Blog Top Society - Karla Cruz

Ambev lança edital para projetos de cultura negra

03/05/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11759_post_9066.jpg
Estão abertas as inscrições para o Fundo Bora Cultura Preta, que vai apoiar projetos de entretenimento e cultura e gerar mais oportunidades a produtores, artistas e empreendedores negros. A iniciativa da Ambev em parceria com a PretaHub, aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil, faz parte do programa de inclusão produtiva da companhia que busca gerar oportunidades de capacitação, emprego e renda. 
 
Realizado pela primeira vez, o Fundo vai destinar 7 milhões de reais para apoiar o trabalho de empreendedores culturais de todo o País, fruto da combinação de recursos próprios e investimentos via leis de incentivo. O objetivo é contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para a área de marketing de experiência e de negócios.
 
Reconhecemos a participação do mercado do entretenimento na economia do País e o potencial de consumo da população negra. Como um dos patrocinadores da cultura brasileira, queremos continuar movimentando o mercado e fomentar iniciativas que vão além de impacto social com recorte racial, mas que estejam focadas na inclusão produtiva e trazem experiências em que as pessoas se tornam protagonistas. Ao conectar essa iniciativa ao Bora, também vamos facilitar o acesso para centenas de brasileiros e reafirmar que olhar para a pluralidade é sim uma oportunidade de fazer negócio”, afirma Felipe Bratfisch Santiago, Diretor de Patrocínios e Marketing de Experiência da Ambev.
 
O ecossistema da Ambev é diverso e, entre parceiros e fornecedores, por exemplo, a companhia conta com uma base composta por mais de 800 profissionais autodeclarados pretos ou pardos. Somente em 2022, foram movimentados mais de R?106 milhões em negócios gerados com empreendedores negros. Além disso, recentemente a companhia lançou o BORA, programa com o qual pretende impactar a vida de cinco milhões de pessoas até 2030, gerando oportunidades de capacitação, emprego e renda.
 
O Fundo Bora Cultura Preta conta com o apoio do Comitê Externo de Diversidade da companhia e da Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub. “Estou feliz em ter a PretaHub como parceira da AMBEV neste lançamento que é inédito no país. O Fundo de Cultura Preta não é só sobre valorizar o potencial criativo da população negra, é também reconhecer o protagonismo intelectual e criativo. É sobre viabilizar a projetos e ações, protagonizadas por esse grupo, e contribuir para a distribuição de renda de forma mais equânime. Com essa iniciativa, espero que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em proponentes negros, não apenas pelo cunho social, mas por entender o potencial de consumo de mais da metade da população do país”, destaca Adriana.
 
As inscrições já estão abertas e seguem disponíveis até às 17h59 do dia 26 de maio de 2023. Os interessados podem conferir o edital completo e cadastrar seus trabalhos, exclusivamente, pelo site do Prosas. Serão contemplados projetos de artes, artes visuais, mídias digitais e produção de conteúdo, gastronomia, turismo cultural e histórico de negócios de impacto social na indústria criativa, moda e festivais de artes integradas.
 
Os projetos serão avaliados por uma banca de profissionais externos e também de colaboradores e representantes do BOCK (Building Opportunities for Colleagues of all Kinds)  - grupo de afinidade racial da Ambev, composto por funcionários de todo o Brasil.

Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento da PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação. Além disso, terão acesso às trilhas de conhecimento da Ambev On - espaço de aprendizagem e desenvolvimento da companhia, e das ações de formação e conexão para profissionais da área com empregadores do BORA.
 
Trajetória Ambev pela equidade racial

Nos últimos anos, a Ambev reconheceu que tinha uma longa jornada pela frente sobre a temática racial e assumiu compromissos importantes para promover uma agenda de equidade dentro e fora da companhia. Entre as ações externas, por exemplo, a companhia, juntamente com Budweiser, apoiou o AFROPUNK - maior e mais importante festival de movimento negro do mundo. A iniciativa está entre o vasto pipeline de projetos da Ambev para contribuir com iniciativas de equidade e inclusão de pessoas pretas no ecossistema.

Sobre PretaHub 

A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página