Blog Top Society - Karla Cruz

Oceanic Aquarium recebe certificado da AZAB pela excelência nos cuidados com os animais

30/11/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10575_post_9968.jpg
Às vésperas de completar três anos de atuação em Balneário Camboriú (SC), o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com a ONG Wild Welfare, da Inglaterra.
 
“Estamos imensamente felizes com essa conquista. É o reconhecimento pela seriedade do nosso trabalho e por toda nossa dedicação em investir sempre no melhor para o bem estar dos animais do Oceanic Aquarium. Esse certificado nos coloca entre os melhores aquários do país e prova que estamos no caminho certo”, destaca Cristiano Buerger Filho, diretor do Grupo Oceanic.
 
Certificado de bem estar animal
 
O certificado emitido pelas duas instituições analisa o trabalho realizado na conservação das espécies, pesquisa e educação ambiental. São mais de 110 critérios que precisam ser cumpridos, em cinco domínios do bem estar animal, sendo quatro físicos e um comportamental.
 
O Certificado de Bem Estar animal existe no Brasil desde 2017 e é um movimento iniciado pela WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, Associação Mundial dos Zôos e Aquários. Que tem como objetivo orientar, incentivar e apoiar as instituições em cuidados e bem-estar animal sob cuidados humanos, educação ambiental e conservação global.
 
Oceanic Aquarium
 
Em breve o aquário completa três anos em Balneário Camboriú (SC), hoje tem aproximadamente 140 espécies em 30 recintos. A equipe técnica é formada por cerca de 15 profissionais, como: veterinários, biólogos, zootecnistas, oceanógrafos, entre outros.
 
O Certificado de Bem Estar Animal garante que o Oceanic Aquarium proporciona o mais alto padrão no cuidado e manejo com os animais, nas diversas áreas, além de cumprir todas as normas exigidas. Entre os zoológicos e aquários do Brasil inteiro, o Oceanic Aquarium foi o 11º a conquistar esse certificado.
img/topsocie_blog/10575_post_14718.jpg
 
"A partir do momento em que foi considerado não só o bem-estar físico, mas também o bem estar mental dos animais, novos paradigmas foram criados e avanços em estudos nessa vertente se multiplicaram em todo o mundo. Novos conceitos em recintos foram desenvolvidos e as  melhorias na qualidade de vida dos animais têm sido evidentes e em constante evolução nos empreendimentos responsáveis", explica André Neto, gerente operacional do Oceanic Aquarium.
 
Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil
 
O diretor Cristiano e parte da equipe técnica responsável por essa conquista estiveram presentes no evento e receberam em mãos a certificação: “É uma honra participar desse momento, queremos dedicar o certificado à todo nosso time, de mais de 100 profissionais, que trabalharam e se dedicaram muito para conquistar com nobreza esse objetivo”, finaliza Buerger.
 
A entrega foi feita durante a 45ª edição do Congresso da AZAB, esse ano realizado no Zoo de São Paulo. O evento reuniu mais de 340 profissionais, lideranças nacionais e mundiais da área e teve o tema: “Zoos e Aquários: uma visão de futuro”.
 
O evento discutiu as iniciativas de conservação, o papel do Brasil no cenário mundial e de que formas as tecnologias podem ser aliadas nesse propósito. Hoje, zoológicos e aquários desenvolvem um trabalho importantíssimo como centros de conservação da biodiversidade.
 
Além da produção de conhecimento científico, ampliação da conscientização e ações que (re)conectam as pessoas com o meio ambiente para que sejam protagonistas da causa na sociedade.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página