Com o objetivo de avaliar a relevância de embalagens
sustentáveis e o envolvimento do consumidor com o tema, o iFood, empresa
brasileira de tecnologia, acaba de divulgar uma pesquisa, conduzida pelo
instituto Opinion Box, que aponta que 76% dos clientes consideram importante
ter na embalagem algum selo que comprove a sustentabilidade.
Além disso, 54% das pessoas ouvidas dizem que priorizam
pedidos em restaurantes que tenham embalagens sustentáveis para o envio da
comida. Os resultados foram obtidos após entrevistas online com 1.112 pessoas
que realizaram ao menos um pedido de comida no delivery nos 30 dias antes da
coleta de dados, que aconteceu entre os dias 8 e 17 de março de 2023.
Para Diego Leandro Silva, proprietário de uma hamburgueria
com unidades no Centro de Florianópolis e no bairro Campeche, o cuidado com a
geração de resíduos sempre foi uma preocupação.
“No Grill Burger utilizamos embalagens de papel, desde a
inauguração em 2012, porque moramos em uma região em que o público é bem ligado
nessa questão do lixo. Os clientes das nossas duas unidades são bem exigentes
em relação à embalagem, então nunca usamos plástico, somente papel. Agora
estamos testando as embalagens biodegradáveis que o iFood nos enviou, para
melhorar ainda mais nessa questão, porque a sustentabilidade é muito importante
para nosso negócio”.
O Grill Burger foi uma das 30 hamburguerias em todo o país
que receberam as novas embalagens desenvolvidas pelo iFood em parceria com a
Klabin, para testes de mercado.
Quando falamos em material, 54% dos consumidores acreditam
que embalagens de papel e/ou compostáveis são as mais sustentáveis e estão em
segundo e terceiro lugar e são também as preferidas de 41% dos respondentes. Em
relação à rejeição, dentro dos 71% que rejeitam algum tipo de embalagem, a que
menos gostam é a de alumínio.
Quanto à característica da embalagem, 94% das pessoas
concordam que a vedação é o mais importante. A facilidade como a embalagem é
descartada também é relevante para 8 em cada 10 consumidores.
Compromisso
A pesquisa faz parte dos esforços do iFood para um futuro
mais sustentável, entre eles, o compromisso público de zerar a poluição
plástica até 2025.
“Vamos acelerar o compromisso de redução do plástico no
delivery por meio da adesão às embalagens sustentáveis por parte de
restaurantes e conscientização de clientes”, pontua Gustavo Vitti,
vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood.
“Para isso, estamos usando nossa tecnologia para criar
novas soluções em embalagens testadas e aprovadas por nós, garantindo uso
seguro e com excelente experiência ao cliente final e um custo mais baixo para
o restaurante”, completa o executivo.
Os dados coletados servem como base para a conscientização
dos restaurantes sobre como o consumidor percebe e deseja a sustentabilidade
dos negócios.
Para mudar o cenário atual, a partir destes resultados, a
companhia iniciou a campanha “Hambúrguer no Papel”, com o lançamento de
embalagens sustentáveis em parceria com a Klabin, maior produtora e exportadora
de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel no
Brasil.
Além de inovadoras, elas são recicláveis e biodegradáveis e
têm como característica os preços competitivos, minimizando custos e impactos
financeiros aos restaurantes parceiros.
Responsabilidade da oferta de embalagens sustentáveis
Para 52% dos consumidores, os restaurantes são os
responsáveis por iniciar esse movimento de uso de embalagens mais sustentáveis,
porém, se necessário aumento no preço da refeição em decorrência da troca de
embalagens, os dados mostram que ainda que esse aporte possa causar redução na
quantidade vendida, as proporções são pequenas, resultando em uma receita final
maior. Em um balanço geral, em média 60% dos entrevistados responderam que
“sim, pagariam R$ 2 a mais para receber o seu pedido no delivery em embalagens
sustentáveis”.
Embora a sustentabilidade seja um aspecto importante quando
falamos em embalagens do delivery, apenas 28% dos respondentes já deixaram de
ser clientes de um restaurante por utilizar embalagens prejudiciais ao meio
ambiente.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que
aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O
iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando
a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da
inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com
inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um
ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil
entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no
mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de
Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de
soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também
brasileiro, a Movile.
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nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.