Blog Top Society - Karla Cruz

Revolixonários aborda o aumento da produção de resíduos e seus impactos na sociedade

09/06/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3373_post_1326.jpg
“Revolixonários”, produzido e dirigido pelo paulistano Thiago Eduardo, radicado em Itajaí, apresenta de forma realista e ao mesmo tempo otimista, a relação humana com o lixo que produz e a forma como as pessoas estão engajadas em transformar “o mundo do plástico” em algo sustentável. Muito além de um documentário, a proposta cria um registro sobre a atual problemática ambiental e como a sociedade brasileira vem lidando com tais dificuldades em busca de soluções viáveis. 

“Trabalho com audiovisual a mais de 10 anos, atendendo o mercado corporativo, mas sempre tive o desejo de produzir um trabalho do qual eu me orgulha-se . Foi en tão que veio a ideia de produzir um conteúdo educacional, que impactasse as pessoas de uma forma positiva e depois que eu fui pai esse desejo aumentou, então surgiu o projeto Revolixonários para tentar conscientizar as pessoas através do peso das palavras e choque das imagens!”, comenta Thiago.

O filme fundamenta-se no relato de especialistas, nas áreas de: ciência social, ciência política, ambiental, oceanografia, biologia e medicina, como o navegador Vilfredo Schurmann, Alexandre Turra, do Instituto Oceonográfico da USP, Marcos Sorrentino, docente do Departamento de Ciências Florestais Esalo da USP, João Malavolta, Diretor Executivo do Instituto Ecosurf, entre outros nomes. 

O documentário traça paralelos entre problema, causa, efeito e solução, mostrando, de forma coesa e linguagem acessível os caminhos para instigar o espectador a ser um REVOLIXONÁRIO. A construção do documentário expõe a realidade, abrindo espaço para o questionamento e percepção da participação individual do cidadão na questão ambiental, tanto como agente poluente, como também protagonista da solução. Na qualidade de uma obra artística, a proposta vai permitir o acesso a informação e conhecimento, oferecendo aos espectadores uma amplitude sobre o tema através de uma narrativa arrebatadora. 

“Frear esse sistema é uma guerra, não somente em prol da vida marinha, mas é uma lógica que preza a sobrevivência de nós mesmos! Desejo que as pessoas, depois de assistirem ao documentário, parem para pensar, reflitam e tente ajudar nosso planeta”, comenta o diretor. 

img/topsocie_blog/3373_post_13321.jpg
img/topsocie_blog/3373_post_9491.jpg
img/topsocie_blog/3373_post_5751.jpg
O média metragem, com 45 minutos de duração, filmado e finalizado em 4K, já está disponível para visualização na internet e distribuído de forma gratuita às instituições de ensino da rede pública de ensino, contribuindo para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais. Além disso, tem versões em libras e em áudio descrição.

Com patrocínio da Portonave, através da Lei de Incentivo a Cultura, o documentário foi realizado pela Sou Filmes, com direção e coordenação de Thiago Eduardo da Silva, roteiro de Andrea Marranquiel, produção executiva de Leandro Romero e com produção musical de Cristian Moresco.

FICHA TÉCNICA 

Thiago Eduardo da Silva (Diretor e Coordenador do projeto) Bacharel em rádio e tv pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou como designer e 3d generalista na TVJB, 2007 /2008, foi motion designer na Rede TV de televisão, 2008/2009 assistente de direção na Pequi Filmes, 2010/2014 atualmente ocupa o cargo de diretor na produtora Sou Filmes, desde 2014. 

Andrea Marranquiel (roteirista) Bacharel em jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria - RS, foi roteirista e diretora na ESPN, 2015-2017, diretora geral do programa Cultura Retrô, na TV Cultura - 2011 a 2013 diretora do programa Good News na Rede TV 2008 a 2001. Atuou na área de Jornalismo comunitário na TV T. Realizou produções áudio visuais para a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, SOS Mata Atlântica, Instituto Arara Azul, Instituto Boto Cinza e outros. Participou do site Rio +da produtora Argumento especializada em Meio Ambiente. 

Leandro Romero (Produtor Executivo) Bacharel em Radio TV na Universidade Anhembi Morumbi, foi produtor audiovisual do departamento de comunicações da universidade 2011 a 2013 produtor de áudio e vídeo na JB World entretenimento de 2011 a 2013 atualmente é produtor executivo na produtora Sou Filmes desde 2014. 

Cristian Moresco (Produtor Musical) Maestro, compositor, produtor e técnico de áudio. Foi compositor Musical e mixador do documentário Do Cais ao Mercado dirigido por Henrique Tobal Neto. Edição de som direto, Sound designer, Foley e mixagewwwm doby digital do filme Cinemaieutica dirigido por Rodrigo Falk Brum. Sound Designer do Projeto Car Man.

Em libras e com áudio descrição: https://youtu.be/f1EOWHUZyL4
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página