Blog Top Society - Karla Cruz

OAB/SC alerta e orienta a população a não cair em golpes relacionados a processos

06/02/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11021_post_10198.jpg
Tem sido cada vez mais frequente a prática de golpes contra pessoas que têm processos tramitando na Justiça. Em geral, estelionatários fazem contato com as partes se fazendo passar por advogados ou representantes de escritórios de advocacia, alegando que estas precisam transferir certa quantia ou pagar guias e boletos para que seu processo possa ter continuidade, e até mesmo para que possam receber valores pleiteados judicialmente. Em muitos casos, os golpistas emitem boletos falsos, que incluem dados de processos que de fato existem, da parte e até do seu representante legal, inclusive com uso de marcas visuais de escritórios.

“A liberação de precatórios (ordens de pagamento relacionadas a processos que já chegaram ao fim) é uma das alegações mais frequentes. As mensagens e ligações falsas têm como objetivo atrair pessoas que, na sua maioria, são representadas por advogados em processos, para obter dados e valores de modo fraudulento”, alerta a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.

Os estelionatários se aproveitam de que muitas guias judiciais são, de fato, pagas diretamente pelos cidadãos que moveram processos. E como muitas ações são públicas, os golpistas podem obter os dados das partes desta forma. “É uma prática que tem lesado a população e também os profissionais da advocacia, que têm uma relação de confiança com seus clientes. São centenas de casos relatados à OAB em todas as regiões do Estado”, complementa Cláudia.

Antes de pagar, sempre confirme com quem o representa


Para orientar os cidadãos sobre como verificar a veracidade de eventual contato recebido, o Coordenador-Geral das Comissões da OAB/SC, Pedro Cascaes Neto, enumera alguns cuidados importantes. “Antes de fazer qualquer pagamento, é preciso confirmar se ele de fato existe”, destaca.

A recomendação é que, ao receber uma ligação telefônica, e-mail, mensagem por aplicativo de conversa ou SMS, solicitando pagamentos ou transferências de valores supostamente relacionados a processos, a pessoa faça contato imediatamente com o escritório de advocacia ou advogado que a representa judicialmente, a fim de confirmar sua autenticidade. “Essa iniciativa é fundamental para prevenir o golpe, pois em geral os estelionatários têm todas as informações sobre o processo e dados pessoais da parte, então não é suficiente conferi-los”, alerta Cascaes.

“Também recomendamos que as pessoas não façam transferências ou depósitos para contas correntes estranhas, que não tenham como titularidade o nome ou razão social do escritório ou o nome do advogado que as representam. É importante que o cliente mantenha uma relação próxima com seu representante legal”, complementa Pedro.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página