Blog Top Society - Karla Cruz

Ainda dá tempo de realizar procedimentos estéticos para as festas de final ano?

13/12/2022    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/10670_post_13626.jpg


Ainda dá tempo de realizar procedimentos estéticos para as festas de final ano?

De acordo com especialista, procura por diferentes procedimentos faciais e corporais se intensifica no mês de dezembro, tanto pelo público masculino como pelo feminino


Com a proximidade das festas de final de ano, o número de pacientes adeptos de procedimentos estéticos nos consultórios médicos tende a aumentar consideravelmente. Por exemplo, no período de 10 a 20 de dezembro de 2022, com base nos agendamentos já realizados, o fluxo de pacientes no consultório da médica Carol Berger, em Florianópolis (SC), será cerca de 35% maior do que no mesmo período no mês anterior. “É normal que com a rotina da vida pessoal, que fica ainda mais corrida no final de ano, somando trabalho, família etc, os pacientes acabem decidindo em cima da hora e tentando um encaixe de última hora na agenda do consultório”, relata a profissional.

Pós-graduada em dermatologia e especialista em procedimentos faciais e corporais, Carol compartilha que as mulheres são mais habituadas a procurar os tratamentos estéticos faciais durante o ano todo, mas quando o verão se aproxima a principal busca do público feminino é pelos tratamentos corporais. Já os homens, nesse período que antecede o fim do ano, buscam, principalmente, a aplicação de toxina botulínica, que melhora as rugas de expressão, proporcionando uma aparência mais jovial e relaxada.

Procedimentos mais indicados para a estação
 
De acordo com a Dra. Carol Berger, o maior desejo das mulheres nesta época do ano é o aumento do volume da região glútea e o bioestímulo de colágeno para melhorar a flacidez e do contorno glúteo, tratamento das celulites e gordura localizada. Já os homens, segundo a médica, procuram melhorar principalmente as rugas de “bravo” e “pés de galinha”.

Resultados em poucos dias
 
É claro que nem tudo pode ser solucionado às vésperas de datas especiais como o Natal e o Ano Novo, mas, sim, é verdade que ainda está em tempo de obter alguns resultados com determinados procedimentos. “A toxina botulínica, utilizada para atenuar rugas não estáticas, por exemplo, age em apenas sete dias; já os preenchimentos faciais com ácido hialurônico, utilizados para volumizar os lábios, por exemplo, têm seu resultado imediato”, explica a especialista, que se desdobra para atender a alta demanda de pacientes antes do recesso de fim de ano.

Ainda entre os procedimentos que podem ser realizados nas estações mais quentes do ano, Carol Berger destaca os bioestimuladores injetáveis de colágeno, que possuem um período de ação um pouco maior, de cerca de três meses. Todavia, segundo a médica, com 30 dias já há uma expressiva melhora na qualidade da pele. “Quanto às tecnologias aplicadas como Morpheus (radiofrequência microagulhada de última geração) para tratamento das celulites, gordura localizada e flacidez, após 15 dias da primeira sessão já se observa um excelente resultado”, explica, falando sobre o procedimento que é o queridinho de celebridades como Kim Kardashian e Lindsay Lohan. 

Outra opção disponível em alguns consultórios dermatológicos, como na clínica da Dra Carol Berger, o Atria também apresenta resultados imediatos com efeitos visíveis de Lifting e queima de gordura, por exemplo. “Tudo isso sem lesionar superficialmente a pele, podendo ser usado para tratamentos faciais e corporais durante todo o período do verão”, completa a profissional.

O que não é indicado na estação
 
A Dra. Carol ressalta que estamos próximos da estação mais quente do ano, e devido a isso é preciso ter cuidado com os lasers ablativos para cicatrizes de acne, estrias e rejuvenescimento, bem como ácidos fotossensíveis (usados na rotina de skincare). “Devem ser evitados pelo risco de hipercromias e manchas em caso de exposição solar”, alerta.

Já tecnologias como o Morpheus devem ter um intervalo mínimo de exposição solar de 15 dias ou até a completa cicatrização da pele. “Mesmo que você faça um procedimento estético às vésperas das festas de fim do ano a vida segue normalmente, pois não existe uma restrição severa para que as suas atividades sejam paralisadas. Exercícios físicos devem ser evitados somente no dia do procedimento”, orienta a especialista.

Em caso de roxos e hematomas, que podem ocorrer em qualquer procedimento que envolve agulhas e cânulas, como aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno injetáveis e preenchimentos com ácido hialurônico, a exposição solar direta do local deve ser evitada. “Outra recomendação muito importante é sempre cobrir a área que o procedimento foi feito com protetor solar, pois pode ocorrer hiperpigmentação desses roxos e provocar manchas permanentes. Caso esses sintomas persistam, o recomendado é procurar o seu médico”, alerta.
 
Se programar é importante
 
Para a realização de alguns procedimentos estéticos é importante que haja uma programação prévia, já que a toxina botulínica, por exemplo, deve ser aplicada idealmente de 10 a 14 dias antes do seu evento. “Isso é necessário pois, em alguns casos, pode haver necessidade de ser feito um refinamento”, completa. Já preenchimentos, bioestimuladores, luz pulsada e Atria, até três dias antes do evento, pois podem provocar algum inchaço.
 
Não há restrição em relação ao qual mês do ano o paciente possa fazer determinado procedimento, afinal o cuidado que deve ser tomado não está relacionado com a época do ano, e sim com a exposição ao sol, direta e indireta. “Pacientes que não fazem exposição solar, dependendo do tipo de pele, podem realizar tratamentos à laser nesta época, sem problemas. Inclusive há pacientes que optam por realizar determinados procedimentos em épocas de férias”, finaliza Carol.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página