Blog Top Society - Karla Cruz

Doenças do inverno: previna-se!

17/04/2018    Karla Cruz

Estamos no período mais frio do ano e, em função das baixas temperaturas, as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias, que causam infecções respiratórias.
Para esclarecer sobre os cuidados de saúde respiratória, o médico pneumologista Dr. Cássio R. de Melo orienta sobre as doenças mais comuns durante o inverno:

Resfriado – tende a cursar com quadro mais brando caracterizado por coriza, obstrução nasal, febre baixa, espirros e dor de garganta. O tratamento consiste no alívio dos sintomas e com analgésicos e antitérmicos.
Gripe – além de sintomas comuns ao resfriado, pode causar febre alta, dores no corpo, fadiga intensa e falta de ar. A gripe é causada pelo vírus influenza e pode evoluir para quadros graves. Para prevenir-se é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz, evitar ambientes fechados, bem como a vacinação anual.

img/topsocie_blog/1382_post_692.jpg

Pneumonia – trata-se de uma infecção aguda dos pulmões, geralmente causada por bactérias, e que pode surgir após quadros de infecções respiratórias como a gripe. Pode causar febre, tosse com expectoração amarelada ou esverdeada, falta de ar, prostração e queda do estado geral, principalmente em crianças, idosos e pacientes portadores de doenças respiratórias.

Amidalite – é uma inflamação das amídalas, que pode ser causada por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor de garganta e ao engolir, mau hálito e febre.

Sinusite – é a inflamação dos seios nasais provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias. Costuma causar febre, dor na face e na região dos olhos, obstrução nasal, com secreção, geralmente amarelada ou esverdeada.

As doenças do inverno podem agravar problemas respiratórios.
img/topsocie_blog/1382_post_951.jpg
Dr. Cássio alerta que portadores de doenças respiratórias crônicas como asma, alergias, bronquite crônica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) devem ter particular atenção com essas doenças do inverno, que podem descompensá-lascausando piora dos sintomas, como chiado no peito, piora da falta de ar e da tosse.

Prevenção é fundamental
Segundo o especialista, a melhor forma de se evitar as doenças do inverno é estar atento às medidas de prevenção tais como:      
   
Lavagem frequente das mãos, principalmente após tossir e espirrar; 
Utilizar lenços descartáveis;
Manter os ambientes ventilados;
Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
Evitar contato com pessoas doentes, evitando abraços, beijos e apertos de mão.
img/topsocie_blog/1382_post_11918.jpg
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página