Blog Top Society - Karla Cruz

Círculo apoia estilistas no SPFW N55

25/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11981_post_327.jpg
O crochê e tricô seguem em alta no mundo da alta costura e pelas ruas fashionistas. Sua versatilidade permite serem usados em diferentes propostas e ocasiões e ainda combinados com texturas contrastantes.
 
Eles atendem a diferentes estilos, do sexy ao romântico, e oferecem um conforto e caimento diferenciados, características das fibras naturais, como o algodão, que ganham padrões e detalhes especiais em talentosas mãos. É o caso do que será apresentado nesta edição do São Paulo Fashion Week. Quatro estilistas, que têm as manualidades em suas essências, vão mostrar uma variedade de tramas em crochê e tricô em suas coleções, misturando elementos que agregam ainda mais valor ao handmade.
 
Círculo, maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina, incentiva projetos que divulgam e apresentam as infinitas possibilidades do artesanal. Por isso, nesta edição do SPFW, apoia quatros estilistas em suas coleções no maior evento de moda da América Latina, uma forma de enaltecer a estética do artesanal e do DIY no vestuário, de maneira moderna, elegante, criativa e versátil.
 
“Apoiamos alguns estilistas há anos em eventos de moda e design justamente para expandir o conceito do feito à mão, colocando crochê e tricô em evidência em peças descoladas e sofisticadas, em qualquer estação, ocasião e proposta”, avalia Osni de Oliveira Junior, diretor de Marketing da Círculo.
 
 
DEPEDRO traz às passarelas do SPFW o fashion film da coleção Yemanjá – mãe do mar, mostrando um universo onde a água cura, benze, protege e abençoa. Os mistérios das águas são traduzidos em looks etéreos, feitos com bordados de cristal e crochê de pérolas e organza, criando uma atmosfera delicada e de contemplação, um convite a explorar, ao mesmo tempo, a textura dos tecidos, da areia e das ondas.
 
“É uma coleção concisa que resume a força das nossas manualidades, sobretudo o bordado e o crochê, em cinco looks que contam a história de sedução entre o homem e o mar”, explica Marcus Figueiredo, diretor criativo da DEPEDRO. Todos as peças são feitas com fios da Círculo: Anne, Barroco Natural, Barroco Maxcolor, Encanto e Confete. A exibição do fashion film foi na quarta-feira (24/5), no Iguatemi São Paulo. Link do desfile: https://www.youtube.com/watch?v=9pnfcL5jVWE
 
 
O estilista Célio Dias inicia as comemorações de 10 anos da marca mineira LED, da qual é fundador e diretor criativo. Ele amadurece seu olhar e propõe uma experiência sensorial na coleção EXODOS. “Ela nasce a partir do desejo de poder usar a moda para falar daquilo que me atravessa", conta Célio.
 
A nova coleção da LED impressiona com sua cuidadosa seleção de tecidos, como sarjas, jeans e tecidos tecnológicos, enquanto joias, bordados e crochês conferem um toque de sofisticação aos looks, destacando também a linha de acessórios da marca. Célio utiliza os fios Encanto, Lã Seda, Verano e fio Max Mouline da Círculo em sua coleção.
 
“Usamos técnicas de crochê e tricô manual, ponto alto, tramas abertas e desconstruídas e muitas franjas com o fio Encanto, destaque das nossas coleções. O bordado também está presente, e o fio Max Mouline deu um toque especial para nossas peças”, complementa Célio.
 
Uma blusa produzida no fio Encanto da Círculo será um dos destaques do desfile. A equipe da Círculo colaborou com o desenvolvimento da receita com o passo a passo da blusa para quem quiser reproduzir do modelo apresentado na passarela. Para acessar passo a passo, clique aqui. O desfile será no dia 26 de maio, às 20h30min, no Komplexo Tempo.
 
 
O Ponto Firme apresenta uma coleção idealizada por Gustavo Silvestre e desenvolvida por mais de 30 artesãos do projeto e da escola, que aborda a fusão do tecnológico com o manual. Peças metálicas e plásticas foram cortadas a laser no formato necessário para acoplar no crochê para criar looks totalmente personalizados e exclusivos. Foram utilizados os fios Náutico, Barroco Max Color, Encanto, Susi e Liza da Círculo. A coleção é bastante manual, mas teve inspiração da inteligência artificial, em imagens que beiram e ultrapassam o surrealismo, que nos colocam em dúvida se são reais ou não.
 
“A partir dessas inspirações, dos materiais e fios, a ideia é mostrar o crochê de uma forma como nunca foi vista”, revela Gustavo Silvestre. O desfile será nesta quinta-feira (25/5), às 17h, no Copan. É aberto ao público.
 
 
A coleção aborda a ideia de transformação pessoal e a difícil busca por uma identidade autêntica em meio a situações difíceis que podem levar a momentos de introspecção e desconexão emocional. A metáfora da pele é utilizada para simbolizar essa transformação e a relação entre a pessoa e o mundo ao seu redor, mas essa busca por equilíbrio emocional pode ter consequências e levar a um estado de insensibilidade e desapego. A estilista optou por usar o fio Suzi da Círculo nas cores off-white e caramelo, que fazem referência a pelos corporais e cabelos.
 
“A coleção fala sobre como experiências dolorosas fazem a gente refletir a respeito da diferença entre a persona que criamos para o mundo exterior e a verdadeira "derme", ou essência, que existe por baixo. A imagem da "pele" como uma entidade separada da pessoa sugere uma reflexão sobre como a aparência externa pode não refletir necessariamente a verdadeira essência de uma pessoa. Você se transforma, você se deforma”, revela Renata. O desfile será realizado no dia 27 de maio, às 12h30min, no Iguatemi São Paulo.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página