Blog Top Society - Karla Cruz

"Corpo & Morada" é tema de inspiração para o elenco da CASACOR/SC

13/02/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11073_post_13517.jpg
Um grande evento será realizado no antigo hotel Maria do Mar. Localizado no charmoso recorte do bairro João Paulo, que abriga a segunda colônia de pescadores em Florianópolis, o local hospedou milhares de turistas e também foi palco de celebrações, cerimônias e festas ao longo de 30 anos. 
 
Arrematado recentemente pela Dimas Construções com planos de transformar o endereço num empreendimento residencial a partir de 2024, o prédio vai passar por um processo de transição especial daqui pra frente. Não demora para as obras iniciarem numa parte do imóvel destinado à realização da CASACOR/SANTA CATARINA - Florianópolis, a mostra catarinense que durante 45 dias abrirá as portas para visitantes, de 16 de setembro a 29 de outubro de 2023.
img/topsocie_blog/11073_post_12239.jpg
img/topsocie_blog/11073_post_12380.jpg
img/topsocie_blog/11073_post_10027.jpg
 
Na última semana - na quinta-feira (9), a franquia catarinense recepcionou convidados para apresentar o local, formar o elenco que terá como ponto de partida e também estímulo criativo o tema "Corpo & Morada". Esmiuçado pelo diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR, Pedro Ariel Santana, os profissionais e marcas participantes foram provocados a pensar sobre o adoecimento do mundo antes/após a pandemia, as guerras que não cessam, o aquecimento global que desequilibra o clima. Ariel chamou a atenção para a falta de cuidados e afeto com o corpo, com a mente, com a casa, a cidade, o planeta, com o outro. 
 
"O tema reflete o espírito do nosso tempo. Estamos vivendo um momento que necessitamos de cuidado. O mundo sofre com a pandemia, com as guerras, com crise econômica, com inflação, com crise climática. Estamos num momento de certo tipo de urgência para tomar providências contra essas temperaturas extremas que estamos vivendo", contextualiza.
 
Na sua fala, o diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR trouxe como figura símbolo desta prática o trabalho persistente de um jardineiro, que planta e cuida para ver florescer no amanhã. Na arquitetura sobram desafios.
 
Como, por exemplo, projetar casas apropriadas para temperaturas extremas; como se apropriar de elementos arquitetônicos que possam ajudar a regular o ecossistema - como as fachadas responsivas. Ainda como projetar casas que possam trocar a temperatura com o exterior; quais os materiais que respondem melhor à questão térmica, as soluções contemporâneas que podem ser sincronizadas com técnicas ancestrais, o surgimento das  florestas verticais, o estímulo à agrofloresta como desenvolvimento e riqueza. 
 
A arquitetura, design de interiores e paisagismo são áreas de grande importância para essa mudança irreversível. É no espaço, nas relações, nas soluções, no conhecimento sobre materiais, na saúde, na alimentação, no dia a dia que a vida acontece. Cada edição de CASACOR é uma oportunidade de mostrar muito além da estética, de engajar as pessoas, de mostrar que é possível transmutar o jeito de viver. 
 
SOBRE A CASACOR/SC 2023
 
Em Santa Catarina, a CASACOR terá duas edições. A primeira por meio de uma parceria com a incorporadora Almeida Junior, no empreendimento The One Spot, o primeiro do Sul do Brasil conectado a um shopping center, o Balneário Shopping. Por lá, a mostra fica em cartaz de 20 de maio a 2 de julho.
 
No segundo semestre, o icônico hotel Maria do Mar será palco das criações do elenco, de 16 de setembro a 29 de outubro. O empreendimento, que durante 30 anos funcionou como meio de hospedagem e local de festas no charmoso bairro João Paulo, após a passagem da mostra catarinense, terá destino residencial nas mãos da Dimas Construções.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página