Blog Top Society - Karla Cruz

Especialista aponta como proteger informações corporativas no regime de home office

19/03/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2893_post_12477.jpg
Com o objetivo de impedir a disseminação e o contágio do Coronavírus (Covid-19), grande parte das empresas de todo o mundo estão adotando o regime de home office. Entretanto, o trabalho remoto requer uma atenção especial por parte dos colaboradores que utilizam deste meio, pois pode trazer uma série de riscos para os negócios que não possuem condutas adequadas de segurança e de seguimento das leis trabalhistas.

O especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica, Tiago Brack Miranda, destaca que, além da parte legal do trabalho remoto, é necessário aprimorar a segurança dos dados e informações da empresa durante o home office, adotando boas práticas, como, lembrar da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “As empresas precisam lembrar que continuam tendo a obrigação de resguardar os dados pessoais independente da localização desse tratamento. Por isso, é fundamental que a empresa tenha uma política de segurança para o trabalho remoto com as recomendações e obrigações para seus colaboradores”, diz.

Ainda é recomendado que se evite utilizar redes públicas ou compartilhadas quando estiver longe do escritório. Redes Wi-Fi abertas, que não exigem senhas, são comumente utilizadas por criminosos digitais para capturar dados e senhas de acesso que por ventura você utilize durante essa conexão.

Miranda alerta que os principais riscos de uma violação de dados ao trabalhar em casa são o uso de uma rede de dados não segura que, porventura acabe gerando em uma captura de dados ou senhas de acesso e o uso de dispositivos não corporativos. “Alguns colaboradores não possuem notebook da empresa e acabam, quando trabalhando remotamente, utilizando seus próprios computadores. Esses computadores acabam não estando de acordo com as políticas da empresa e podem estar contaminados. Caso esses computadores se conectem na rede da empresa, esta estará vulnerável e poderá gerar um grande prejuízo”, revela.

É importante lembrar que em caso de suspeita de comprometimento do acesso ou dos dados, é preciso acionar os responsáveis pela segurança da informação da empresa imediatamente para que eles possam tomar as medidas necessárias.

Miranda indica que as empresas ainda podem criar algumas regras nesse processo de home office. “A empresa deve fornecer uma VPN (Virtual Private Network) entre o computador do colaborador e a rede de dados da empresa. Esse mecanismo protege tudo que transitará entre a rede da empresa e o computador criptografando seu conteúdo, ou seja, tornando inacessível a um criminoso digital. Outro ponto importante é que os computadores remotos utilizados pelos colaboradores também estejam protegidos. Recursos de segurança como antivírus são fundamentais para quando o computador estiver fora da rede de dados corporativa”, ressalta o especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa.

Portanto, para amenizar os riscos de uma violação de dados em casa, é necessário utilizar somente redes confiáveis para a conexão ou tratamento de dados da empresa no computador e possuir um antivírus atualizado. Estes são os passos obrigatórios para que tenhamos alguma proteção quando do trabalho remoto.

Sobre a Indyxa
Especialista em infraestruturas para missão crítica, a Indyxa é uma das maiores empresas de tecnologia do país, com mais de 180 colaboradores, distribuídos em cinco sedes (Blumenau, Brusque, São Paulo, Recife e Cidade do México). A empresa possui mais de 15 anos de experiência, garantindo a segurança e a alta disponibilidade da infraestrutura de TI de seus clientes. Integramos em nosso portfólio soluções e serviços em infraestrutura de TI com inteligência de negócios, cloud services, segurança e continuidade, hardware e software e projetos e serviços gerenciados.

Compartilhe nas redes sociais:

Coluna Social para esta quinta-feira, para o jornal O Momento

19/03/2020    Karla Cruz


img/topsocie_blog/2892_post_11570.jpg
Estamos transferindo este evento para outras datas em virtude do Corona  vírus! Aguardem notícias!!

Bem vindos ao nosso Lar, Novo Lar 
img/topsocie_blog/2892_post_845.jpg
Inaugura em Lages a Nova Dezka!  Um novo conceito em morar bem, arquitetura de interiores, design e muita personalidade, essa é a nova Dezka. Localizada na Rua América do Sul, esquina com a Duque de Caxias. Referência em móveis, a Dezka atua em Lages já a seis anos. 

Visão empreendedora, Franciane Maggio, mais conhecida com Fran, é pós-graduada em Design de Interiores e Gestão de Pessoas, a frente de duas lojas (Lages e Rio do Sul), que são referência em todo o Estado Catarinense. Fran busca suas referências em viagens, feiras, relacionamento com profissionais e muita pesquisa.


img/topsocie_blog/2892_post_4173.jpg
Click do casal, o advogado Dr. Álvaro Paim e  da administradora e pecuarista Kadine Lisboa, em recente férias na praia de Santo Antonio de Lisboa.


img/topsocie_blog/2892_post_1564.jpg
Chiquérrima paradinha!
Luiz Augusto, Lena Pagani e Miriam Vedana no evento mulheres de sucesso que aconteceu no  Serrano Tênis Clube.

Enlace Matrimonial!
img/topsocie_blog/2892_post_8630.jpg

Foi neste dia 5 de março, que aconteceu o casamento da juíza Monica Grisólia e  Wilson Cirico. A cerimônia íntima ocorreu em Punta de Cana no Hotel Riu Republic. Vida longa ao casal!

Exposição “Imensidão”  
img/topsocie_blog/2892_post_7141.jpg
A galeria de arte da Villa Francioni abriu  suas portas para a exposição “Imensidão”, do artista Marcos Bento, no dia 14 de março, na Villa Francioni. Sob a curadoria de Edson Machado,  dada a largada na temporada 2020 a programação se estende até o dia 10 de maio, com visitação gratuita diariamente das 10h às 17h.

O artista, natural de Blumenau e morando em Curitiba, é pintor, desenhista gráfico e designer. Neste último trabalho, sua proposta é explorar memórias afetivas, materializadas na ideia da “amplidão do mar, nas águas carregadas de sal, nos impactantes duelos com arenitos vulcânicos que brotam das incógnitas profundezas de sua alma”, como explica o curador. "O tema dessas pinturas mobiliza meu espírito em remotas e fragmentadas lembranças”, completa o artista, que produziu a exposição em memória do seu filho.
Na foto : Edson Machado, Daniela Freitas, Marcos Bento e sua esposa.




Compartilhe nas redes sociais:

Teatro Carlos Gomes: Comunicado oficial

18/03/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2891_post_12347.jpg
Diante da atual situação referente ao Covid-19 (Coronavírus), o Teatro Carlos Gomes comunica que está em contato com as produtoras que alugam os espaços para encaminhar um posicionamento ao público sobre a programação. 

Até o presente momento, nove eventos foram adiados, são eles: espetáculo Além da Vida (20/3); Pink Floyd Experience In Concert (21/3); Sessão da Igreja no cinema (22/3); palestra “Destruindo o Impossível”, com Daniel de Oliveira (26/3); Roni Ficher "Uma Aventura de Outra Dimensão" (29/3); Fábio Vital - Ele quer casar, ela só quer sexo (29/3); James Joyce - Um Retrato do Artista (18/4); O homem mais inteligente da história (19/4); e Kleiton e Kledir e Expresso Rural (26/4).

O Teatro Carlos Gomes e as produtoras parceiras informam que assim que possível novas datas serão divulgadas. Informações especificas sobre cada evento estão disponíveis no site: www.teatrocarlosgomes.com.br/programacao  ou através do telefone (47) 3144-7166. 

O Teatro Carlos Gomes entende que o momento requer cuidados especiais contra a propagação do vírus. Desta forma, segue as diretrizes contidas no alerta do Ministério da Saúde e do nosso Estado e município.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página