Blog Top Society - Karla Cruz

Dezembro Laranja: dermatologista alerta que Região Sul tem maior incidência de câncer de pele no país

07/12/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4635_post_6358.jpg
Todos os dias, são dias de cuidados com a pele, e em dezembro, com início do verão, a exposição ao sol fica mais frequente, e com isso os cuidados também precisam aumentar. Nestes meses mais quentes, é necessário intensificar a proteção solar contra os raios ultravioletas, prevenindo assim o acúmulo de radiação e principalmente o câncer de pele. O Brasil registra 177 mil novos casos de câncer de pele a cada ano, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer(INCA).
 
A pele é o maior órgão do corpo humano e este tipo de câncer é o mais comum entre os brasileiros, sendo os moradores da Região Sul, os mais afetados por ele. Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD) promove o Dezembro Laranja – mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de pele desde a infância, alertando sobre a identificação e tratamento precoces.
 
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional de Santa Catarina e cooperado à Unimed Blumenau, Dr. Rafael Lenzi Tarnowsky, a prevenção é o fator mais importante. “O câncer de pele pode ser silencioso e não apresentar sinais notáveis, ou ainda provocar lesões em outros órgãos. É importante procurar por um dermatologista, toda vez que perceber lesões que coçam, ardem, descamam ou sangram, pequenas feridas que não cicatrizam em um prazo de 3 semanas, sinais ou pintas novas que surjam na pele, ou também aquelas que mudam de tamanho, forma ou cor. A pele é o maior órgão do corpo humano e, portanto, devemos estar atentos”, ressalta.
 
Saiba quais são os tipos de cânceres de pele
 
O dermatologista comenta que o câncer de pele apresenta diferentes variações: carcinoma basocelular – é o câncer de pele mais frequente nas pessoas e corresponde a 70% dos casos e acomete as células da camada mais profunda da epiderme; carcinoma espinocelular – é o segundo tipo mais comum e equivale a 20% dos casos da doença, se manifesta nas camadas mais superiores da pele; e melanoma – apesar de corresponder a cerca de 10% dos casos, é o mais grave, podendo provocar metástase e levar à morte rapidamente.
 
A importância da informação para prevenir a doença
 
Com a incidência dos raios ultravioletas cada vez mais intensa, as pessoas de todos os tipos de colorações de pele devem estar atentas e se protegerem durante a exposição ao sol. “A melhor maneira de prevenir o câncer de pele é com bons hábitos no dia a dia e a adoção de medidas preventivas, pois a proteção, vai muito além do filtro solar - atitudes simples, como por exemplo: evitar o sol entre 10h e 16h, proteger-se com roupas, óculos de sol, chapéu e usar protetor solar diariamente – e não só na praia”, comenta o dermatologista.
 
Segundo o dermatologista, pessoas de pele clara, com sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros, fazem parte do grupo de maior risco. “No geral, todos devem ter atenção redobrada, pois histórico de câncer de pele na família, queimaduras solares, incapacidade para se bronzear e muitas pintas também podem provocar a doença”, comenta.
 
Cuidados básicos
 
É importante se proteger do sol mesmo em dias frios e nublados, e manter uma boa hidratação;
 
Usar filtros solares diariamente, de preferência produtos que protejam conta radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre;
 
Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas;
 
Utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV;
 
Evitar a exposição ao sol e permanecer na sombra nos horários de maior incidência solar, ou seja, das 9h às 15h;
 
Na praia ou em piscina e lagos, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página