Blog Top Society - Karla Cruz

Insight Engenharia e Consultoria entrega estudo para a Cidadela Cultural Antárctica de Joinville

18/04/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11618_post_8634.jpg
A Insight Engenharia e Consultoria, juntamente com a Alleanza Arquitetura Urbana e a Gestalt Open Innovation, que fazem parte do Consórcio Nova Cidadela Cultural, entregaram para a Prefeitura de Joinville o estudo sobre a viabilidade da concessão da Cidadela Cultural Antárctica. Participaram da confecção deste estudo mais de 40 profissionais, sob a coordenação da Insgith, tendo ainda a participação dos parceiros: Biossplena Inteligência Urbana, Bessa Neto & Brustolin Advocacia, Urban Systems e Una Partners. O Consórcio Nova Cidadela Cultural foi o único a entregar o estudo da PMI lançada pela Prefeitura de Joinville.

O Consórcio Nova Cidadela Cultural propõe uma revitalização completa do conjunto arquitetônico, compreendendo cerca de 12 mil metros quadrados de construção dentro de um terreno com 42 mil metros quadrados. Além da preservação e restauro dos imóveis tombados, o estudo da Nova Cidadela sugere um espaço cultural com galerias de artes, teatro de bolso, um mercado abrigando lojas de produtos artesanais e biergarten, espaço para implantação de startups e coworking, um centro de eventos multiuso onde estão previstos espaços gastronômicos, micro cervejarias artesanais e o museu da cerveja, para preservar a história do local. Será um ambiente aberto de acesso público, sem muros, integrado ao Parque das Águas e um novo parque que preservará 18 mil metros quadrados de áreas verdes, chamado de “parque sensorial”, com várias atrações dentre elas um mirante. 

“A Cidadela será um espaço para reverberação cultural, lazer, gastronomia e diversão para Joinville através da convergência do passado, do presente e do futuro da cidade. Deverá ser um dos espaços mais representativos dos valores e da forma de viver e trabalhar do joinvillense e ainda, um resumo arquitetônico e histórico de gerações que ajudaram a desenvolver a cidade,” explica o arquiteto Sérgio Gollnick, sócio da Alleanza.

Ao todo foram entregues 4 cadernos (operacional, técnico, econômico-financeiro e jurídico), que balizarão uma futura licitação para a concessão da Cidadela: “Estes estudos servirão para nortear o que será feito na Cidadela. O investimento proposto é de 70 milhões, previsto para ser executado em 5 fases. Se for licitado, a empresa vencedora deverá ressarcir as empresas que realizaram os estudos. A PMI prevê que esta etapa não tem custo para Prefeitura”, comenta Fábio Fiedler, sócio da Insight.
 
A prefeitura agora tem 30 dias para se manifestar, sugerir alterações e dar o aceite deste estudo.

Sobre Insight Engenharia e consultoria
Formada por uma equipe multidisciplinar, a Insight realiza estudos técnicos para empresas públicas e privadas, modelagens de projetos de concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas) para a gestão de municípios, gestão de projetos específicos em soluções inteligentes para a administração pública e representação de produtos exclusivos de energia renovável e mobiliário urbano. Concessionária de projetos de longo prazo com destaque para as concessões do Expocentro de Balneário Camboriú e da Estação Unifique, em Blumenau.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página