Blog Top Society - Karla Cruz

Belezas para o mundo: conheça o universo do arquiteto e artista plástico Oscar Debali

05/12/2020    Maristela Brites





img/topsocie_blog/4625_post_12206.jpg
Oscar Debali,Arquiteto e artista plástico 


Em Florianópolis, últimos 3 anos ele tem demonstrado sua habilidade para criar obras, seus desenhos festejados pelo bom gosto.

img/topsocie_blog/4625_post_2443.jpg

img/topsocie_blog/4625_post_13170.jpg


img/topsocie_blog/4625_post_7770.jpg

img/topsocie_blog/4625_post_6471.jpg

img/topsocie_blog/4625_post_2843.jpg

Oscar Debali, 40 anos, nascido no Uruguai, residente no Brasil desde 1998, graduado em arquitetura e urbanismo em 2008, pela Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais. Mudou-se para Florianópolis e tem exercido sua profissão em diversos escritórios da cidade.
Iniciado no desenho desde a adolescência, no Uruguai, onde teve contato com as primeiras disciplinas de desenho técnico, manteve o hobby do desenho livre ao longo de todos estes anos.
Hoje o hobby virou uma razão de vida entre outras. Aos poucos, a arte o faz dedicar horas à mesa e ao computador, onde tem tratado os desenhos para dar a roupagem final, com cores e efeitos distintos.
Nos últimos 3 anos preparou material pra expor e começar a comercializar seus trabalhos, que vão do cartunismo ao mundo abstrato, das composições multicênicas a composições criadas através do automatismo.

img/topsocie_blog/4625_post_11220.jpg


O surrealismo também se faz presente com cenários bastante oníricos. 


img/topsocie_blog/4625_post_6408.jpg

Bastante entusiasmado pelas futuras experimentações, acredita ser bom momento para trazer a público o “resultado inicial" de seus trabalhos recentes, e começar a enriquecer sua trajetória com a interação no meio artístico, clientes e admiradores do seu trabalho.
* o automatismo, uma das técnicas usadas pelo Oscar, foi teorizada na metade do século XX.

Requer sensibilidade para guiar o pincel ( ou outra ferramenta) e dar forma a figuras que surgem de o imaginário inconsciente do artista.



É fascinante acompanhar a evolução dos artistas e de suas obras não é mesmo?

Vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Oscar Debali.

MB: Seu trabalho é uma retomada da pop surrealismo o que acha?

OD:Alguma influência do design, do cartunismo, do surrealismo existem nos meus trabalhos sim, acredito que isso seja uma carateristica bastante contemporânea ainda. Me identifico com os surrealistas, de alguma forma devo estar contribuindo com os surrealistas pops e seu legado.


MB:- Na pop art há um elogio ao simples. Mas também uma crítica à cultura de massas. Você compartilha dessa ironia?


OD:Não vejo uma crítica direta da minha parte. Apenas fujo da massificação, que é claramente um problema de todos. Vejo maior liberdade em quem foge dela, tento imitar os que fogem achando meu caminho também.


MB: - CONSIDERA seus trabalhos uma arte comercial ?
Sendo Que a arte já é vendida há muito tempo atrás. Os artistas pintavam para o Vaticano e vendiam. Neste caso de ser vendida, que pensa a esse respeito?


OD:Manter a identidade, o caminho autêntico de expressão individual e ser vendável parece ser essencial à carreira. Vemos alguns artistas que se mantém fiéis a sua arte, as vezes nem tão vendáveis, mas conseguindo sobreviver e serem valorizados pela sociedade.

OD:Um pouco mais ativistas, quiçá. Não existe caminho único, e nem a gente é tão dono desse caminho.


MB:- Você pensa em se apropriar de novas linguagens, como a digital?


OD:Por enquanto estou bastante apaixonado pela mixagem do artesanal com o digital. Veremos. Conhecer outras linhas de trabalho pode acabar influenciando sim, tem trabalhos inspiradores em todas as áreas.


OD: - Qual foi o desenho que mais mexeu com seu ego?

OD: O “coração partido” teve respostas mais unânimes. Atingir unanimidades mexe com o ego e principalmente, indica caminhos.


MB:- Todo seu trabalho é encomendado hoje?

OD:Não. Eu mesmo me encomendo bastante pra manter o fluxo, a paixão bem viva.


Oscar Debali tem Instagram @infinitosurreal e @oscardebali

E preparando página com seus desenhos catalogados. 


Crédito: Paulo Miranda 

Assessoria de Imprensa: Maristela Brittes 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página