Blog Top Society - Karla Cruz

O que é Customer Journey?

11/12/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1645_post_8074.jpg
Entrevista com Felipe Arruda,Gerente de Marketing na Lands Agência Web, graduando em Administração, trabalha há mais de 7 anos profissionalmente com a web.
Como muitos já sabem, a aplicação de estratégias de marketing tem se tornado cada vez mais necessárias para obter bons resultados em um negócio. É aí que entram técnicas como a Customer Journey.
Se você possui um empreendimento ou trabalha com marketing para empresas, certamente já sabe o quão difícil é fazer com que uma marca ganhe reconhecimento no mercado.
No entanto, caso não sejam aplicadas as técnicas adequadas, o objetivo pode acabar se distanciando ainda mais.
Conheça aqui a Customer Journey, um método capaz de tornar seu negócio ainda mais eficiente.
img/topsocie_blog/1645_post_9649.jpg
 

O que é Customer Journey?

Customer Journey, ou Jornada do Cliente, é uma técnica de mapeamento que procura trabalhar a interação dos clientes com a empresa.
Nesse método, tem-se a ideia de que a melhor forma de alavancar um negócio é conhecendo os objetivos e necessidades daqueles que consomem seus produtos ou serviços.
Por isso, ela consiste em trabalhar todo o cenário, de modo que a experiência de compra seja o mais agradável possível a partir da venda estratégica.
Tradicionalmente, a Customer Journey pode ser aplicada em supermercados, restaurantes, bares, lojas e até sites de e-commerce. Contudo, existem inúmeras possibilidades de introdução desse método.
A técnica é antiga e, ao contrário do que muitos pensam, independe da internet e de quaisquer outros ambientes digitais.
No entanto, a internet viabiliza a coleta de um número maior de informações, proporcionando a execução de medidas ainda mais eficientes.

Como funciona a Customer Journey? Etapas do processo

No contexto atual, o processo de compra pode ser um tanto quanto subjetivo, ainda que não aparente.
Certamente você já se dirigiu a uma loja com a certeza de que iria comprar um produto em específico, mas acabou saindo com um exemplar diferente ou outros produtos além daquele.
Basicamente, esse é o objetivo de uma Customer Journey. Contudo, uma série de etapas é necessária para chegar nesse resultado. Entre elas:

Estudo do público alvo

Primeiramente, é necessário que você conheça o público com quem está lidando. Nisso, são incluídos fatores como gênero, idade, profissão ou estado civil.

Reconhecimento das necessidades do cliente

Depois de saber qual o seu público alvo, será possível entender melhor a necessidade de seus clientes e como atendê-las de maneira eficiente.
Desse modo, o negócio se tornará cada vez mais agradável para aquele público.

Análise da trajetória de compra

Analisar a trajetória de compra consiste em observar todos os passos realizados pelo cliente até a finalização da compra.
Em uma loja de roupas, por exemplo, pode ser necessário passar por diversos outros setores até encontrar o desejado.
Já em um site de vendas, a página inicial é uma passagem quase obrigatória para encontrar os produtos em mente.

Reorganização do ambiente

A reorganização do ambiente é diretamente baseada na trajetória de compra e concretiza o processo de Customer Journey.
Por meio dela, é possível inserir propostas atraentes no caminho do cliente, permitindo que a compra seja maior e as vendas da empresa também.

Por que implementar a Customer Journey?

A Customer Jouney é conhecida por ser aplicada há muitos anos, em pequenos e grandes negócios. De fato, essa técnica acarreta em ótimos resultados, tais como:

Aumento de vendas

O aumento de vendas é, sem dúvidas, uma das principais características da Customer Journey, dado que o método é capaz de trabalhar aspectos psicológicos dos consumidores.

Satisfação dos clientes

Inserir o cliente como centro de quaisquer atividades realizadas em um negócio acaba proporcionando maior conforto e liberdade dos mesmos no ambiente.
Além disso, as análises de perfil permitem que seja aplicado um marketing mais atrativo e personalizado. Em conjunto, esses aspectos elevam o índice de satisfação dos clientes.

Reconhecimento da marca

Marcas que se importam com os clientes e proporcionam boas experiências acabam se tornando naturalmente reconhecidas.
Por isso, a Customer Journey é uma ótima maneira de alavancar seu negócio.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página