Blog Top Society - Karla Cruz

Às vésperas da Oktober, Norte shopping expõe maquetes de casas enxaimel do Vale

01/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10094_post_1783.jpg
Um dos símbolos da tradição germânica no Vale, as casas enxaimel até hoje fazem parte da paisagem rural e urbana de diversos municípios da região. E às vésperas da Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, o Norte Shopping vai resgatar esta técnica construtiva trazida pelos imigrantes alemães no século 19. A partir de sábado (1º de outubro), das 10h às 22h, em frente à loja Polishop, estarão em exposição 12 maquetes de casas enxaimel históricas de Blumenau e outras cidades catarinenses. 
img/topsocie_blog/10094_post_4553.jpg
img/topsocie_blog/10094_post_3327.jpg

As maquetes cortadas à laser, que demonstram a composição da estrutura, fazem parte do acervo de Max Diel Volles. Quando criança, Max observava o trabalho de seus pais, que construíam casas enxaimel e tentava compreender como a estrutura era constituída. Aos 14 anos, construiu uma miniatura enxaimel, seguindo o modelo da casa do seu professor, e dois anos depois, fez sua primeira exposição, exibindo oito modelos. Em 2016, se formou em Técnico em Mecânica Industrial e até hoje atua como carpinteiro de enxaimel.

No ano de 2017, realizou uma exposição de maquetes enxaimel no Museu Histórico de Santa Catarina, contendo as suas obras originais, além de novos modelos. Em 2019, aos 21 anos, Max ganhou o Prêmio Herbert Holetz, no qual apresentou 10 maquetes de edificações históricas de Blumenau, realizando o levantamento e registro de dados destas construções históricas em forma de maquetes em MDF, e que agora estarão em exibição no Norte Shopping.

Antiga e tradicional técnica de construção bastante comum na Alemanha, o enxaimel é caracterizado por uma estrutura de madeiras encaixadas e tem seus vãos preenchidos com pedras, tijolos ou taipa. “Estas maquetes impressionam pela fidelidade e complexidade como foram feitas e permitem ao público comparar os tamanhos entre algumas construções históricas bastante conhecidas em Blumenau”, explica Max, destacando que algumas cabem até na palma da mão.

Conheça as maquetes das casas enxaimel expostas no Norte Shopping:

Casa Nugali
Estrutura enxaimel que fica localizada na fábrica de chocolates Nugali, em Pomerode, em um espaço onde fica a estufa de cacau. O seu padrão de estrutura é composto de telhado de 45° de inclinação.

Salão Kunze
O Salão Kunze serviu de local de eventos por muito tempo em Blumenau e após sofrer um incêndio passou a ser restaurado. Seu modelo de estrutura não é muito comum para uso residencial, mas era empregado em armazéns e prédios industriais devido ao amplo espaço no pavimento térreo e a capacidade de ser “modular”.

Igreja Becker
A estrutura está localizada na cidade de Itapiranga (SC) e é uma réplica da construção original da primeira  igreja da cidade, que foi destruída por uma tempestade.

Escola Nº 1
Construída em 1870, foi uma das três primeiras escolas da colônia Blumenau, sendo a primeira da Itoupava Central. A construção já passou por dois restauros e várias reformas. Possui uma ala anexada posteriormente à construção original.

Casa Hering
Casa onde funciona o museu da Companhia Hering, em Blumenau. A construção foi translocada e reformada, mas seu telhado atual foi refeito usando métodos convencionais. A maquete foi readequada para o sistema construtivo do enxaimel.

Casa CAT (Michelmann)
A estrutura da atual Casa Central de Atendimento ao Turista de Blumenau é de 1822. Passou por reforma ao ser transferida de seu local original, mas o telhado foi refeito usando métodos convencionais.

Casa Saxônia 
A casa situada em Blumenau foi translocada do local original e foi muito bem restaurada, inclusive o telhado tradicional de 45° foi modificado para o modelo atual por um carpinteiro de enxaimel.

Casa Wendeburg
Casa edificada em 1858, em Blumenau, pertenceu a Hermann Wendeburg. Hoje a estrutura é parte do complexo do Museu da Família Colonial. A construção já foi reformada diversas vezes e o seu telhado foi refeito de forma convencional e a “lucarna” instalada na casa é de alvenaria

Casa Edith Gaertner
Casa edificada em 1864, pertenceu à família Gaertner. Hoje integra o complexo museológico do Museu da Família Colonial, em Blumenau. A construção já foi restaurada várias vezes e parte do seu telhado foi refeito de forma convencional.

Hospital Misericórdia
Construção edificada em 1923 que, originalmente, abrigava o Hospital Misericórdia. É a maior construção enxaimel existente em Blumenau. Devido às dimensões e grande complexidade, necessita de um complexo sistema de distribuição de carga, fazendo uso de traves de contraventamento e mãos francesas para estabilizar a estrutura.

Casarão Força e Luz
A grandiosa construção já foi propriedade da Companhia Força e Luz de Blumenau e está entre as maiores da cidade. A estrutura segue o modelo clássico enxaimel, com telhado de 45° de inclinação e possui uma “lucarna” no sótão. Também necessita de um sistema de distribuição de carga.

Casa Erich Meier
Localizada em Blumenau, é um modelo de casa bastante incomum, pois a varanda está localizada sob os barrotes da estrutura. Normalmente, seria construída uma ala de extensão (puxado) para inserir uma varanda na estrutura.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página