasse de nós. Era muita venda de books e cursos, o que foi me
frustrando. Até que decidi oferecer meu trabalho aos clientes e deu muito
certo”. Antes de abrir sua própria, chegou a trabalhar no alto escalão de
outras agências, mas encontrou nelas as mesmas estratégias de exploração das
quais foi vítima.
Com dois anos de atividade, a AGNCY
conta com três escritórios — Curitiba (PR), São Paulo e Ourinhos (interior de
SP), e em vias de abrir no Rio de Janeiro e em Recife (PE), cerca de 15
funcionários e 180 modelos. Ainda é pouco se comparado a um universo de
empresas que chegam a agenciar até 100 modelos por semana, avalia Leandro. Mas
são essas que são conhecidas por vender books e cursos aos modelos em início de
carreira. Somados os trabalhos realizados pelos modelos desde 2018, quando foi
fundada, a AGNCY já faturou R$ 3,6 milhões brutos.
“Nosso maior diferencial é que a
gente não lucra em cima do modelo; a gente lucra com o modelo. Ganhamos
dinheiro com os jobs, enquanto muitas agências ganham com a venda
de cursos e books para seu próprio casting”, explica. Na AGNCY, tanto o book
quanto os treinamentos são financiados pela agência. E o valor recebido pela
Taxa Única de Agenciamento (chama-se taxa única, pois o modelo só investe uma
única vez e sem surpresas desagradáveis de novos custos depois) é investido no
suporte de desenvolvimento, estrutura e em todo o tipo de assistência oferecida
aos modelos, não gerando lucro para a agência mãe.
‘O que você faria se ganhasse muito
dinheiro?’
Para selecionar os modelos, a agência
não olha apenas para os aspectos físicos necessários para cada tipo de
trabalho. Segundo Leandro, tão importante quanto a imagem é conhecer
detalhadamente cada integrante do casting. Por isso, as avaliações envolvem
tanto medidas, altura, peso, estado da pele, dentes, cabelo (avaliados apenas
para se ter um ponto de partida para o suporte ser iniciado) quanto o contexto
familiar e o lado psicológico de cada candidato. “Eu chego a fazer algumas
perguntas chatas, do tipo ‘o que você faria se ganhasse muito dinheiro?’.
Assim, vou entendendo a pessoa, sabendo das carências e dos objetivos”, afirma.
Com esse modelo, a AGNCY já
encaminhou modelos para trabalhos em Mumbai na Índia, Milão na Itália, Lisboa
em Portugal, Paris na França, Pequim na China, Cidade do México no México,
Buenos Aires na Argentina e muitos outros países. Leandro já vislumbra a possibilidade
de abrir novas unidades em algumas dessas cidades. Por conta da pandemia, a
empresa suspendeu temporariamente as atividades internacionais com as
temporadas de modelos que estão programadas para retornarem em fevereiro de
2021.
De Ourinhos para o mundo da moda
Sara Florentino era agente mirim de
trânsito na cidade de Ourinhos quando foi descoberta por Leandro. Antes,
embalava caixas de giz de cera em uma fábrica na mesma cidade. Estudante do
curso técnico de enfermagem, nunca tinha imaginado seguir a carreira de modelo.
“Quando comecei, o Leandro me perguntou qual era o meu limite”, recorda. Ela se
sentiu à vontade para explicar o que gostaria e o que não gostaria de fazer
como modelo. Suas vontades foram consideradas. Hoje, aos 20 anos, tem feito
portfólios para clientes internacionais e tem negociações em andamento para uma
carreira no exterior. “Está pronta para ir a Milão”, destaca Leandro.
Ela celebra o fato de ter assistência
médica e dentária, de ter curso de idiomas custeado pela agência e,
principalmente, de contar com a atenção da direção, que está pronta para ouvir
seus agenciados.
“Eles sempre me perguntam como me
sinto diante de alguma coisa, me passam confiança, conversam o tempo inteiro,
sempre com objetivo de ensinar, mas com um jeito amigo”, conta. “Sou
muito tímida, nunca tinha pensado em ser modelo. Mas quando o Leandro me pediu
para pesquisar sobre a carreira pra saber se ia gostar, me interessei por isso.
E estou muito feliz com a minha nova profissão”, afirma.
Sobre a AGNCY
Com sedes em Ourinhos - São Paulo e
Curitiba - Paraná, a AGNCY Models foi inaugurada há dois anos e é uma agência
que atua com o modelo de negócio denominado "Agência Mãe". Focada nas
reais necessidades do modelo agenciado, ou seja, além das fotos, oferece
suporte psicológico, nutricional, personal trainer, dentista, esteticista,
assistência jurídica e financeira, curso de idiomas e até orientações sobre
visagismo e tatuagem, para que os seus modelos agenciados tenham todo o suporte
no desenvolvimento profissional e pessoal, de acordo com o perfil de cada um.