Blog Top Society - Karla Cruz

Nutricionista dá dicas de hidratação para os dias de folia

13/02/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11075_post_10695.jpg
Depois de dois anos sem a festa preferida dos brasileiros, finalmente os foliões poderão voltar às ruas e clubes para curtir o carnaval. Os cuidados com a alimentação e a com a hidratação precisam ganhar tanta atenção quanto a fantasia ou a maquiagem. Nesses dias, a exposição ao calor intenso, mesmo longe do sol, somado à farra da folia e à ingestão de bebidas alcoólicas, exigem cuidados especiais.

A água exerce inúmeras funções em nosso organismo como ajudar a remover as toxinas e regular a temperatura corporal, sendo ainda mais essencial nestes momentos. Dra. Carolina ressalta que a perda hídrica por meio da sudorese causada por qualquer atividade física, principalmente realizada em ambientes quentes, pode levar à desidratação, alteração do equilíbrio hidroeletrolítico e dificuldade do corpo na termorregulação. Sendo assim, recomenda que a água seja sua melhor companhia nesta festa.

Carolina nos lembra que “não dá para pensar que depois do carnaval é só fazer um ‘detox’! Os cuidados devem ser antes, durante e depois. Isso porque é muito comum que neste período as pessoas consumam bebidas alcoólicas em excesso, esquecendo da importância da água”. A dica da nutricionista é variar entre o consumo de água, sucos, chás ou água de coco. “Águas saborizadas com frutas e especiarias, como laranja, limão, abacaxi, morango, cravo, canela, cardamomo, anis estrelado, chás (infusão) ou até mesmo suchás (suco de fruta natural + chá) são ótimas opções”, diz.

Além da atenção no consumo de líquidos, Carolina lembra que também é fundamental cuidar da alimentação, para não correr o risco de passar mal nos dias de folia. “Evitar ficar períodos longos sem se alimentar, fazer refeições em quantidades menores, evitar alimentos gordurosos, de digestão mais lenta, também é importante”.

Outra dica é trocar o consumo de carnes em excesso por uma dieta plant-based, de fácil digestão, com boa fonte de fibras, que sacia a fome e não causa desconfortos”, recomenda. “Lanches rápidos atuam como aliados: porções individuais com mix de oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes, pistache, garantem uma dose extra de energia, além de serem fáceis de levar no bolso ou na mochila, e as frutas e sopas são sempre bem-vindas, pois podem auxiliar na ingestão de líquidos”, completa.

Ela ressalta também que devemos estar atentos aos alimentos e bebidas que serão consumidos fora de casa e avaliar as condições de higiene do local.

No site e redes sociais da nutricionista @dracarolinapimentel estão outras dicas sobre alimentação saudável.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página