Blog Top Society - Karla Cruz

"Tem mais fotos?| Descubra como potencializar as imagens do seus produtos no e-commerce

23/04/2023    Karla Cruz

img/topsocie_blog/11665_post_7409.jpg
Comerciantes devem se atentar à apresentação visual dos produtos; qualidade das fotos e vídeos pode ser crucial na decisão de compra
 
Com o crescimento do e-commerce, surgem cada vez mais oportunidades para novos negócios. Aos consumidores, isso é uma boa notícia, porque amplia o leque de ofertas e preços. Para os lojistas, no entanto, os mesmos motivos podem ser desafios a mais. O e-commerce já é preferência de 74% das pessoas, de acordo com a NZN Intelligence, mas isso não garante o sucesso de vendas. Muitos outros pontos influenciam na decisão de compra dos usuários, sendo um dos principais deles a qualidade das imagens que apresentam os produtos.
 
“A falta de fotos ou a baixa resolução causa sentimentos de insegurança nos consumidores. A impressão é que o item é de má qualidade ou que a loja pode ser uma fraude, representando uma ameaça de golpe”, explica Eduardo Werner, CEO da Wx3 e-commerce, empresa especializada em comércio eletrônico.
 
As lojas virtuais não conseguem proporcionar a interação física com os produtos antes da compra, mas, em contrapartida, podem investir em métodos e tecnologias que estimulem as pessoas a levá-los. “Os elementos visuais são um belo exemplo para conquistar clientes. Há um ditado na culinária que diz que primeiro as pessoas comem com os olhos, e no e-commerce não é diferente. Uma boa imagem na loja virtual desperta sentimentos positivos para conquistar a confiança de adquirir o produto”, completa Werner.
 
Além das fotos, os vídeos também são elementos importantes e podem ser uma maneira interessante de chamar a atenção do consumidor. Segundo uma pesquisa da Popupsmart, 54% dos consumidores querem ver mais vídeos das empresas que eles apoiam. É essencial que o lojista fique atento à qualidade dos elementos visuais do seu comércio eletrônico e invista nelas como parte da experiência do usuário.
 
“Sua vitrine digital precisa de atenção redobrada, já que os pequenos detalhes fazem diferença. Imagens de baixa resolução podem dificultar a visualização do usuário. Além disso, é interessante ter uma variedade de fotos, mostrando diferentes ângulos e detalhes do produto. Isso facilita a análise do comprador e evita que ele precise entrar em contato para tirar dúvidas, prolongando a jornada sem necessidade”, explica Eduardo.
 
Para facilitar a apresentação visual do seu e-commerce, o especialista separou algumas dicas importantes. Confira:
 
Forneça imagens de alta qualidade
Fotos pixeladas ou embaçadas podem prejudicar a visualização dos itens. “Vale lembrar que a qualidade das fotos começa no momento em que elas são tiradas. Prestar atenção na iluminação do ambiente é uma dica básica, mas que faz toda a diferença”, fala o CEO da Wx3.
 
Valorize suas fotos na edição
A edição é fundamental para tornar o produto mais atraente e chamativo. Nela você consegue realçar cores, contrastes, luz e sombra, além de retocar possíveis imperfeições, como sujeiras e itens indesejados no fundo da foto. Atenção para não exagerar e editar detalhes que não condizem com o produto; isso pode configurar propaganda enganosa.
 
Atenção aos detalhes
Fotos em diferentes ângulos trazem confiança para o usuário e contemplam todos os ângulos de um item, facilitando a busca por informações e evitando que ele precise entrar em contato para tirar dúvidas. Além disso, imagens focando em detalhes únicos agregam valor ao seu produto.
 
Se possível, humanize
Se você vende roupas e acessórios, por exemplo, fotos com modelos usando-os influenciam no desejo de compra. “O usuário pode ver possibilidades de uso e se interessar mais. Uma modelo com o vestido mostra detalhes sobre o caimento da roupa no corpo e é visualmente mais atraente do que a peça em cima de uma mesa, por exemplo”, afirma Eduardo.
 
Vídeos tutoriais
Se o seu produto possui uma forma correta de uso, vídeos explicativos são um complemento interessante para a apresentação visual. Esse recurso serve de manual e tira potenciais dúvidas que podem surgir no consumidor. “Na era dos vídeos de curta duração, essa saída pode ser uma ótima ferramenta de marketing e reforça a identidade visual da sua empresa”, finaliza Werner.
 
Estimule o engajamento
Fotos e vídeos bem produzidos podem ajudar na conexão do cliente com o seu negócio e mantê-los envolvidos. Esse conteúdo pode incentivar o compartilhamento nas redes sociais e aumentar o engajamento e a visibilidade do seu e-commerce. Ensaios temáticos e referências a assuntos do momento incrementam o storytelling e atraem usuários.
 
Sobre a Wx3
A Wx3 é uma empresa de tecnologia, especializada em e-commerce. Com décadas de experiência no mercado, a Wx3 ajuda negócios de vários setores, especialmente na moda, a crescer suas vendas on-line. Utilizando tecnologia avançada e gestão eficiente, a empresa desenvolve estratégias personalizadas para maximizar o faturamento de seus clientes. Com a metodologia "E-commerce 4.0", a Wx3 oferece soluções integradas que incluem desde a criação de plataformas de comércio eletrônico até consultorias de marketing digital e suporte técnico, proporcionando aos clientes uma gestão unificada em um único local.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página