Blog Top Society - Karla Cruz

5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul começa dia 6 de outubro

26/09/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10025_post_3597.jpg
Do dia 6 ao dia 9 de outubro Jaraguá do Sul é palco do 5º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul. A inovação no formato  3 em 1 é uma das principais características da edição deste ano, que engloba produções de diversas partes do Brasil e da Argentina e conta com a Mostra Competitiva e a Mostra Restrospectiva, além da 1ª Mostra Internacional do Cinema Independente da Argentina.
 
A cada ano, o Festival conquista mais espaço, abrangência e repercussão nacional, sendo um dos únicos do país que abrange a participação de produções de longas-metragens, curtas, meias e videoclipes, temática sempre livre e aberta a profissionais, estudantes e amadores. As cerimônias de abertura e fechamento são presenciais e online ao vivo no Youtube do Festival
 
A abertura, que ocorre no dia 6 de outubro, às 18h30, no Café no Tom, no Teatro Scar, em Jaraguá do Sul, com entrada livre, conta com bate-papo com os diretores e produtores Alex Pizano, de Roraima, Elder Fraga, de São Paulo, e Rolando Abbruzese y Juan Vazques, da Argentina. O evento de encerramento será no dia 9 de outubro, às 17h, no mesmo local, e além das premiações haverá uma conversa com a produtora Vitória Mantovani, de São Paulo, o animador e produtor Fabian de Los Rios, da Argentina, e os produtores e diretores Wagner Abreu, do Rio Grande do Sul e e Luiz Machado, de Santa Catarina. 
 
Segundo Isaac Huna, idealizador do evento, o Festival tem evoluído, apresentando inovações a cada edição, visando, sobretudo, a divulgação da produção cinematográfica independente nacional e, pela primeira vez, internacional com a mostra de produções argentinas.
 
“Destaco aqui, que o evento conta com patrocínios, até a 3º edição, da SECEL, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, de apoio cultural em todas as edições, e parceria da iniciativa privada local. Além disso, o Festival tem sido desenvolvido, desde o início, pelo trabalho voluntário de uma grande equipe de amantes e entusiastas da cultura e do cinema nacional”.
 
Os destaques da Mostra Competitiva são os documentários “O Artista e a Força do Pensamento”, de Elder Fraga (SP); “De boca em boca 2 - Uma guerra sem fim”,  de  Wagner Abreu (RS); o suspense/ficção “Palasito”, de Alex  Pizano (RO); o suspense/drama  “Às escuras”, de João Gragnani e Paula Witchert (SP). 
 
A Mostra Restrospectiva vai exibir os premiados das últimas edições do Festival e tem como destaque o drama/suspense “Ninfabebê”, de Aldo Pedrosa (MG); o documentário LGBTQIA+ “Close”, de Rosane Gurgel (CE); a animação/aventura “As aventuras do menino pontilhado”, de Leo Tabosa (PE); e o longa de ficção/drama “Albertina”, de Luiz Fernando Machado (SC). 
 
A 1ª Mostra Internacional do Cinema Independente da Argentina traz o documentário “El espíritu del General San Martín. Retorno a la tierra elegida”, de Vazquez Juan Carlos, de Mendoza; o suspense/terror “Aterrados”, de Demian Rugna, de Buenos Aires; a animação infantil, “Inspector Lopez”, de Yanina Tiribelli, de Buenos Aires; e a ficção/aventura “Desertor”, de Pablo Brusa, de Mendoza.
 
A exibição dos filmes estará aberta de forma permanente durante os dias do evento pelo canal do Festival: https://www.youtube.com/CinemaJaraguadosul. A programação completa de exibição dos filmes, pode ser conferida no site: www.festivalcinejds.com.br
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página