Blog Top Society - Karla Cruz

Técnico em Enfermagem do Senac de Blumenau é o primeiro a receber Selo Cofen em SC

30/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10576_post_10012.jpg
O Senac em Blumenau é a primeira instituição de ensino de Santa Catarina a receber o Selo do Programa Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para o Curso Técnico em Enfermagem, que reconhece a qualidade da formação oferecida. A entrega do distintivo ocorre nesta quinta-feira (01), a partir das 19h.

A unidade alcançou 284 pontos durante as avaliações realizadas pelo Cofen, o que gerou 97,26% de aproveitamento, em uma escala que vai de 0 a 100. Para a realização da avaliação, a equipe de avaliadores esteve presencialmente na instituição de ensino.

“O foco da visita é constatar as evidências para certificar as boas práticas no processo de ensino aprendizagem. Os avaliadores utilizam o formulário de avaliação, que possui cinco dimensões, com 73 itens e 219 subitens de avaliação. As dimensões avaliadas estão organizadas em estrutura organizacional, ações gerenciais e operacionais, ações educacionais, infraestrutura e gestão de pessoas, requisitos necessários para entender todo o processo de operacionalização de um curso Técnico em Enfermagem”, destaca a Analista Estadual do Eixo de Saúde do Senac SC, Daniela Farinella.

Entre os diferenciais do curso que fizeram o Senac SC receber o Selo estão os professores, que possuem experiência nos mais diversos segmentos da saúde, com especialização, mestrado e doutorado. A simulação realística em saúde é outro ponto forte da instituição, na qual o aluno vivencia o procedimento, as rotinas e toda dinâmica assistencial de enfermagem o mais próximo da realidade do ambiente profissional. A simulação pode ser realizada com os próprios alunos, atores ou manequins de simulação.

Em Santa Catarina, o Senac atua na formação do Técnico em Enfermagem há 30 anos, com índice de empregabilidade de 95%.  Em Blumenau, já formou mais de 1000 alunos, ao longo de 21 anos de atividade, e atualmente a unidade conta com oito turmas de técnico em enfermagem em andamento, além de três turmas de pós nas áreas de instrumentação cirúrgica e enfermagem do trabalho.

“O prêmio consolidou o trabalho de qualidade realizado por um time de profissionais da unidade de Blumenau e das parcerias estabelecidas com o serviço público e privado de saúde do município. É gratificante ter este reconhecimento em um momento singular e de grandes desafios para a formação dos profissionais da saúde. Comprovamos que realizamos um trabalho de qualidade em consonância com o mercado de trabalho, ofertando profissionais altamente habilitados para o exercício da profissão do técnico em enfermagem”, pontua Ana Paula Kühl, coordenadora do eixo ambiente, saúde e segurança do Senac Blumenau.

O Selo

O Selo da Qualidade Cofen busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente, alinhado às políticas de apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para o estímulo das iniciativas de Programas da Qualidade que contribuam com a assistência segura e eficaz, minimizando, com isso, os riscos inerentes ao exercício profissional, além de estimular o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a excelência da qualidade na Assistência de Enfermagem no Brasil. Além de instituições de ensino, o distintivo é aplicado a instituições de saúde e os Conselhos Regionais de Enfermagem.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página