Blog Top Society - Karla Cruz

Borck estreia na Oktoberfest Blumenau

01/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10098_post_13538.jpg
O aniversário da Borck Cervejaria terá um sabor diferente em 2022. Ao completar 26 anos, a cervejaria mais antiga em atividade em Santa Catarina vai participar pela primeira vez da Oktoberfest Blumenau.
 
“Será um momento especial para toda família Borck, temos muito o que comemorar e a Oktoberfest é o lugar certo para celebrar”, afirma a sócia da cervejaria, Michele Borck.
 
A participação da empresa timboense na Oktoberfest Blumenau foi possível por meio de um consórcio formado por cinco cervejarias artesanais da região. O grupo venceu um edital para exploração da venda de cerveja durante a festa em um espaço no setor 3 do Parque Vila Germânica. A Borck irá oferecer cinco diferentes estilos: Weiss, Red Lager, Malzbier, IPA, Doppelbock (especial de 25 anos), Chope de Vinho, além de uma edição Especial Oktoberfest.
img/topsocie_blog/10098_post_6746.jpg
 
Além da maior festa alemã das Américas, a cervejaria já havia confirmado presença em outro grande evento da região, da qual participa desde a primeira edição: a Festa do Imigrante. Ela é realizada em Timbó de 29 de setembro a 1º de outubro e de 7 a 12 de outubro. Com o aumento no consumo de chope neste período, a Borck dobrou a produção da bebida.
 
Bar da fábrica
 
A participação nos eventos cervejeiros é importante para a empresa que integra a lista de pioneiras do estado, mas há outro motivo para os 26 anos da Borck ter um sabor mais encorpado em 2022. O Fabrik Bar Borck, que estava fechado há 16 anos, foi remodelado e reinaugurado em maio.
 
“Mais do que produzir cerveja de qualidade, a Borck traz no DNA a diversão entre família e amigos, essa é a marca registrada ao longo da história que começou com meus pais em 1996”, recorda Michele. O espaço, com capacidade para 90 pessoas, funciona como choperia e petiscaria e atende o público de quarta-feira a sábado, das 17h às 23h. Fica localizado na Rua Pomeranos, 1963, e conta com estacionamento.
 
Mais sobre a Borck Cervejaria
 
Há 26 anos, Brunhard Borck abandonava a vida de bancário para investir em um sonho: montar uma cervejaria artesanal em Timbó (SC), coração da colonização alemã e italiana em Santa Catarina. Depois de viajar pela Europa e visitar as cidades de Verona, na Itália; Hamburgo e Munique, na Alemanha; e Százhalombatta na Hungria; ele adquiriu a estrutura necessária para a implantação de uma das primeiras cervejarias artesanais do estado e que hoje carrega o título de mais antiga em funcionamento.
 
A inauguração da fábrica aconteceu em 4 de outubro de 1996 e a novidade chamou a atenção de apreciadores da tradicional cerveja europeia, encorpada e de alta fermentação, ainda sem similar no Brasil. Porém, o seleto grupo de apreciadores não foi suficiente para manter o nível de produção viável. Assim, a empresa alterou sua fórmula para um chope do tipo Pilsen e, posteriormente, passou a produzir o chope escuro, tipo Malzbier. 
 
Em 2010, ainda no mesmo molde artesanal e familiar, nos mesmos tanques húngaros, com uma fórmula especial e única, a Cervejaria Borck iniciou a produção do chope tipo Weizenbier, feito à base de trigo. Em 2013, começou a produzir o Borck Red Lager e, quase 18 anos depois, iniciou o processo de engarrafamento do chope sem pasteurização, quando a cerveja viva da Borck incluiu mais um capítulo à sua história.
 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página