Blog Top Society - Karla Cruz

50 anos da primeira entidade ambiental catarinense

03/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11760_post_14233.jpg
A história da associação ambiental mais antiga de Santa Catarina agora está eternizada. A Editora Expressão lança no dia 05 de maio, em Blumenau, a obra “ACAPRENA - 50 anos da primeira entidade ambiental catarinense”. Ao contar a trajetória da instituição, o livro narra as origens do ambientalismo em Santa Catarina e a luta incansável em defesa do meio ambiente não apenas de Blumenau, onde está sediada, mas de todo o estado e do país.
 
A Acaprena, Associação Catarinense de Preservação da Natureza, nasceu em 05 de maio de 1973 por meio da união de esforços, especialmente do naturalista e ecologista Lauro Eduardo Bacca, na época aluno do recém-criado curso de História Natural da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), hoje Ciências Biológicas. Com apoio de professores e da própria universidade que ofereceu uma sala para sediar a instituição, nasceu a Associação Catarinense de Defesa da Flora e Fauna (ACDFF), que um ano depois ganharia o nome que carrega até hoje, Acaprena.
 
Assim foi fundada a primeira entidade voltada inteiramente à causa ambientalista em Santa Catarina e uma das pioneiras no Brasil, antes dela existiam apenas 12 organizações desse gênero no país. O pioneirismo foi tão grande que a Acaprena surgiu antes dos órgãos oficiais de proteção ao meio ambiente, tanto no âmbito federal quanto no estadual e municipal.
 
Desde então, a Associação permeou as ações em defesa do meio ambiente, principalmente na região do Vale do Itajaí que, ao longo das décadas, sofreu pressões ambientais dos mais diversos tipos que causaram, entre outros, problemas como a falta de tratamento de dejetos animais, plantio nas proximidades de rios, erosão, poluição e crescimento desordenado, sem o devido cuidado com a natureza.
 
Com atuação sempre firme, a Acaprena conquistou reconhecimento, participando ativamente de diversos conselhos e comissões ligados à proteção ambiental, como o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente, de Planejamento e de Saneamento de Blumenau e o Conselho Estadual do Meio Ambiente, entre outros.
 
Além de contar a história da Acaprena no decorrer de cinco décadas, a obra busca servir como um alerta permanente sobre a necessidade de cuidado com o meio ambiente. Para o sócio-fundador e presidente da Associação, Luiz Eduardo Bacca, o livro pode ainda ser inspiração para as novas gerações.
 
“Olhar para trás é motivo de orgulho, e vislumbrar o futuro nos enche de esperança e de expectativas. Meu sonho é ver a Acaprena e a tão necessária defesa do meio ambiente sendo levadas adiante por uma nova geração de ambientalistas, repleta de energia e belos ideais, autores dos próximos capítulos de uma história que está apenas começando”, enfatiza Luiz Eduardo Bacca.
 
A Obra
Produzida pela Editora Expressão, que possui o maior portfólio de livros comemorativos do Brasil, a obra especial de capa dura, amplamente ilustrada, apresenta uma verdadeira linha do tempo da instituição, abordando em detalhes a história de cada uma das cinco décadas da Acaprena. A obra traz ainda depoimentos de associados e da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), fundada com o apoio da Acaprena, e que atualmente desenvolve uma série de projetos voltados à proteção e restauração da Mata Atlântica.
 
Para o presidente da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho, a obra é um presente para Santa Catarina por apresentar mais do que a história da mais antiga entidade voltada exclusivamente à preservação ambiental, mas por retratar a história do ambientalismo catarinense. “Esta é mais uma obra da Editora Expressão que representa um legado para a população ao detalhar a origem, os personagens, os fatos e, assim, contar a história de quem fez e faz a diferença pelo meio ambiente de Santa Catarina e do Brasil”, ressalta Rodrigo Coutinho.
 
A Editora Expressão

Especializada na produção de livros históricos e comemorativos, a Editora Expressão possui o maior portfólio do país de obras culturais que transformam em legado a trajetória de empresas, entidades, organizações e cidades.
 
A editora nasceu, em 1990, para publicar a revista Expressão, que marcou época como veículo de economia voltado à região sul do país. Pioneira também na área de meio ambiente, criou o respeitado Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página