Blog Top Society - Karla Cruz

Berenice e Ana recebem Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores, pela criação dos trajes da realeza da Festa do Pinhão

23/05/2023    Claudia Pavão

img/topsocie_blog/11961_post_14705.jpg
 
As estilistas Berenice Omizzolo e Ana Lopes, do Ateliê La Única, de Lages, foram as homenageadas da noite de terça-feira (23), na Câmara de Vereadores de Lages. Por indicação da vereadora Katsumi Yamaguchi, elas receberam uma Moção de Aplauso pela confecção dos vestidos da realeza da 33ª Festa do Pinhão e pelo trabalho social desenvolvido em prol da sociedade.
img/topsocie_blog/11961_post_324.jpg
Há, aproximadamente 15 anos, Berenice Omizzolo é a responsável pela confecção dos trajes da realeza da Festa do Pinhão. Sempre buscando adotar temas que remetem às tradições da Serra Catarinense, estampando suas paisagens e costumes nos vestidos, a estilista tem contribuído para a preservação dessas tradições, transformando as vestimentas oficiais em obras de arte. “Ficamos muito felizes em receber esta homenagem. Agora, com muito orgulho, a tarefa da criação tem sido assumida pela minha filha Ana”, disse Berenice.
O marido de Berenice, o alfaiate Sétimo Omizzolo, por muitos anos também produziu as coroas das princesas e da rainha.
img/topsocie_blog/11961_post_6911.jpg
“Todos os anos os vestidos são pensados para que tenham exuberância. Não é fácil superar as expectativas a cada ano. No ateliê, temos um lema de que os vestidos devem contar a história da Serra Catarinense, para que as pessoas de fora possam identificar nossa cultura através dos trajes”, comenta Ana Lopes.

Neste ano, o tema sustentabilidade norteou o trabalho das estilistas, trazendo reflexões sobre os impactos ao meio ambiente que podem ser reduzidos através da reciclagem. “Não pretendia mais trabalhar somente com lã e pedrarias. Então, surgiu a pauta da sustentabilidade e comecei a pesquisar os trabalhos artesanais com garrafas pet. Fiz alguns testes e vi que dali poderiam sair flores e ornamentos lindos, e acabei me apaixonando pelas inspirações.”

Com ornamentos feitos de garrafas pet, desde as flores até as araucárias, compondo com rendas brancas e bordados em pedrarias, a ideia, de acordo com Ana, é lembrar a geada serrana e o brilho dos primeiros raios de sol da manhã. A cor, azul marinho, em um tom forte e mais fechado, remete ao céu escuro do entardecer.

O tecido utilizado também é sustentável. É feito com resíduos de algodão que seriam descartados nas indústrias. É um tecido leve e quentinho para o inverno serrano. “Tivemos vários eventos de moda que mostraram que os pets e o reciclado estão em alta, o que me deixou menos insegura e com a certeza de que estávamos no caminho certo”, conclui Ana.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página