Blog Top Society - Karla Cruz

Senhora Z Exposição de Rico Mendonça, estréia nesta quarta-feira ( 1) na galeria de arte do Shopping Itaguaçu

01/03/2023    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/11203_post_1653.jpg
 Obras retratam mulheres inspiradas na própria mãe do artista e serão exibidas até o dia 3 de abril
 
img/topsocie_blog/11203_post_10904.jpg
Rico Mendonça compartilha suas obras na exposição exclusiva “Senhora Z”, na Galeria + Arte, do Shopping Itaguaçu, na Grande Florianópolis, até o dia 3 de abril. O artista, em parceria com o Instituto Juarez Machado, marca um encontro consigo mesmo para revelar mais uma de suas facetas. As obras revelam um recorte de sua carreira, sobretudo da complexidade do luto diante da morte de sua mãe e as incertezas promovidas pelo isolamento da pandemia, representando nas telas, assim, as expectativas, a dor, o amor, a vitória e a esperança diante de um portal eterno da vida. 
Para o artista, o isolamento foi um processo de cura e criação, que trouxe à cena um ser mitológico, uma mulher com várias formas, múltipla, com diversas identidades e inspirada em Dona Zeza, sua mãe. Todas as criações de Rico carregam no modo de vestir, a poesia e a cultura do vestuário, como personificação de identidades. Os cabelos, curtos ou longos, em suas variações, a força da construção e da desconstrução da feminilidade em toda sua potência, a consciência de uma mitologia autoral, que permite uma leitura contemporânea, sem deixar de lado os traços e cores clássicas como o dourado, ressignificando um símbolo de força e poder através dos tempos.
As mulheres “Z”, como o artista denomina, estão inseridas em espaços de natureza, com leveza, voltadas à contemplação e reflexão, como se estivessem esperando algo chegar. Para o artista, cada mulher tem seu estilo, vive, pensa e deseja diferente, mas todas elas acabam se encontrando em suas alegrias e aflições, criando uma identidade humana ancestral e futurista. A forma é a da beleza por fora, no interior só elas sabem o que se passa e como escondem suas cicatrizes, uma poetização da estética, que algumas vezes é revelada por um olhar de pedido de socorro.
Toda a coleção foi criada em papel formato A4, com duas texturas de nanquim. Por meio de uma impressora de alta tecnologia, os desenhos foram aumentados e depois transferidos para o tecido de puro algodão, mantendo as nuances originais. Além disso, todos os desenhos foram repintados e finalizados com dourado e prata em traços minuciosos para criar os aspectos medievais e intuitivos de cada obra, um processo que o artista foi descobrindo ao longo do tempo e definiu como sua técnica.
            A galeria Itaguaçu + Arte homenageia e promove artistas locais, sempre sob a produção cultural de Chris Ribeiro, em cada mostra mensal. A exposição “Senhora Z”, conta com obras exclusivas sob a curadoria Lena Peixer, e fica aberta para visitação até dia 3 de abril, no Piso L 2, ao lado da Barbearia VIP, com entrada gratuita. Para mais informações, confira as redes sociais do shopping.
 
Serviço:
O quê: Exposição “Senhora Z”, de Rico Mendonça
Quando: até 3 de abril
Onde: na Galeria Itaguaçu +Arte, piso L2, ao lado da Barbearia VIP - Shopping Itaguaçu - R. Gerôncio Thives, 1079 - Barreiros, São José - SC
Quanto: Acesso gratuito à galeria
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.
Produção Cultural: Chris Ribeiro
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página