Blog Top Society - Karla Cruz

Três passos para um EAD de qualidade

10/11/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/4398_post_205.jpg
O Brasil já tem mais vagas superiores de EAD do que presenciais. O Censo da Educação Superior 2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), registra 7,1 milhões de vagas em regime de ensino a distância no país contra 6,3 milhões em cursos presenciais. A tendência se acelerou durante a pandemia, tanto que o Google apontou um aumento de 130% na busca por especializações a distância. Entre as vantagens do ensino a distância estão a flexibilidade, a economia de tempo com deslocamento e – um item que se tornou essencial na pandemia – a segurança. O desafio é: como garantir um EAD de qualidade?

“O engajamento do aluno de EAD é maior quando há um percentual mínimo de presencialidade”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Polos de Ensino a Distância (ABPolos), Bernardo Knabben. A entidade representa mais de 150 polos educacionais espalhados pelo país que atendem 150 mil alunos de cursos superiores em regime EAD. Na visão do dirigente, oferecer etapas presenciais fortalece a relação entre o estudante e a instituição de ensino. “É no polo que ele se sente integrado de fato ao ensino superior, com construção de relacionamentos e as interações humanas essenciais ao processo pedagógico”, explica.
Veja a seguir três requisitos apontados pela ABPolos para levar em conta ao optar pelo EAD:

1. Uma boa experiência de aprendizagem
A experiência de aprendizagem online deve ser tão rica quanto no ensino presencial. A aula não é um monólogo, no qual só o professor fala, e a tecnologia precisa ser encarada como uma aliada. Fique de olho se a instituição disponibiliza ferramentas que estimulem as trocas entre professor e aluno, além de fóruns entre os próprios estudantes. Em resumo, é importante criar também no ambiente virtual uma experiência com as múltiplas interações que a aprendizagem requer.

2. Um ambiente que estimule a estudar
Tutoria disponível para o aluno, acesso a laboratórios, material didático de qualidade. Tudo isso estimula a aprendizagem também no ambiente EAD. Hoje, a prova final presencial de todas as disciplinas é uma obrigatoriedade exigida pelo MEC, mas outros pontos de contato são opcionais e variam de acordo com a instituição. Uma boa forma de avaliar o curso é conhecer o ambiente virtual de ensino da faculdade, a plataforma que gerencia a trajetória do aluno, e verificar tudo isso. A estrutura deve incentivar o aluno a estudar.

3. A regulamentação do curso
Ao se matricular, é importante o aluno ter certeza de que a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC e tem autorização para oferecer EAD. O cuidado é recomendável para o estudante não correr o risco de uma surpresa desagradável – como, por exemplo, o diploma não ser válido – depois de tanta dedicação e do investimento realizado.

Para informações sobre educação a distância acesse portal.mec.gov.br, o portal do Ministério da Educação, ou o site da ABPolos: abpolos.com.br
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página