Blog Top Society - Karla Cruz

Cia Circocan abre a 12° edição do Prêmio Desterro no Passeio Primavera

22/01/2023    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/10929_post_7058.jpg
O espetáculo "MESMO", que anuncia a abertura oficial do Festival de Dança de Florianópolis, será apresentado em três noites, de 26 a 28 de janeiro, às 19h30, em frente ao DANKO, no Passeio Primavera. A programação é gratuita

O novo trabalho da Cia Circocan abrirá o Prêmio Desterro – 12° Festival de Dança de Florianópolis de 26 a 28 de janeiro, às 19h30, no Passeio Primavera. Serão três apresentações do espetáculo "MESMO", com duração de 50 minutos e direção artística de Nickolle Abreu. A classificação é livre e a programação gratuita.

"A obra que estreia e marca a abertura do Prêmio Desterro vem da percepção sobre como o outro naturalmente gera ação. O outro algo que me inspira é em si a grande proposta que vira motor para a engrenagem da criação", comenta Nickolle.

Na cena, oito artistas com linguagens multidisciplinares têm em comum as técnicas circenses. O diálogo é estabelecido entre os corpos e suas bagagens expressivas do movimento, tensionando a exploração de possibilidades acrobáticas e do risco. A trilha sonora conduz a plateia a momentos de contemplação e de pura vibração.  É um trabalho sinestésico que mexe com as emoções dos presentes por meio do circo, da dança, dos encontros. Na interpretação da diretora artística, "MESMO é algo único".

"Criar uma obra é como caminhar no incerto com uma breve ideia de onde se quer chegar. A sensação é que nunca se chega, e isso é bom. O movimento da obra é o grande cerne e a maior força da obra", destaca Nickolle sobre o interesse em manter o processo criativo aberto.

Mostras e workshops para bailarinos

Após as três noites de abertura, o Prêmio Desterro segue com ampla agenda de 28 de janeiro a 5 de fevereiro, no Teatro Ademir Rosa, anexo ao Centro Integrado de Cultura (CIC). Neste ano, o evento confirma a vinda de 102 grupos de diferentes regiões do país e também do exterior. São 474 coreografias de diversos gêneros que serão apresentadas por 1.174 bailarinos. 

Além da Mostra Competitiva, essa edição lança a Cena Comentada - um projeto que fomenta ainda mais o setor -, além da agenda de workshops com aulas conduzidas por profissionais de renome na dança nacional e internacional em diversas linguagens artísticas.

O 12° Festival de Dança de Florianópolis é incentivado pela Consul, pela Dominik MetalCenter e pela Havan, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina)/Fundação Catarinense de Cultura; e apoiado pela Jomani Corretora de Seguros e pelo Passeio Primavera, em correalização com o restaurante DANKO.
 
Prêmio Desterro
 
Instagram: @premiodesterro
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página