Blog Top Society - Karla Cruz

Cervejaria curitibana lança edição especial de Natal envelhecida em barril de cachaça

18/12/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4724_post_8147.jpg
Com criatividade, responsabilidade e uma boa cerveja na mesa, as festas de fim de ano vão seguir um sucesso. 2020 demanda algumas mudanças na maneira de comemorar. Com festas familiares menores e sem muita aglomeração, uma boa opção é celebrar com mais qualidade e menos quantidade.
 
A Maniacs Brewing Co. sabe que isso é possível e coloca no mercado a Amburana Xmas Special, edição especial de Natal. A cerveja é uma Russian Imperial Stout maturada por seis meses em barris de amburana que anteriormente armazenavam cachaça. Além dessa maturação em barris, a cerveja é posteriormente refermentada dentro da garrafa com levedura de champagne.
 
São 750ml de uma cerveja escura, opaca, com aromas e sabores torrados, que remetem, principalmente, ao cacau e café, com leve caramelo e notas secundárias do envelhecimento em amburana, que lembram coco, canela e baunilha. O amargor é médio, e o corpo, médio-alto, com ABV 11,1%.

img/topsocie_blog/4724_post_10799.jpg
img/topsocie_blog/4724_post_12429.jpg
A Amburana é uma árvore brasileira conhecida como cumaru-do-ceará, cumaru-das-caatingas, umburana ou ainda cerejeira. Tem origem em Juazeiro do Norte, no Ceará, e conta a tradição popular nortista e nordestina que a planta tem características balsâmicas, com efeitos medicinais nos aparelhos digestivo e respiratório. São encontradas desde as regiões norte e nordeste do país até o centro-oeste e sudeste.
 
Barris feitos com a madeira da árvore são utilizados para o envelhecimento de cachaça, justamente pelo fundo floral característico da madeira, que carrega um toque de aroma de baunilha.
 
“Mesmo em um ano de dificuldades evidentes para todos, celebrar o Natal com uma bela cerveja feita especialmente para a data é uma maneira de brindar à perseverança em tempos difíceis. Por isso, fizemos questão de manter nossa programação de lançamento”, avalia Iron Mendes, CEO da Maniacs. “A Xmas Special também é um excelente investimento para guardar na adega e apreciar dentro de alguns anos. Pelo alto corpo e teor alcoólico, é uma boa cerveja de guarda que vai evoluir com o tempo”, acrescenta.
 
Como outra opção de presente para as comemorações de fim de ano, a Brooklyn Brewery lançou um kit especial com as favoritas dos fãs marca: uma East IPA, uma Lager e um copo exclusivo Brooklyn.
 
A Amburana Xmas Edition e o kit já estão disponíveis no site www.maniacs.com.br/ e lojas especializadas em todo Brasil.
 
Sobre a Cervejaria Maniacs
 
A Maniacs Brewing Co. iniciou suas atividades em 2016, mas sua equipe executiva conta com uma grande experiência no mercado de cervejas artesanais. Atuantes desde 2005, participaram do nascimento e consolidação de diversas marcas de cervejas internacionais e nacionais no Brasil. A Maniacs faz cervejas com personalidade, porém fáceis de beber, adequadas ao nosso clima e cultura gastronômica. Feita por Loucos por Cerveja para Loucos por Cerveja!
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página