Blog Top Society - Karla Cruz

Maior Oktoberfest das Américas começa em grande estilo

06/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10140_post_1350.jpg
A emoção tomou conta de Blumenau com a volta da Oktoberfest. Depois de dois anos de espera, a 37ª edição começou oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 5, com um belo desfile de abertura, a tradicional sangria do primeiro barril de chope, pavilhões lotados e muita alegria.
 
No início da noite, moradores e visitantes encheram as calçadas da Rua 15 de Novembro para assistir às cerca de 80 atrações que voltaram a desfilar em homenagem às tradições germânicas.
img/topsocie_blog/10140_post_9569.jpg
img/topsocie_blog/10140_post_4680.jpg
img/topsocie_blog/10140_post_3220.jpg
 
Entre elas dois novos grupos, o Rollmopswagen – que distribuiu a iguaria alemã entre o público - e o BierHauptStadtWagen, que homenageou a Capital Brasileira da Cerveja. A rainha e princesas da Oktoberfest encantaram, assim como os queridos personagens Vovô e Vovó Chopão. Cerca de cinco mil pessoas participaram, dando um show à parte, com trajes típicos, carros alegóricos, muita música, dança e animação.
 
O próximo desfile acontece no sábado, dia 8, às 16h. No domingo, dia 9, haverá um desfile especial no distrito mais alemão de Blumenau: a Vila Itoupava. A atração começa às 10h, saindo da esquina da Rua Henrique Conrad com a Eduard Manske e indo até a Sociedade Serrinha, na Rua Hermann Hein. Nas semanas seguintes, os desfiles ocorrem na Rua 15, às 16h, nos sábados e no feriado, e às 19h30 na quarta-feira, dia 19.
 
A abertura oficial da 37ª Oktoberfest ocorreu no Biergarten, com a presença do Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, e do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms que foram recebidos pelo prefeito Mário Hildebrandt e a vice Maria Regina Soar, junto às demais autoridades e patrocinadores presentes.
 
“É uma grande alegria estarmos junto a cada um de vocês, neste momento especial de retomada. Quero agradecer ao secretário e a toda a equipe da Secretaria de Turismo pelo grandioso trabalho que fizeram. Somos a maior festa alemã da América Latina. Somos grandes em tamanho e grandes na vontade e no gosto de receber as pessoas”, afirmou Hildebrandt durante a solenidade.
 
A cerimônia trouxe de volta ao palco os monges cervejeiros, que entregaram o caneco oficial para o homenageado da noite, Alex Murad, do Parque Beto Carreiro. Bandas tradicionais de Blumenau animaram a noite, como a Banda do Caneco, Os Velhos Camaradas e muitas outras.
 
Às 22h, horário em que iniciou a abertura, a organização contabilizava mais de 12.600 visitantes. Nos próximos 18 dias, mais de 600 mil pessoas são esperadas nos pavilhões do Parque Vila Germânica.
 
Programação e atrações
 
A 37ª Oktoberfest vai até o dia 23 de outubro, com atrações já tradicionais e muito esperadas, como o concurso da nova realeza da festa, as brincadeiras de chope em metro, apresentações de grupos folclóricos e participação de Clubes de Caça e Tiro.
 
A programação completa pode ser conferida aqui: https://oktoberfestblumenau.com.br/programacao/.
 
Mais de 150 opções de pratos típicos, como spätzle, marreco recheado, bretzel, entre outros, são oferecidos em todos os pavilhões, bem como na Praça de Alimentação. A cervejaria oficial da festa este ano é a Ambev, que traz para Blumenau a mesma cerveja da festa de Munique: a Spaten. Cervejarias artesanais da Capital Brasileira da Cerveja e região também estão presentes. Esta edição terá a participação recorde de 12 produtoras locais.
 
Artistas internacionais como Tim Toupet, Peter Wackel e Voxxclub são alguns dos nomes confirmados para tocar em Blumenau nos próximos dias de festa. Apresentações musicais também ocorrem por toda a cidade durante a Oktoberfest, em praças e restaurantes.
 
A Vila Germânica conta este ano uma tirolesa na área externa, para quem quiser se aventurar por um trecho de 90m, além de brinquedos como Chapéu Mexicano, Roda Gigante e a Torre que proporcionam diversão para todas as idades.

Foto: Eraldo Schnaider

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página