Dona de uma das receitas afetivas dos moradores
do Sul do Brasil, a Max Wilhelm começa a se preparar para o centenário. A marca
de refrigerantes que produz a Laranjinha chega aos 100 anos em 2025. A
profissionalização da gestão faz parte deste processo: a partir de agora a
direção da empresa é compartilhada entre Otávio Greuel e Natália Schmitt.
Enquanto ele faz parte da família que desde 1979 administra a Max Wilhelm, ela
é administradora e gestora de negócios.
Vigente desde outubro de 2022, a parceria à
frente da marca já trouxe resultados. No último trimestre do ano passado foram
registrados os recordes de faturamento e produção na fábrica em Blumenau. A
previsão é dobrar de tamanho neste ano.
Otávio, que é diretor executivo da Max Wilhelm,
destaca que as ferramentas de gestão e o novo ritmo imposto inauguram um
momento muito feliz para o negócio.
“Desde que a minha família assumiu, no final da
década de 1980, entendemos que somos não só investidores, mas também cuidadores
de uma marca e uma história que faz parte da memória afetiva de todos os
catarinenses”, diz. “Por isso estamos muito orgulhosos desta nova perspectiva
de futuro, com inovação não só no produto, mas também na gestão”, acrescenta.
Natália compartilha do sentimento. “Tem sido
muito rico poder implantar ferramentas de gestão contemporâneas em uma marca
que é tão amada por várias gerações. É por isso que os resultados aparecem tão
rápido”, comenta. “Essa junção entre uma marca que faz parte da história do Sul
do país, produtos muito afetivos e uma gestão contemporânea vai alçar a Max
Wilhelm a um novo patamar”, afirma.
De Laranjinha à água tônica
O produto mais conhecido da Max Wilhelm é a
Laranjinha. Produzido desde quando a fábrica ainda ficava em Jaraguá do Sul, o
refrigerante conquistou os paladares de adultos e crianças. Mas este não é o
único.
Nos planos da nova gestão estão a ampliação do
mix de produtos especialmente em dois âmbitos. O primeiro é nas águas tônicas,
muito usadas para drinks. Além da receita tradicional, a marca produz também
itens saborizados com capim cidreira, tangerina e zimbro. Outra aposta é nos
produtos alcoólicos. A linha dos Ices está crescendo, com destaque para um
sabor inédito: jaboticaba.
Ambos ampliam não só a linha, mas também as
oportunidades de pontos de vendas. “Enquanto os refrigerantes crescem e são
muito fortes nas embalagens pet nos supermercados, estas novas linhas apontam
para possibilidades de venda em restaurantes, casas noturnas e autosserviço.
Estamos começando a tatear estes espaços”, finaliza Natália.
Sobre a Max Wilhelm
Marca de refrigerantes que está entre as
primeiras do país, a Max Wilhelm fica localizada em Blumenau. Além da clássica
Laranjinha, a marca produz outros sabores de refrigerante, águas tônicas e
produtos alcoólicos.