Blog Top Society - Karla Cruz

FIK 2020 supera expectativas e terceira edição está confirmada para 2022

18/02/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2608_post_6241.jpg
Mais de 150 atividades culturais foram realizadas gratuitamente durante os cinco dias do Festival, em Florianópolis

               A segunda edição do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler, promovido pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), superou as expectativas. Durante os cinco dias do FIK 2020 – realizado de 8 a 12 de fevereiro, mais de 5 mil pessoas visitaram, participaram e interagiram com as mais de 150 atividades culturais oferecidas.
               A programação contou com apresentação de shows musicais, como da banda paulista Francisco, El Hombre e da Bateria Show da Escola Unidos da Ilha da Magia, 28 apresentações entre teatro, dança e perfomance, 13 exposições artísticas, incluindo a 9ª edição do Encontro de Livros de Fotografia de Autor, mais de 30 oficinas, além de uma feira com mais de 70 expositores e uma edição da Parque Gráfico – Pocket Edition.
               O evento teve ainda atrações dedicadas especialmente para as crianças no FIK Criança, e recebeu a 2ª edição do Floripa Eco Fashion, que tem como foco a moda sustentável.
Ao longo dos cinco dias foram realizadas também palestras, rodas de conversas e residências artísticas. Uma delas, foi da artista argentina Vilma Villaverde. A ceramista, que é membro da Academia Internacional de Cerâmica, tem diversas obras em países da Ásia e da Europa, e esculpiu a primeira escultura pública dela na América Latina, durante o FIK 2020. A obra ficará exposta no campus da universidade no Itacorubi.
Outras artistas que participaram e deixaram pela segunda vez um registro no FIK, foram as artistas argentinas Anali Chanquia e Vanessa Galdeano, criadoras do projeto Medianeras. Elas foram as responsáveis pela pintura, junto da comunidade, do mural coletivo pintado na parede do Bloco Amarelo, do Ceart.
O evento também teve uma atividade especial que foi a revitalização das hortas verticais de José Luiz Kinceler, homenageado do Festival. A ação foi coordenada por Isabela Mendes Sielski e o Coletivo Geodésica Cultural Itinerante.
A coordenadora do FIK 2020, Cristina Rosa, destaca que a segunda edição superou as expectativas e que a comunidade, tanto acadêmica, como de moradores e turistas, soube apreciar e se fez presente nas ações realizadas, todas gratuitamente.
“O balanço desta edição é melhor possível, mesmo com algumas intempéries do tempo, a comunidade abraçou o Festival e esteve presente”, disse a coordenadora que adianta ainda que a terceira edição do Festival para 2022 está confirmada.
 

Compartilhe nas redes sociais:

Outback celebra Carnaval com cerveja exclusiva pela metade do preço

18/02/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2607_post_12520.png
Durante o período do happy hour, os fãs da rede podem aproveitar a folia saboreando a Cerveja Outback Colorado por apenas R$ 8,45
 
A maior festa brasileira está chegando e o Outback já entrou no clima carnavalesco preparando uma surpresa para seus fãs aproveitarem muito bem a folia. Até 1º de março, ou enquanto durarem os estoques, a Cerveja Outback Colorado passa a fazer parte do Billabong Hour, o icônico happy hour da marca. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 17h às 20 horas, há 50% de desconto em bebidas alcoólicas (exceto cervejas importadas, garrafas de vinhos, de espumantes e de destilados). Desta forma, a cerveja exclusiva será servida pela metade do preço: a garrafa de 300 ml sai por R$ 8,45.
 
E para acompanhar a cerveja, a combinação perfeita é o famoso Big Five Boomerang, a reunião dos sabores favoritos do Outback: Kookaburra Wings®, Aussie Cheese Fries®, Billy Ribs, Firecracker Shrimp® e pétalas de Bloomin’ Onion, acompanhados de molhos Bloom e tipo Blue Cheese, servidos exclusivamente durante o happy hour.
 
O Outback tem duas unidades em Santa Catarina: no Beiramar Shopping, em Florianópolis, e no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú.
 
Cerveja Outback Colorado
A cerveja tipo Rye Light American Wheat Beer (feita de trigo) é uma criação da cervejaria Colorado e traz na receita lúpulos australianos, centeio e açúcar mascavo. Inspirada no pão australiano servido como boas-vindas no Outback, a cerveja tem 7% de teor alcoólico e é ideal para quem aprecia bebidas cremosas e encorpadas. Moderno e original, o rótulo traz ícones tribais e a imagem de um canguru, que remetem aos símbolos da Austrália, país que inspira a culinária autêntica do Outback. A bebida foi lançada em novembro de 2017 especialmente para brindar o aniversário de 20 anos do Outback Steakhouse no Brasil.
 

Compartilhe nas redes sociais:

Exposição fotográfica apresenta a Rússia através de suas metrópoles

18/02/2020    Maristela Brites

img/topsocie_blog/2606_post_14436.jpg
Mostra reúne doze fotografias do jornalista e fotógrafo brasileiro Dubes Sônego, que serão expostas no Museu da Escola, na segunda quinzena de fevereiro

O jornalista e fotógrafo catarinense Dubes Sônego abre na segunda-feira, 17 de fevereiro, a exposição Uma janela para a Rússia, no hall do Museu da Escola. Composta por doze imagens, a mostra explora traços visíveis do caráter de duas das mais importantes e representativas cidades russas, Moscou e São Petersburgo. “São cidades cosmopolitas, com uma infraestrutura que nada deve a de outras grandes cidades europeias, como Londres, Madri e Berlim. Mas que explicitam também uma longa história de tensões com outras grandes potências econômicas e militares”, afirma o fotógrafo.

Um dos eventos fotografados por Sônego foram as comemorações de 9 de maio. A data marca a vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, conhecida no país como A Grande Guerra Patriótica. A exposição traz também imagens de parques como o VDNKh, o Centro Panrusso de exposições, onde estão expostas antigas relíquias da Guerra Fria, e há grandes brinquedos em forma de foguetes e satélites para crianças. Explora ainda espaços públicos ao ar livre, muito apreciados pelos russos nos meses quentes do ano. É o caso do famoso parque Gorky, em Moscou, e das margens arenosas do rio Neva, em São Petersburgo, onde é comum encontrar famílias tomando sol. 

As fotos que integram o ensaio foram tiradas em maio de 2018, na primavera russa, pouco antes da Copa do Mundo. Na região central das duas cidades, a segurança era ostensiva em áreas de concentração pública e nas estações de metrô. Ainda assim, afirma Sônego, a Rússia, quase sempre lembrada pelo passado comunista e pela a figura onipresente do presidente Vladimir Putin, vivia um clima de lua de mel com os estrangeiros, recebidos, em geral, de forma  amistosa. “Talvez pela proximidade do evento, talvez pela facilidade de comunicação trazida pelos tradutores em celulares, a impressão que tive foi a de um povo mais aberto e bem humorado do que esperava, pelo que ouvia no Brasil”, diz. “Espero que as fotos despertem a curiosidade de outras pessoas por um país que, apesar de tão distante, é tão relevante para compreensão da geopolítica e da história recente do mundo”.


Biografia
Dubes Sônego é jornalista e fotógrafo, com mais de 20 anos de carreira. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já publicou fotos em veículos como Época Negócios, Viagem&Turismo, Marie Claire, Brasil Econômico, iG e El País Brasil. Fez sua primeira exposição individual, sobre Cuba, em 2015, na Escola da Cidade, em São Paulo.


SERVIÇO
Mostra gratuita
Período: 17 a 29 de fevereiro de 2019
Horário: segunda a sexta, das 13h às 19h e, aos sábados, das 10h às 16h
Local: Museu da Escola Catarinense – Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro, Florianópolis

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página