Blog Top Society - Karla Cruz

Especialista fala sobre marcas e novo comportamento dos consumidores

26/05/2023    Gustavo Siqueira

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Muito se fala sobre as mudanças no comportamento dos consumidores, sobretudo após um evento disruptivo como a Pandemia de 2020. Discutir a vulnerabilidade desse momento em que se percebeu que as barreiras geográficas não são intransponíveis e que existe uma cadeia global de consumo e dependência, é fundamental para entender a universalidade de comportamentos de consumo em um novo cenário e dentro de um novo contexto exigido pela pós-pandemia. Este é, portanto, um ponto fundamental para a estratégia de marcas e negócios em 2023. Tanto que a ciência comportamental tem ganhado cada vez mais força, buscando compreender a mente do consumidor, que agora procura experiências mais ricas, que combinem a fluidez digital da pandemia com a retomada da intimidade dos relacionamentos de tempos anteriores. 
 
As tendências de consumo mundiais mostram que as novas formas de viver experimentadas pelos consumidores durante a pandemia - tanto de compra quanto de interação - podem fazer com que haja uma regressão a alguns velhos hábitos, otimizando a experiência. O impulso de gastar pode ser contido e as exigências podem ser maiores. Ou seja, os consumidores querem tirar o máximo de valor dos produtos ou serviços - seja em um bem de consumo ou um serviço de streaming. Essa tendência global se reflete também aqui no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela Opinion Box/Dito revela que os consumidores brasileiros querem experiências personalizadas. A grande maioria dos entrevistados (72%) esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses e um índice bem semelhante prefere comprar das marcas com as quais já teve experiências personalizadas e indica marcas que oferecem esse tipo de experiência.
 
Uma pesquisa do Sebrae, denominada "Principais Tendências de Consumo 2023”, corrobora com esses dados, enaltecendo um comportamento mais social e também mais cauteloso do consumidor. Algumas tendências listadas pelo levantamento são: Consumo intencional (menos compras por impulso); Consumo com consciência ambiental (upcycling, second hand); e Consumo de infoprodutos (materiais criados e distribuídos digitalmente, sobre assuntos que vão de educação a gastronomia). Levando em conta as pesquisas recentes relacionados ao comportamento do consumidor, ainda podemos citar como impulsionadores do consumo fatores como bem-estar físico e mental, respeito aos direitos dos indivíduos, alinhamento com valores e identidade, oportunidade de experiências estimulantes e conexões físicas e digitais. No entanto, somado à ampliação da consciência para consumo, é necessário levar em conta também o aumento do custo de vida, que continua crescendo em nível global em 2023. Dados da  Global Consumer Insights Pulse Survey 2023 da PwC mostram que a maioria (53%) dos consumidores globais reduziram gastos com compras não essenciais e 15% interromperam completamente os gastos não essenciais. 
 
Consequentemente, é indispensável para as marcas nos dias atuais estabelecerem estratégias focadas em atender a essas novas premissas básicas. Elas devem oferecer ao consumidor a oportunidade de autoexpressão, entender e incentivar essas mudanças de hábitos, ajudá-los a explorar interesses que os tornem únicos e ao mesmo tempo mais conectados com a própria essência. A inteligência artificial é uma grande aliada - por entregar personalização requer um entendimento profundo de cada indivíduo. Também é preciso pensar em como ajudar os consumidores a se tornarem mais resilientes às mudanças, uma vez que as incertezas quanto ao futuro foram exacerbadas. A abordagem omnichannel, tendo em vista que os consumidores têm interagido com as marcas no ambiente físico e digital, também continua a ser uma estratégia relevante. A familiarização cada vez maior com a tecnologia também vai fazer com que as pessoas controlem melhor os espaços digitais, usando, por exemplo, o metaverso para desenvolver identidades únicas. Veremos, nesse sentido, um forte movimento relacionado à privacidade de dados. E, por fim, é preciso lembrar que o poder está cada vez mais nas mãos de quem consome. As marcas precisam permitir esse protagonismo, dando lugar ao consumidor dentro desse processo criativo.
 
Contribuição de: Cristiane Soethe, jornalista, sócia da Presse Comunicação, especialista em Comunicação Empresarial, mestranda em Administração de Empresas

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Empresa lança solução voltada para automação de mensagens para e-commerce

26/05/2023    Gustavo Siqueira

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Hi Platform, referência no mercado em soluções tecnológicas para atendimento e relacionamento com clientes, desenvolveu o seu novo produto de automação de comunicações multicanais para e-commerce, o Hi Flow. O lançamento ocorreu durante um evento híbrido que abordou sobre estratégias multicanais e automações para impulsionar resultados em todas as etapas da jornada dos clientes.
 
O encontro, também contou com a palestra do Grupo Meta sobre o WhatsApp como uma ferramenta empresarial. Além de apresentar as funcionalidades da versão Business API que permite gerar relatórios, automatizar mensagens com bot, disparar mensagens em massa, entre outros.
 
O Hi Flow é a nova versão da Akna, empresa adquirida pela Hi Platform em março de 2022. Segundo Marcelo Pugliesi, CEO da Hi Platform, com o rebranding, a expectativa é ampliar a usabilidade do produto, tornando-o ponto focal da jornada do cliente.
 
"Entender o comportamento do consumidor é um dos principais desafios do e-commerce nos dias atuais. Com diversos canais, se torna cada vez mais necessário que os negócios consigam automatizar processos e olhar para estratégias com uma visão mais abrangente. E é neste ponto que o Hi Flow atua, sendo uma solução conversacional que integra, com facilidade, o disparo ativo e receptivo das conversas, permitindo que as empresas criem ações mais efetivas para seus resultados", afirma o CEO.
 
Com a solução os usuários podem enviar mensagens em massa para várias etapas da jornada do cliente, desde nutrições até notificações de status de pedidos, pesquisas de satisfação ou ações de recompra, por meio de canais como SMSe-mail ou WhatsApp.
 
Além disso, a tecnologia foi projetada com o intuito de resolver as dores mais frequentes, atuando ativamente para potencializar a relação entre marcas e seus consumidores. Entre as funcionalidades, estão a criação de landing pages, relatórios de desempenho, automação de fluxos, construtor drag & drop e integração fácil com ferramentas externas.
 
otimização de envios e a redução do custo de disparo também são pontos fortes do Hi Flow, o que o torna uma solução eficiente e completa para as necessidades de comunicação das empresas. Outro fator importante para destacar é a segmentação comportamental do cliente. Isso significa que, por meio de relatórios, é possível identificar os canais que geram mais resultados com aquele consumidor para criar ações mais estratégicas e assertivas.
 
“Esses recursos são diferenciais que trazem diversos benefícios aos usuários, tais como a habilidade de orientar a jornada de compra dos clientes e aumentar o ROI. Além disso, a automação de envios economiza tempo e permite ampliar a comunicação, enquanto as comunicações multicanais e proativas, em conjunto com a personalização de campanhas e segmentação comportamental, fortalecem a marca e melhoram a experiência do usuário”, completa Marcelo.
 
O Hi Flow é uma grande aposta da Hi Platform e será a sua principal oferta para o Fórum E-commerce Brasil, no qual participará em julho.
 
Sobre a Hi Platform
 
A Hi Platform surgiu a partir da fusão de duas empresas: a Seeker, uma startup de Blumenau que desenvolve programas de monitoramento de produtos e marcas em redes sociais, e a Direct Talk, especializada em softwares de atendimento e ferramentas de chat.
 
Com o objetivo de garantir uma jornada completa de experiência de compra, disponibiliza soluções de atendimento e relacionamento com clientes, que inclui chatbots, automação de marketing e comunicações, e impactam todas as etapas, desde a atração de leads até a fidelização.
 
Além disso, a empresa oferece serviços de inteligência artificial e análise de dados para otimizar recursos e gerar oportunidades de vendas. Com sede em São Paulo (SP), Blumenau e Bahamas, a Hi Platform atende a diversos setores, incluindo varejo, financeiro, saúde e educação.

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Itajaí Shopping recebe nova edição da Feira de Vinil neste final de semana

26/05/2023    Gustavo Siqueira

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Adoradores dos famosos “bolachões” – os discos de vinil – terão um ponto de encontro neste final de semana no Itajaí Shopping. Clássicos do rock, do jazz, do pop, do metal e da Música Popular Brasileira (MPB) estarão de volta ao empreendimento neste sábado e domingo, 27 e 28 de maio, em uma nova edição da Feira de Vinil. 
 
Nos dois dias, a feira estará localizada na Praça de Entrada do shopping, no piso L1, onde o público poderá garimpar álbuns de sucessos entre 3 mil títulos novos e também de época. Para entrar no clima do evento, ao longo de todo o final de semana, o Itajaí Shopping trará uma playlist ao rádio mall com músicas icônicas do rock e pop nacional e internacional.
 
No local, o visitante pode comprar ou trocar discos. Além de buscar raridades da música a preços promocionais, a feira ainda traz a oportunidade de encontrar e conversar com outros adoradores do universo vintage musical.  Serão LPs novos e usados de grandes nomes da música nacional e internacional, a exemplo de Beatles, Madonna, Elvis Presley, Iron Maiden, Queen, Rolling Stones, entre outras bandas de sucesso.
 
No sábado, a Feira Vinil atende o público das 10h às 22h, enquanto no domingo, das 12h às 20h.
 
AGENDA
Feira de Vinil do Itajaí Shopping
Local: Itajaí Shopping, Praça de Entrada, piso L1
Data: 27 e 28 de maio (sábado e domingo)
Horário: No sábado, 10h às 22h, e no domingo, das 12h às 20h
Valor: Gratuito

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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