Blog Top Society - Karla Cruz

Origens

28/05/2018    Karla Cruz

Pequenos tradicionalistas mostram paixão pela cultura no laço da vaca parada
Competição reuniu crianças de quatro a 11 anos em quatro categorias.
img/topsocie_blog/1425_post_350.jpg

img/topsocie_blog/1425_post_4613.jpg
img/topsocie_blog/1425_post_13463.jpg
img/topsocie_blog/1425_post_9139.jpg
A tradição do laço começa na vaca parada. E foi isso que ocorreu na terceira tarde da 30ª Festa Nacional do Pinhão, neste domingo, no parque Conta Dinheiro, em Lages. A final da vaca parada reuniu mais de 15 crianças, de 4 a 11 anos, que vieram de diversas cidades do estado só para competir. A organização dividiu a competição em quatro categorias: a “Bonequinha”, para meninas de 0 a 7 anos, e “Prendinha”, para meninas de 7 a 11 anos. Para os pias as categorias foram “Piazinho”, de 0 a 7, e “Piazito”, de 7 a 11 anos.

Maria Julia de Macedo, de 4 anos, faz parte do CTG Velho Pouso do Boiadeiro, de Palhoça. Ela competiu na categoria “Bonequinha” e conquistou o primeiro lugar. A mãe, Patricia de Macedo, conta que laçar é uma tradição que vem de gerações, “Nossa família toda laça, meu marido, minha filha mais velha, de 9 anos, eu e agora a Maria Julia. É muito bom ver ela continuando algo que fazemos com tanto amor”.

Patricia destaca que por Maria ser pequena, nas competições, ela ajuda a preparar a armada, o que faz a ansiedade aumentar ainda mais. “Meu coração fica na mão. Quando ela acerta, nós comemoramos, e, mesmo quando erra, eu a parabenizo para que ela tenha a noção de que o prêmio é manter a tradição viva e que continue se sentindo motivada”.

Entre os pias a disputa foi acirrada
Na categoria “Piazito” o vencedor foi Kaue Wilde, de 9 anos. Ele faz parte do CTG Laço Aberto, da cidade de Laurentino. A disputa foi acirrada e Kaue ganhou após 47 armadas. Mais armadas do que o torneio de Vacaria.

O pai, Marcio Wilde, conta que começou a laçar desde os nove anos e ver o filho seguindo a tradição é emocionante. “Nós procuramos levá-lo sempre aos rodeios para que ele se sinta incentivado. O importante é participar. Os títulos são consequências disso”. Para Kaue foi muito bom sair com o primeiro lugar. “Estou muito feliz com o prêmio e saber que foi por 47 armadas é melhor ainda”.
 
 
Resultados da Vaca Parada
Meninas
Bonequinha (0 a 7 anos):
1º lugar: Maria Julia de Macedo (CTG Velho Pouso do Boiadeiro – Palhoça/SC)
2º lugar: Giovana Souza (CTG Sesteada da Querência – São José do Cerrito/SC)
 
Prendinha (7 a 11 anos):
1º lugar: Maria Isadora Macedo (CTG Velho Pouso do Boiadeiro – Palhoça/SC)
2º lugar: Maria Silva (CTG Gracilio Felipe – Correia Pinto/ SC)
 
Meninos
Piazinho (0 a 7 anos):
1º lugar: Vitor Enzo Pinto (CTG Laço Aberto – Laurentino/SC)
2º lugar: João Lucas Souza Dias (CTG Alegria do Campeiro – Urupema)
3º lugar: Pedro de Sá Pereira (CTG Recanto Alegre – Lages/SC)
Piazito (7 a 11 anos):
1º lugar: Kaue Wilde (CTG Laço Aberto – Laurentino/SC)
2º lugar: Antonio da Silva Nunes (CTG Planalto Lageano – Lages/SC)
3º lugar: Natan de Sá Pereira (CTG Recanto Alegre – Lages SC)

Catarinas Comunicação
Fotos: Nilton Wolff

Compartilhe nas redes sociais:

Inspiração que vem de fora

27/05/2018    Karla Cruz

Designer Lili Golunski busca na Flórida, Estados Unidos ideias para finalizar o Lobby da CASACOR Itapema
img/topsocie_blog/1424_post_14674.jpg
Em passeio pelo Design District de Miami, a Designer Lili Golunski buscou inspiração para assinar seu projeto na CASACOR Itapema, um Lobby com 150 m²
img/topsocie_blog/1424_post_11420.jpg
img/topsocie_blog/1424_post_6110.jpg
img/topsocie_blog/1424_post_3699.jpg
img/topsocie_blog/1424_post_13947.jpg
img/topsocie_blog/1424_post_952.jpg
A Designer Lili Golunski no Restaurante Juvia, um dos mais sofisticados de Miami, premiado por seu design
img/topsocie_blog/1424_post_825.jpg
 Lili e o marido Leandro Novello no Hotel Four Seasons, em Miami
Foram doze dias de uma viagem inesquecível e inspiradora. Assim a Designer Lili Golunski definiu sua passagem por Miami, na Flórida (EUA), de onde voltou recentemente cheia de ideias para finalizar o ambiente que assina na CASACOR Itapema, que acontece de 27 de maio a 08 de julho. O Lobby, com 150m² promete surpreender os visitantes logo na entrada da mostra, considerada a maior no segmento de decoração das Américas.

Antenada em tendências e dedicada ao trabalho, Lili aproveitou a viagem para conferir as novidades que em breve estarão em projetos no mundo todo. O motivo da ida aos Estados Unidos foi conhecer oito hotéis, recém-inaugurados e que estão em evidência na mídia especializada. Entre as visitas Lili destacou toda a elegância e sofisticação do Hotel Four Seasons, onde escolheu se hospedar e cujo lobby é simplesmente fantástico. “Como vou assinar o Lobby da CASACOR Itapema, aproveitei a viagem para trabalhar e conhecer de perto o que é tendência neste ambiente e percebi que além do projeto e da decoração, o atendimento faz toda a diferença. Hoje é o check in que vem até o cliente, tornando ultrapassado aguardar num balcão”, explica Lili. Isso se traduz na inclusão de uma champanheria no projeto de Itapema, tendência comum lá fora, onde os hóspedes são recepcionados de forma informal e confortável, e porque não com uma taça de champanhe?

Lili Golunski destacou sua passagem pelo Design District de Miami, região que é referência no que há de melhor em decoração e design no mundo. A Designer visitou grifes badaladas como Gucci, Dior, Fendi, Chanel, Christian Louboutin, entre outras, destacando a última pela fachada, revestida com uma espécie de cortiça, toda em madeira, o que torna o projeto surpreendente. “Visitar o Design District é viajar pelo novo, pelo moderno, por aquilo que é tendência e pelo que há de melhor em decoração, materiais e mobiliário”, acrescenta a Designer. Outro destaque foi a visita a loja Armani Casa, onde a Designer percebeu que os mesmos detalhes empregados na alfaiataria da marca, se traduzem no mobiliário, como cores, tecidos e tons sóbrios.

No Design District Lili também passou pela Natuzzi Itália, um dos apoiadores de seu projeto na CASACOR. Após ter suas peças lançadas em Milão a Natuzzi de Miami é a primeira loja a receber as novidades da marca, que é referência em mobiliário no mundo. “O Design District é o local ideal para buscar inspiração e ficar por dentro das novidades no segmento. Esse é o papel do bom profissional; captar as tendências, traduzir os diferentes estilos e filtrar o que combina com cada cliente, cujo estilo é sempre único”.

Para a Designer gaúcha, que atende no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e fora do país, tudo que se faz, mesmo a lazer, merece sempre o olhar clínico para captar o novo, o belo e o diferente, traduzindo isso para o que combina com cada região e cliente. “O segredo é pesquisar muito, mas percebendo a diferença entre os projetos e sabendo o que combinar em cada ambiente”, diz Lili.

Na bagagem Lili Golunski trouxe novas ideias para apresentar aos visitantes da CASACOR e também aos seus clientes, tudo minuciosamente selecionado e pensado para surpreender.

- Percebi que as grandes marcas estão apostando em projetos equilibrados e contemporâneos, investindo em cores neutras, mas com pinceladas de cor em pequenos detalhes, como uma poltrona, uma obra de arte, ou o interior de um móvel.

Para Lili Golunski a palavra tendência para 2018 é uma só: Exclusividade”.
 
Sobre a Designer
Com mais de duas décadas de atuação e amplo reconhecimento no mercado, o escritório Lili Golunski, formado por três sócias (Lili Golunski, Georgea Golunski e Natalie Cruz) é um dos convidados para participar da edição de Itapema, da CASACOR SC, que acontece entre maio e julho, no antigo Plaza Itapema. Após 18 anos atuando no Rio Grande do Sul, recentemente o escritório expandiu-se e abriu uma filial em Balneário Camboriú (SC).
O escritório de Lili Golunski vai assinar o Lobby da mostra, considerada a Maior Mostra de Decoração das Américas. O Lobby do Hotel de 150m² faz alusão às residências dos anos 70, típicas da região Sul do Brasil. Destacando trabalhos feitos em madeira, as rústicas casas de pescadores foram à essência para a concepção do projeto. Elas remetem simetria e trazem o ritmo de todo o ambiente. Essa inspiração inicial vem de East Hamptons, cuja arquitetura acrescenta elegância e sofisticação ao espaço.
 



Compartilhe nas redes sociais:

Origens

27/05/2018    Karla Cruz

Finais da gineteadinha e vaca parada ocorrem neste domingo
img/topsocie_blog/1423_post_3961.jpg
img/topsocie_blog/1423_post_11863.jpg
img/topsocie_blog/1423_post_2228.jpg
As crianças roubaram a cena na tarde do segundo dia da 30ª Festa Nacional do Pinhão. Para o especial Origens foi criada uma categoria gineteadinha, a montaria infantil em pônei. Neste sábado (26), as montarias foram feitas somente como apresentação para o público que compareceu em grande número para assistir às provas campeiras.

Para a competição, 15 pôneis foram trazidos da cidade de Araranguá, no Sul do estado. João Henrique Vieira, de 11 anos, é filho de laçador. Ele conta que ganhou seu primeiro pônei do avô antes mesmo de nascer e começou a ginetear aos dois anos. “O gosto pela gineteada surgiu ao ver outros ginetes”, diz o menino encabulado, porém corajoso.

Por ter herdado a tradição de família, desde pequeno acompanhava os pais em rodeios. A mãe, Losimar Vieira, conta que João surgiu com a ideia de gineteada do nada. “Não temos ninguém na família que gineteia. Vendo ele hoje competindo me deixa emocionada e muito orgulhosa”.

No domingo (27), o Especial Origens começa a partir das 13h30min com a final da gineteadinha e da vaca parada, categoria que inclui meninas e pias de até 11 anos.


Catarinas Comunicacao
Fotos: Nilton Wolff 


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página