Blog Top Society - Karla Cruz

Projetos arquitetônicos podem ajudar no isolamento acústico de residências, lojas e indústria

31/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/12042_post_13877.jpg
Ruídos podem ser um grande incômodo, além de extremamente prejudiciais à saúde. Eles podem afetar o sono, provocar estresse, além de restringir a privacidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o ruído como o segundo poluidor ambiental com maior influência na saúde da população.
 
Para evitar o incômodo e garantir maior tranquilidade dentro da residência ou empresa, muitas pessoas estão optando em aplicar um tratamento acústico em diferentes cômodos. Como o isolamento absorve as ondas sonoras, é também usado como solução para reduzir a quantidade de reverberação (eco) experimentado em um espaço confinado como escritórios, bibliotecas ou até mesmo um café.
 
Com o advento do trabalho em home office, o cuidado com a acústica em ambientes residenciais aumentou significativamente. Marina Von Meusel e Bibiana Odorissi, arquitetas do OM Arquitetura e Design, destacam que o projeto arquitetônico é peça fundamental para garantir o conforto acústico de um ambiente. Em um local sem a interferência de conversas alheias, de equipamentos funcionando e pessoas circulando, a tendência é que a produtividade aumente.
 
O escritório de arquitetura desenvolve projetos de interiores com soluções acústicas para os setores residencial e corporativo. ”No último projeto entregue pela OM, em um apartamento na Praia Brava, em Itajaí, o desejo do cliente que trabalha em homeoffice foi de ter seu espaço sem interferir na vida da família que acabara de aumentar”, destaca Marina. “O desafio maior do projeto, sem dúvidas, era alcançar a boa qualidade acústica do escritório já que o cômodo está posicionado ao lado do quarto das gêmeas que são recém nascidas”, completa.
 
Pai de 4 filhos, o empresário e professor Josef Rubin lidera uma equipe de 800 pessoas de forma remota. “Por isso, meu escritório em casa tem vários desafios: como garantir que os sons das minhas reuniões e aulas não vazem para o quarto das gêmeas, que fica do cômodo ao lado? O contrário também é um desafio: como fazer com que barulhos de choro não apareçam no meio de aulas que estão sendo gravadas? E por fim, como garantir uma acústica excelente para gravações de aulas? Com o projeto planejado e executado pela OM, encontramos a solução adequada para todos estes desafios”, diz Rubin.
Conforme Lucas Cavalcanti Lins Falcão, engenheiro da Concepção Acústica, empresa parceira da OM Arquitetura e Design, além dos problemas na saúde, o ruído pode ter influência na produtividade, no lazer, no aprendizado e até mesmo no faturamento de empresas varejistas. “Ele tem influência em todos os momentos da nossa vida, mesmo que não seja óbvio à primeira vista, mas o conforto acústico sempre está lá”, lembra. Falcão cita inúmeros benefícios do isolamento acústico, com destaque para a privacidade e até mesmo o cumprimento da legislação para que restaurantes, bares, casas noturnas e inúmeros outros empreendimentos possam funcionar sem prejuízo ao sossego da população no seu entorno.
 
“Nesse projeto específico, a solução acústica encontrada foi o isolamento acústico do escritório, evitando que o som se propagasse de dentro para fora. Para isso, o projeto contou com esquadrias de alto desempenho, que combinam PVC e uma camada generosa de vidro, o uso de forro de madeira no teto com lã absorvente e paredes mais espessas para garantir que o ruído não se espalhe para o restante do apartamento”, detalha a arquiteta Bibiana Odorissi.
 
Um projeto de isolamento deve levar em consideração o quanto um ambiente pode influenciar no funcionamento de outro, através da transmissão de ruído, quando este ambiente está inserido em um local barulhento ou quando este mesmo ambiente é um potencial poluidor, como no caso de muitos bares. Os dois principais pontos a serem considerados em um isolamento é a transmissão do ruído para o ambiente externo e a presença do barulho dentro de um ambiente. Para estes dois casos, há duas normas importantes que são a NBR 10.151 e a NBR 10.152.
 
Quando é preciso alguma intervenção para melhoria do isolamento acústico, os fatores mais importantes são possíveis frestas que causam vazamento do ruído entre ambientes e portas e janelas, que são em geral os elementos mais frágeis dos sistemas construtivos. “Em casos mais complexos, podemos também atuar nas paredes, criando sistemas com um maior desempenho”, destaca Falcão.
 
Benefícios do Isolamento Acústico
 
Produtividade
Conforto
Melhor memorização
Satisfação com o trabalho
Menor exposição ao estresse
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página