Blog Top Society - Karla Cruz

Estudo do Câncer pela visão de uma pesquisadora Lageana

07/12/2018    Karla Cruz

Oncologista alerta sobre os fatores para evitar o câncer e aproveitar melhor a vida


Divulgação



          idade
38 anos
especialidade
Oncologia Clínica
instituição
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) - professora e pesquisadora
formação
graduação Medicina pela Universidade de Caxias do Sul  (USC, 2004), 
Residência Médica em Clínica Médica 2005, 
Residência Médica em Oncologia Clínica 2007
produção científica
         20 artigos científicos





Muitas pessoas estão vivendo com câncer. Você sabia que um a cada 5 ou 6 pessoas terão diagnóstico de câncer durante a vida? Esta estimativa foi elaborada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, instituição ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS)Os casos da doença no mundo estão em crescimento e muitos deles levam à morte.
Em 2018, estimam-se 18,1 milhões de novos casos de câncer no mundo, entre eles 9,6 milhões devem resultar em morte. Em comparação com 2012, foram 14,1 milhões de casos e 8,2 milhões de mortes.
Nos próximos dois anos está prevista a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, por ano, no Brasil. Essas estimativas mostram os cânceres mais incidentes: de próstata, pulmão, mama feminina e cólon e reto de acordo com o documento Estimativas e Prevenção do Câncer evidências Científicas da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO).


Tipos de cânceres
Já foram descobertos mais de 100 tipos de cânceres, que pode aparecer em qualquer parte do corpo.  As células e órgãos são distintos e podem formar diferentes neoplasias. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum e nos homens, o câncer de próstata é o mais frequente.
O câncer é um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, dada a sua grandeza epidemiológica, social e econômica.


Pesquisadora
A médica lageana Maitê de Liz Vassen Schurmann não para de buscar tratamentos inovadores e menos agressivos do câncer, desde 2008. A oncologista construiu e conduz junto com o marido dela, Pedro Ervin Schurmann, também oncologista, um dos principais centros de atendimento, pesquisa e tratamento de câncer da Serra Catarinense, a Animi.
Formada em 2004 pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora titular de Oncologia na Uniplac, autora ou coautora de 20 artigos científicos, Maitê recebe muitos convites e realiza inúmeras palestras sobre oncologia na Região da Serra Catarinense. É também professora universitária e médica oncologista hospitalar. Organiza reuniões semanais de educação médica continuada para conversar e reciclar conhecimentos com os médicos especialistas.


Como prevenir o câncer
Dra. Maitê explica que: “O câncer é a proliferação (ou multiplicação) desordenada de um grupo de células de determinado órgão. Estas células são tão alteradas que conseguem ter a capacidade de se adaptar e sobreviver em outros órgãos distantes de sua origem. Isso é o que chamamos de metástases”.
De acordo com o Instituto Nacional de câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) várias ações devem ser adquiridas como hábito de vida para precaução do câncer. São elas:
- Não fumar;
- Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h;
Praticar atividades físicas diariamente;
- Exame preventivo ginecológico;
-  Meninas (9 a 14 anos) e meninos (11 a 14 anos) devem ser vacinados contra o HPV;
-  Não ingerir bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (DEC) em 2011, revelou que dos 18 produtos com apelo de frutas nos rótulos de alimentos industrializados analisados, oito não apresentam nenhum vestígio de fruta e a maior parte dos outros dez tinham em torno de 1% de fruta apenas.


                                                   Ecociturs
                                            Ecocitrus














Campanhas contra o câncer
A saúde no Brasil tem organizado campanhas que são extremamente importantes na prevenção do câncer. Entre elas, o “Outubro Rosa”, visando alertar e prevenir o câncer de mama. Já o “Novembro Azul”, mexe com os homens, na prevenção do câncer de próstata.

Em São Paulo, ocorreu a primeira ação do Outubro Rosa no Brasil, no ano de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com a cor rosa durante todo o mês de outubro.
O câncer de mama também afeta homens, representando apenas 1% do total de casos da doença. Acima de 35 anos a incidência do câncer cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento de sua incidência no mundo.


Marcio Avila


No Brasil, temos uma previsão estimada de 59.700 casos novos de câncer de mama e aproximadamente 14.400 óbitos, sendo 200 homens e 14.200 mulheres (câncer de mama), em 2018, segundo dados do INCA.










Já o Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem, com ênfase para a prevenção ao câncer de próstata. Surgiu como uma campanha inspirada pelo Movember, criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem. Este movimento surgiu na Austrália, em 2003, como uma brincadeira entre amigos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina. A escolha do mês se une ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, os símbolos da campanha são o bigode e a cor azul.
A campanha tem como objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, realização de exames regulares e prevenção do câncer da próstata, um dos tipos que mais mata homens no Brasil.


Sandro Scheuerrmann


No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A estimativa do INCA é de 68 mil novos casos de câncer de próstata nesse ano de 2018 no Brasil.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.





Diagnóstico precoce
Mama – A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com essa medida, o nódulo não pode ser palpado, mas é exatamente quando atinge esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos. É importante que a mulher faça a mamografia uma vez ao ano após os 40 anos como prevenção e o autoexame das mamas, a partir dos 25 anos. O diagnóstico precoce é essencial para a cura.

Próstata – Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata - dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.


Sintomas e o tratamento 
Mama – Localizadas em regiões sensíveis do corpo e é normal se preocupar com qualquer dor ou alteração que surja. Uma boa notícia é que a dor mamária não é um sintoma comum de câncer de mama.
Independentemente da causa de suas dores, é quase improvável que se trate de um câncer. Os sintomas do câncer de mama variam conforme o tamanho e estágio do tumor. A maioria dos tumores da mama, quando iniciais, não apresentam sintomas. Caso ele já esteja perceptível ao toque do dedo, é sinal de que tem cerca de 1 cm, o que já é considerada uma lesão muito grande. As principais manifestações clínicas são: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída de líquido anormal das mamas.

Quanto ao tratamento existem diversos para o câncer de mama, que podem ser combinados ou não. Todos passam pela retirada do câncer através de cirurgia, removendo a mama integral ou parcialmente. Em alguns casos a cirurgia é combinada com radioterapia, quimioterapia, endocrinoterapia, imunoterapia com anticorpos monoclonais.

Próstata – Trata-se de uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O tratamento para câncer de próstata é feito de acordo com o estágio da doença e do estado de saúde do paciente. Normalmente nos casos iniciais da doença, é feito cirurgia – retirada da próstata e traz cura total; a radioterapia nos casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente não quer ser operado; controle da produção de hormônios que promovem o desenvolvimento da doença.
Nos casos mais avançados da doença muitas vezes é necessário retirar além da próstata, os testículos também. O aumento da próstata nem sempre é indicativo de câncer, apesar de provocar os mesmos sintomas.


Viva o agora
O sentimento é real, o pensamento é virtual. Aprenda a estar consciente no momento presente, sem se perder no passado ou no futuro. Viva simplesmente o aqui e o agora. Tenha atenção plena.
Como você se visualiza? Como se enxerga? Deixe sentir-se merecedor, acredite. Permita-se ter sucesso. Ame e faça tudo com intensidade. Seja útil, gentil.
Tão importante quanto cuidar do outro é cuidar de si. Para isso é preciso ter coragem – curiosidade – compaixão.
A meditação traz a consciência o eu verdadeiro, ela é o GPS que sabe tudo – é individual e intransferível – acalmar a mente a fim de dar espaço para que a intuição chegue, limpe e abra a mente consciente, assim pode ocorrer a instalação das informações que precisamos enfrentar nas situações do dia a dia.


Animi
A Animi é uma clínica e centro de pesquisa oncológica, onde há 3 anos realiza pesquisas em oncologia com parceria da indústria farmacêutica que fornece novos remédios para Lages. A clínica também proporciona tratamento para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais passam por um processo de seleção e são recrutados. E estes recebem os remédios sem custo, tudo patrocinado pela indústria farmacêutica.
O projeto “Árvore da Vida” é um instituto vinculado à clínica Animi que busca promover eventos de caráter científico/artístico e espiritual. Dra. Maitê disse que aos poucos a vida foi lhe ensinando que saúde é muito mais do que ausência de doenças. “É um equilíbrio que precisamos ter para que nossa vida possa ter mais harmonia, frutificar e seguir em frente de forma equilibrada”, lembrou.

Por Karla Cruz e Luciana Amarante
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página