Blog Top Society - Karla Cruz

Google prevê onda global de turismo de luxo para 2025

09/12/2024    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/15147_post_12926.jpg

“Luxo”, “melhores experiências”e “feriados na praia” são alguns destaques para o turismo global nos próximos 6 meses, conforme apontado recentemente pelo Google. No Brasil, o turismo de luxo é evidente no litoral norte catarinense com suas praias cobiçadas, iates e imóveis icônicos. Com isso, na hotelaria, novos modelos de negócios começam a surgir como na Praia Brava de Itajaí, reduto de celebridades e público de alto poder aquisitivo. O hotel Villa d’Ozio, na beira mar, com apenas 25 apartamentos e só para adultos, trouxe um conceito diferenciado para atender à crescente demanda: de uma sofisticada “casa de praia”. É focado em serviços personalizados e confirma 100% de ocupação para o fim do ano.


“Eles (os turistas) estão procurando a melhor experiência que podem ter pelo seu orçamento. Querem se sentir em férias luxuosas”, disse a gerente sênior industrial Ailish English , do Google, em conferência recente e conforme publicado no canal britânico Travel Weekly no final de novembro. A executiva apontou ainda que, além de luxo e experiências, “feriados na praia” estão entre os destaque na base de dados e deverão seguir em alta nos próximos 6 meses nas buscas.

No Brasil, o turismo de luxo tem despontado no litoral norte catarinense com visitantes brasileiros e estrangeiros atraídos pelo alto índice de desenvolvimento humano, suas praias cobiçadas, sua infraestrutura para navegação e iates, além de imóveis que chegam a patamares de R$ 100 mil o m2. Redutos de luxo como a Praia Brava de Itajaí, que mescla produtos e serviços premium com ares “praianos”e natureza preservada, atraem celebridades e pessoas de alta renda. Nessa localidade, vizinha da famosa Balneário Camboriú, surgem modelos de negócios hoteleiros diferenciados para acompanhar a demanda, como o conceito de uma sofisticada “casa de praia” do hotel Villa d’Ozio, equipamento com apenas 25 apartamentos e opções com hidro privativa na varanda ou com vistas para mar e jardins. Só para adultos, oferece gastronomia autoral e é focado em serviços personalizados. O hotel já registra 100% de ocupação para o fim do ano.

“A Praia Brava é o bairro mais nobre da região e cresceu de forma acelerada nos últimos 5 anos se tornando um dos metro quadrados mais valorizados do país por suas características singulares que privilegiam os cenários naturais e repleta de refúgios de alto padrão como charmosas lojas, cafeterias, restaurantes, bistrôs e edifícios extremamente requintados. O público que frequenta a praia busca por descanso, privacidade, por serviços personalizados, por uma imersão na cultura local e querem aproveitar os ares praianos. Por isso, trouxemos o conceito “casa de praia”, para que ele realmente se sinta em sua casa com todo o conforto que merece e em frente ao mar” explica a gerente geral do Villa d’Ozio Andrea Santos.

“Com pouco mais de 2 anos de fundação, entramos no mercado para atender esse perfil de comportamento cada vez mais evidente no mundo. Trouxemos um ambiente intimista para a hotelaria da região, de alta qualidade, com restaurante próprio, ingredientes locais e feitos no hotel sob o comando de nosso chef. A área de lazer e wellness, os lounges de descanso e até os objetos decorativos, que mesclam peças de renomados artistas com itens da família de proprietários, apaixonada pelo mar - cada detalhe foi pensado para proporcionar experiências que combinam brasilidade com a colonização italiana do estado, e que acompanham tendências do turismo”, complementa. O hotel, com diárias que partem de R$ 1200, vem registrando aumento da ocupação ano a ano e prevê uma temporada de sucesso. Para a virada do ano, com 100% de ocupação, o público procedente do Sul e Sudeste é dominante. Para os primeiros meses do ano, segundo a gerente, o turismo doméstico deve seguir em destaque além do público do Mercosul como Chile e Argentina. 

O estado de Santa Catarina, da mesma forma, espera uma temporada de verão com alto fluxo turístico e que deve superar os 2,9 milhões de turistas registrados na anterior, de dezembro de 2023 a março de 2024. O turismo brasileiro também deve registrar crescimento com movimentação de quase R$ 158 bilhões na temporada, aumento de 1,7% em relação ao ano anterior, segundo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já de acordo com o relatório de tendências de construções de hotéis para a América Latina, divulgado pela norte-americana Lodging Econometrics (LE), especializada em inteligência hoteleira global, a previsão de aumento de projetos de hotéis e leitos para o mercado latino americano seguirá em alta para 2025, assim como vem ocorrendo em 2024, e os maiores pipelines estão nas categorias de luxo e luxo superior. Além disso, o Brasil e o México respondem pela maior fatia, 52% da contagem total de projetos previstos.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página