Blog Top Society - Karla Cruz

Turismo: Beer Serra Festival se consolida como principal evento cervejeiro da serra catarinense

13/12/2022    Karla Cruz

img/topsocie_blog/10682_post_1983.jpg
O festival contou com a participação das cervejarias Gueedbeer, Cervejaria Lajaica, Eiswasser Oficial, Cervejaria Serraforte (Bier Letti e Princesa da Serra), Serena Brew, e Cervejaria União Serrana.  Na área gastronômica contou com a presença do Galpão Gaúcho Restaurante, Pizza Dompi e Burguer da Joca
img/topsocie_blog/10682_post_4665.jpg
Foi realizado no último fim de semana, o maior evento cervejeiro da serra catarinense, o Beer Serra Festival, na sua 3ª edição com a presença dos artistas Tay & Nara, Trio Rock, Máquina do Rock, Madeira de Lei, João Lucas e Gabriel, Old Rockers, Banda On Jack e Neo Brazil.

O festival contou com a participação das cervejarias Gueedbeer, Cervejaria Lajaica, Eiswasser Oficial, Cervejaria Serraforte (Bier Letti e Princesa da Serra), Serena Brew, e Cervejaria União Serrana.  Na área gastronômica contou com a presença do Galpão Gaúcho Restaurante, Pizza Dompi e Burguer da Joca.

O evento foi uma realização do Núcleo de Negócios Cervejeiros – Nucerv contou com o apoio da ACIL, Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clarity Limpeza, Puris, Brava Brindes, Planalto Seguros, Brazneto Engenharia e Rádio RC7.

A cada ano o setor amplia suas ações, seja na produção, cervejas premiadas e eventos como o Stammtisch que acontece no Mercado Público de Lages. “O setor cervejeiro na Serra Catarinense tem surpreendido o mercado com crescimento da sua capacidade de produção, ideias inovadoras e ampliação da cadeia produtiva do lúpulo”, comentou o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori. 

Trajetória
Em 2017 foi realizado I Festival de Cerveja Artesanal Serra Catarinense na Pousada Refúgio do Lago, com as marcas Frostbier, Lajaika e GuedBeer. Em 2018 entrou no mercado a Princesa da Serra, assim como posteriormente as marcas Eiswaisser, Embaixada Bar, Chopp do Zé, Cervejaria Serrana, Boi de Botas e Bier Letti. Em 2019 aconteceu o primeiro Festival Beer Serra que congregou mais marcas e um público expressivo no Centro Cultural Vidal Ramos e depois contou mais duas edições do Beer Serra no Lages Garden Shopping e várias edições do Stammtisch. Atualmente o setor conta com diversas cervejarias e pubs que crescem a cada ano.

Produção e números das fábricas cervejeiras de Lages
Com dados das cervejarias de Lages e pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, estima-se que a produção na Serra Catarinense esteja a 63.217 litros por mês. Através desta pesquisa de dados e com projeções de expansão através dos novos investimentos dos empresários e, principalmente, as recentes fusões de algumas marcas, estima-se uma expansão na produção para 102.579 litros mês, que resultará uma produção anual de mais de um milhão de litros de cerveja artesanal em Lages para o próximo ano.

Nesta análise, não pode deixar de citar a plantação do lúpulo, que vem agregar no desenvolvimento da produção cervejeira em Lages. Por sinal mais um programa que busca aliar e desenvolver a agricultura familiar da região em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Lages, mais um projeto inovador que conecta toda a rede e cadeia da produção cervejeira na região, como elementos  do malte, cevada, fermento, aveia e trigo.

Texto: Henrique Beling
Fotos: Assessoria Beer Serra e equipe #FicaDicaLages (digital influencer)
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página