Criado por uma das pioneiras em criação de softwares no Brasil, com casos de sucesso para grandes marcas como Lacta, Coca-Cola e outros, o Grupo W lança a Wegow, solução inédita para agências de publicidade que combina 13 ferramentas de IAs para o desenvolvimento das campanhas com redução no custo e tempo.
A inteligência artificial chegou para revolucionar o modo tradicional de se fazer as coisas e com a publicidade e propaganda não é diferente. Sempre à frente do seu tempo, o GrupoW, pioneiro no Brasil em criar softwares para internet a grandes marcas e empresas, por meio da Wegow, sua mais recente unidade de negócios especializada em IA, lançou uma solução inédita às agências, que utiliza a combinação de 13 ferramentas de IAs para o desenvolvimento das campanhas.
A rede de clínicas São Lucas, do Grupo Fleury, abraçou a ideia e o resultado surpreendeu tanto a agência como a própria rede. A partir do briefing criativo, o “marketing de guerrilha” que traz um alerta sobre a importância de exames de diagnóstico para a prevenção e tratamento de doenças, com personagens de vários perfis e faixas etárias, foi executado 100% por Inteligência Artificial. Se comparado com a execução da mesma campanha de forma tradicional, obteve uma redução de 98% do custo final, assim como o prazo para o desenvolvimento do projeto.
A Wegow, novo braço de branding digital do GrupoW, iniciou suas operações em janeiro de 2023 e já teve um salto de 500% no número de clientes. A projeção, com essa novidade, é incrementar em R$ 10 milhões o faturamento do Grupo nos próximos cinco anos.
"A nova campanha da rede de clínicas São Lucas, do Grupo Fleury, é um exemplo emblemático do impacto que a IA pode ter na publicidade. A grande novidade no Brasil não são as ferramentas de IA, mas sim o resultado da combinação de 13 diferentes recursos que gerou uma tecnologia inovadora que vai além da execução de um vídeo, mas permite que a IA trabalhe nos vários processos, especialmente os de alta complexidade. Dessa forma, com o uso dessa nova solução, das tecnologias integradas da Wegow, a campanha foi concluída em apenas 60 horas e com custo final de R$ 12 mil, uma redução expressiva em relação aos três meses e R$ 70 mil normalmente necessários para uma produção publicitária desse porte, que incluiria um planejamento e equipe ampla como, por exemplo, direção de arte, ensaios fotográficos, modelos, cenários, figurinos, edição tradicional e outros”, conta o especialista em tecnologia Adriano Cruz, CEO do GrupoW e mente visionária por trás da criação da Wegow.
“A tecnologia combinada com várias IAs é resultado de mais de 12 meses de estudos e pesquisas de nossa equipe e, para esta campanha, permitiu a criação de imagens exclusivas com formas e expressões surpreendentes e de grande impacto visual, impossíveis de serem replicadas em estúdio e que, junto a um roteiro criativo, que chama a atenção e emociona ao mesmo tempo, traz um diferencial estratégico e eleva a campanha a um patamar inovador. É a primeira do gênero no Brasil a ser 100% desenvolvida por inteligência artificial nos seus vários processos”, comenta Cruz.
Revolução e democratização da publicidade no Brasil
“Desde que liguei o meu primeiro computador há quase 40 anos, fiquei obcecado por extrair das máquinas o máximo do seu potencial e explorar como a tecnologia poderia transformar a vida das pessoas. Com a Wegow, queremos potencializar a publicidade e propaganda e, além disso, é uma forma de democratizar a área e oportunizar o ingresso de grandes talentos, já que empresas com orçamentos menores agora podem produzir campanhas tão impactantes quanto as que antes eram exclusivas de grandes marcas com budgets milionários. A inteligência artificial está moldando o futuro do trabalho ao criar possibilidades inéditas. Em termos de postos de empregos, acredito que mentes criativas que acompanham as tendências e que sabem utilizar novas ferramentas ao seu favor continuarão essenciais, pois são elas que darão forma e propósito a essa nova era,” destaca Cruz.
A nova solução digital da Wegow é capaz de alcançar resultados surpreendentes. Entre as 13 tecnologias de IA utilizadas, estão o Midjourney, que transforma descrições textuais em imagens artísticas e elimina a necessidade de sessões fotográficas; o Runway, que oferece ferramentas avançadas de edição de vídeo e imagem para manipulação audiovisual de alta qualidade; e o Eleven Labs, especializada em síntese de voz natural, para criar locuções personalizadas. Essa integração de IAs possibilita o desenvolvimento de campanhas publicitárias complexas com rapidez e precisão, com uma redução drástica de custos e prazos.