Blog Top Society - Karla Cruz

One Tower foi oficialmente entregue!!!

22/12/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10751_post_1766.jpg
Com 290 metros de altura, quase rompendo a barreira dos supertalls, o One Tower, localizado na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina, é oficialmente o residencial mais alto da América Latina. O empreendimento é certificado pelo CTBUH (Council on Tall Buildings and Urban Habitat), reconhecida organização que audita e certifica os arranha-céus mundiais por suas características e diferenciais. Além de ser referência em práticas de construção civil e reconhecido como o principal recurso global para dados interativos de edifícios urbanos altos.
 
Antony Wood, presidente do CTBUH, entregou a Jean Graciola, presidente e cofundador da FG, o certificado de edifício mais alto do Brasil e mais alto da América Latina, no sábado, 17. “É um orgulho estar aqui em Balneário Camboriú e poder fazer parte desta história. O One Tower é muito mais do que o maior residencial das Américas, ele é um empreendimento imponente e que marca a disrupção e o desenvolvimento da construção civil”, destacou o presidente da CTBUH.
 
Oficialmente entregue, o residencial conta com assinatura da FG Empreendimentos, que figura como uma das principais construtoras do país, com 20 anos de atuação e com uma holding de mais de 60 empresas. O empreendimento foi construído em parceria com a Família Hang.
 
Números que impressionam
O One Tower conta com 52.785,06 m² construídos, onde foram utilizados mais de nove mil toneladas de aço, 24.992,82 m³ de concreto – o equivalente a mais de oito mil caminhões betoneiras, mais de cinco mil toneladas de contrapiso e reboco e contou com a participação de mais de dois mil trabalhadores de forma direta e indireta.
 
São 84 pavimentos, sendo 70 habitáveis. O edifício conta com dois apartamentos por andar, apresentando quatro andares com áreas de lazer com mais de 20 ambientes – sendo duas nos andares 56 e 57, figurando também com o lazer mais alto das Américas.
 
O presidente e cofundador da FG, Jean Graciola, destacou a importância dos pilares Fé, Família e Foco e salientou o comprometimento de toda a equipe para que a construtora chegasse ao patamar atual durante a cerimônia de entrega. “O One Tower é a realização de um sonho, uma obra marcante em nossa trajetória. Um sonho que começou lá em 2007 com a aquisição do terreno. E, é importante destacar que se chegamos até aqui, existem pessoas que sonham junto conosco, a ‘Família FG’, e merecem todo nosso reconhecimento e gratidão. Além disso, crescemos como empresa, buscamos tecnologias, parcerias, rodamos o mundo em busca de novidades e também investimos no desenvolvimento de processos para o avanço de toda a cadeia produtiva. O dia 17 de dezembro de 2022 vai ficar na história e é preciso celebrar”.
 
A noite de entrega foi comemorada no ambiente interno do One Tower com clientes e parceiros, e também nas areias da orla de Balneário Camboriú. A FG estendeu as comemorações à comunidade. Mais de 1000 pessoas se reuniram em frente ao One Tower para brindar a entrega do empreendimento, que contou com show de luzes, fogos e ainda com o espetáculo Ballet nas Alturas, do conceituado grupo de dança vertical que se apresentou pela primeira vez em Santa Catarina. “A entrega do One Tower é um marco e celebrar com a cidade de Balneário Camboriú é uma grande realização para todos nós”, festejou Jean Graciola, cofundador e presidente da FG.
 
O fundador da FG e presidente do conselho, Francisco Graciola, enfatizou a importância da confiança e da relação desenvolvida com os clientes e com o mercado. “Todo o nosso trabalho é pensado e tem por base o encantamento de nossos clientes, esse é o nosso desafio diário”.
 
Altevir Baron, diretor de mercado e marketing, ressaltou que a entrega do One Tower já deixou de ser um sonho. “É a materialização do sonho, é a realidade. Nosso muito obrigado a cada cliente, aos nossos engenheiros, arquitetos, pessoal de obra e toda equipe de vendas que idealizou e tornou esse momento possível de acontecer. Balneário Camboriú recebe a entrega daquele que está entre os empreendimentos mais lindos do mundo, e leva o legado e a marca da FG Empreendimentos”.
 
Desafios
Stephane Domeneghini, gerente de Engenharia Aplicada da FG Empreendimentos, afirmou que a obra começa muito antes da primeira intervenção no terreno. “Um projeto sendo desenhado, cada nova curva, cada novo cálculo que se materializa, isso é fantástico. O que realmente pulsa é muito mais do que a gente vê”.
 
Para a construção de imponentes estruturas de aço, concreto e vidro ao redor do mundo, é grande a demanda de sistemas construtivos arrojados e com a melhor tecnologia existente. Cálculo estrutural e a área arquitetônica para a construção de arranha-céus precisam garantir a resistência às milhares de toneladas de peso da própria estrutura do edifício. “O maior desafio construtivo de um prédio alto é a logística da obra, atrelada ao deslocamento vertical de colaboradores e materiais ao longo da torre. Elevadores de alta performance, sistema de inteligência do edifício, com bombas, válvulas, controle de acesso, para que todos os sistemas possam operar e dar segurança aos processos”, explicou o diretor de Engenharia da FG Empreendimentos, engenheiro civil André Bigarella.
 
O engenheiro também pontuou que o edifício mais alto da América Latina enfrentou e superou desafios construtivos à altura de sua magnitude, como: elevadores, sistema de abastecimento de água, saneamento e energia, estabilidade vertical e segurança.
 
Elevadores
E por falar em tecnologia, os elevadores do One Tower usam tecnologia de ponta. Ao todo são cinco elevadores com velocidade de cinco metros por segundo, que atingem o topo em menos de um minuto e contam com soluções inovadoras para atender à complexidade do projeto. A principal delas são as corrediças ativas – Active Roller Guide, que reduzem as oscilações dentro da cabina para proporcionar maior conforto ao passageiro. Trata-se da mesma tecnologia empregada no One World Trade Center, em Nova York (EUA). Outro destaque dos elevadores do One Tower é o quadro de comando desenvolvido para prédios altos, com um dispositivo que permite a medição da velocidade do vento, por meio de um anemômetro, para o funcionamento seguro do equipamento. Em situações severas de vento, o sistema reduz a velocidade ou até desliga o elevador. Os elevadores do One Tower são, em edifícios residenciais em operação, os mais rápidos do país.
 
Investimentos
Para concretizar o projeto, a FG Empreendimentos investiu mais de R$650 milhões. E mais, o edifício tem uma dados que impressionam, o valor atual dos apartamentos, que estão avaliados hoje em média em R$12 milhões. Todas as unidades estão vendidas.
 
Balneário Camboriú figura hoje como a cidade com maior valorização econômica, à frente dos grandes centros econômicos do país, potencializando o desenvolvimento de toda a região Norte de Santa Catarina. Alguns atributos contribuem para esse crescimento. À beira-mar, com índices de segurança elevados, a proximidade com o principal eixo logístico do Estado e a Capital (Florianópolis). “Já registramos 67% de valorização nos empreendimentos frente mar após o alargamento. Além disso, o mercado da construção civil vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, posicionando Balneário Camboriú na rota de grandes investimentos. Estamos cada vez mais atraindo um novo perfil de investidor e abrindo para o capital estrangeiro”, revelou o diretor de mercado Altevir Baron.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página