Blog Top Society - Karla Cruz

Bate-papo com Anelisa

23/11/2020    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4532_post_2450.jpg
A estudante de medicina que não mede esforços para continuar a cursar a faculdade.
Quem e?? Me chamo Anelisa, tenho 24 anos, sou natural de Floriano?polis. Moro em Lages ha? 2 anos, quando passei no vestibular de Medicina na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). 

Conta um pouco sobre voce?? Esse tipo de pergunta e? sempre difi?cil, mas vou tentar resumir. Me acho sortuda por ter nascido em uma capital,em um ambiente que me proporcionou muitas vivências. Sou uma pessoa de mente aberta,conheço muitas pessoas diferentes. Quem convive comigo sabe que sou muito enérgica comigo mesma, sempre tenho que estar fazendo alguma coisa e gosto de sair com os amigos. Estou sempre pronta para ajudar algue?m, me preocupo com o bem-estar do outro e gosto de cuidar das pessoas. Ale?m disso, me considero uma pessoa honesta, sincera, gentil, esforc?ada, focada e organizada.Meus amigos falam que sou divertida!

Como voce? se define? Acho que se existisse uma palavra que pudesse me definir seria determinac?a?o. As minhas conquistas são baseadas nos meus esforços, nunca tive as coisas de ma?o beijada. Então, corro atrás do quero desde sempre com o máximo de dedicação, mesmo nos momentos de adversidades da vida. 

Como e? a sua rotina?Minha rotina é de muito estudo. O método de ensino da faculdade em que estudo não é tradicional, exige a busca do conhecimento científico por parte do aluno, amparado pela supervisão e dicas de caminhos a trilhar pelo professor. Na pandemia eu achei que seria menos intenso este processo, mas está sendo igual a exigência e preciso ter muito comprometimento para estudar e adquirir os resultados que almejo.Tenho ficado mais em casa, tenho medo de contrair covid e de ser uma possível transmissora para outras pessoa. Nas horas de lazer assisto filmes e se?ries. Quando estou muito saturada de ficar em casa saio para caminhar, ou tomar um cafe? sozinha ou com algum amigo. 

Na sua visa?o, quais os principais desafios enfrentados por você, neste tempo de pandemia? Acredito que um dos maiores problemas é o menor nu?mero de consultas de controle de pacientes com doenc?as cro?nicas, devido ao medo de sair de casa pela pandemia, podendo agrava?-las. 

O que considera fundamental para conquistar o seu desejo de se tornar me?dica? No meu caso muita resilie?ncia e dedicac?a?o. Resilie?ncia pra entender que na vida tem fases que vou passar e que na?o sa?o fa?ceis, mas que na?o posso desistir. Dedicac?a?o no sentido de continuar perseguindo meios que possibilitem me manter na faculdade. Ale?m do estudo que realizo com afinco para ter um bom embasamento teo?rico e poder ser um apoio para ajudar as pessoas na pra?tica, e quando a cura na?o for possi?vel que eu possa fornecer uma melhor qualidade de vida. 

Por que escolheu a medicina? Minha avo? faleceu com alzheimer quando eu tinha uns 16 anos, e eu prometi pra ela que descobriria a cura da doenc?a. Era uma coisa ‘’boba’’ na e?poca, mas que me impulsionou a fazer medicina. Poucos anos depois minha ma?e foi diagnosticada com parkinson e tive certeza do que faria. Seria me?dica neurologista.

O que mudou desde que você comec?ou a participar deste mundo da medicina? Mudou a minha vida inteira! A?s vezes parece que a ficha ainda na?o caiu, que faço o curso dos meus sonhos, e, muito menos que já cheguei na metade da faculdade. Mas, acredito que uma das coisas mais relevantes de aprendizado, foi a minha percepc?a?o sobre o Sistema Único de Saúde; eu na?o sabia o quanto ele era importante e funcionava bem na pra?tica! Claro que tem seus problemas de gesta?o e tantos outros, mas as coisas são melhores e na?o ta?o ruins como eu pensava. Hoje eu defendo o SUS.

Quais as principais barreiras encontradas para fazer o curso de medicina encontradas por você? Com certeza a minha maior barreira e? a financeira. Todo ano tenho a preocupac?a?o se vou conseguir quitar os valores da faculdade. E? uma angustia que me acompanha durante esta trajetória há anos. Como amo esta profissão que escolhi, há situações que de repente para algumas pessoas são barreiras, para mim não são problemas.
Um orgulho: Minha ma?e. Ela sempre foi uma mulher independente e esforc?ada e me ensinou a ser assim tambe?m. 

Seu trabalho e?: Pode parecer cliche?, mas e? tudo pra mim. As pessoas mais pro?ximas sabem o quanto sou apaixonada pelo curso. 

O que voce? mais gosta no seu trabalho? Eu gosto de uma coisa peculiar que muita gente na?o gosta de fazer, amo fazer visitas domiciliares! Gosto de estar mais perto dos pacientes e conhecer melhor a realidade deles, e percebo que eles gostam da nossa companhia tambe?m.Ás vezes, nos recepcionam com um cafezinho! Tambe?m sou muito preocupada com as questo?es sociais e tento ajudar na medida do possi?vel. 

No futuro como voce? se ve?: Formada em medicina e com uma fami?lia que sempre quis ter. 

A conquista que marcou a sua vida: Com certeza foi passar no vestibular de medicina! Lembro que no ini?cio de 2017 eu estava muito depressiva, tinha abandonado os estudos e quando estava chegando perto do vestibular de inverno pensei comigo mesma: o na?o eu ja? tenho, ai? comecei a estudar sozinha em casa. Em julho recebi a maravilhosa notícia de que havia sido aprovada, foi em data pro?xima ao meu aniversa?rio. Quanta felicidade despertou meu coração! O estudo me tirou da depressão que eu me encontrava, consegui ser aprovada. 

Um presente inesqueci?vel: A bolsa de estudo de 100% que ganhei para cursar a faculdade ano passado. 

Um bom livro: Orgulho e preconceito e? meu livro favorito.

Na?o tens, mas gostaria de ter: Gostaria que meu pai estivesse vivo e fosse presente, mas entendo que as circunsta?ncias nunca permitiriam isso.  

Uma frase que move voce?:‘”Ás vezes a felicidade demora a chegar, ai? e? que a gente na?o pode deixar de sonhar. Guerreiro na?o foge da luta e na?o pode correr. Ningue?m vai poder atrasar quem nasceu pra vencer’’. E? um trecho da mu?sica Ta? escrito, do grupo revelac?a?o. Essa mu?sica me acompanha em muitos momentos da vida, me dando força para continuar!

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página