Blog Top Society - Karla Cruz

Aposentadoria: você já começou a planejar a sua?

19/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11633_post_941.jpg
Você faz parte do grupo que acredita que aposentadoria é papo de idoso? Mesmo com o aumento da expectativa de vida, os brasileiros ainda não têm o hábito de se programar para o futuro. Só que para poder curtir a terceira idade com  tranquilidade e estabilidade financeira, é fundamental começar a pensar o quanto antes em como montar o seu próprio “pé de meia”.
 
Principalmente porque, para isso, é preciso adotar medidas que vão além do recolhimento mensal do INSS. Visto que o valor dos salários pagos pela Previdência Social está cada vez menor e é incapaz de manter o padrão de vida conquistado ao longo da vida laboral. E, com as últimas mudanças nas regras, o caminho até a aposentadoria ficou ainda mais difícil.
 
Entretanto, como já mencionado, muitos jovens acham que pensar em previdência privada é coisa para velho. E a prova disso é que, de acordo com levantamento feito pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), apenas 8% dos brasileiros, entre 20 e 65 anos, possuíam algum plano de previdência privada até o final de 2022.
 
Além disso, segundo Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), aproximadamente 7.1 milhões de pessoas são impactadas pelo benefício. Sendo que a poupança previdenciária soma R$ 1,2 trilhão, o que representa cerca de 12,5% do PIB nacional.
 
No Brasil, a Previdência Privada pode ser dividida em dois tipos. Os planos abertos, que são vendidos por instituições financeiras e podem ser adquiridos por qualquer pessoal; e os fechados, benefício oferecido por empresas ou entidades para seus colaboradores ou associados. Sendo que, nas duas modalidades, cada pessoa pode planejar o seu investimento conforme o seu perfil.
 
Um plano para a família inteira
 
A previdência privada também tem sido empregada como um incentivo das empresas para a organização financeira não só dos colaboradores, mas de toda a família.
 
Mais que economizar para a aposentadoria, esta modalidade possibilita ao trabalhador a possibilidade de acumular reservas para usufruir no futuro. Seja ele daqui 5, 20 ou 30 anos. Podendo este valor ser utilizado para a realização de algum sonho, como custear uma faculdade ou intercâmbio no exterior; realizar a compra da tão desejada casa própria; ou ainda curtir uma viagem dos sonhos.
 
Na CELOS - Fundação Celesc de Seguridade Social, por exemplo, que desde 1973 concede benefícios previdenciários e assistenciais aos seus participantes, agora os familiares de até 4º grau também têm direito ao benefício.
 
Desde o ano passado a entidade disponibilizou o CELOS Família, um plano feito sob medida para as necessidades da família. E que veio disseminar a importância da previdência privada para filhos, esposas, netos e sobrinhos. Visto que, cerca de 79,4% dos dependentes não investem em um plano de previdência privada.
 
Segundo a presidente da Fundação, Vanessa Rothermel, o plano previdenciário da entidade é seguro e flexível, uma vez que permite resgates parciais, sem prejudicar a poupança da aposentadoria.
 
“Na CELOS buscamos ser cada vez mais eficientes, oferecendo serviços de qualidade, fortalecendo a relação de confiança com o participante e ainda mais presente nas famílias. E, esta é uma opção de investimento para formação de reserva para realização de objetivos de médio ou longo prazo”, avalia Vanessa.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página