Blog Top Society - Karla Cruz

SUGESTÕES SAUDÁVEIS DO QUE FAZER NA QUARENTENA

30/03/2020    Maristela Brites


img/topsocie_blog/2956_post_9265.jpg
Quarentena e agora??

Só escutamos 24 horas sobre  COVID-19, ou popularmente chamado de Coronavírus, chegou recentemente ao Brasil como previsto e, já contagiou mais de duas mil pessoas, devido a sua rápida propagação.

Como medida de contenção, é recomendado que as pessoas fiquem em suas residências, trabalhem de casa e evitem sair ao máximo possível, para que não tenham contato com supostas pessoas infectadas ou que transmitam o vírus à população.
Chegamos talvez em um momento complicado e nunca imaginamos passar por isso. 
Ainda não sabemos quantos dias, apesar de todas as medidas tomadas pelos governantes, quanto tempo podem durar o que chamamos de “quarentena”, portanto podemos tirar proveito dessa situação e saber utilizar esse tempo em casa a nosso favor.
Pensando nisso, preparei esse post com dicas do que fazer no período de quarentena, até que a situação se acalme e possamos voltar com a rotina normalmente.

Tempo  com sua família!

Na rotina e por faltade tempo...sabemos que com a correria do dia a dia é difícil realizar pequenas atividades com a família, fazer refeições à mesa com todos ou mesmo se dedicar em tempo integral aos filhos. 

Escolha atividades para fazer em conjunto e estreitar ainda mais os laços com quem você ama durante a quarentena.

Brincar com as crianças

Sem precisar sair de casa ou apartamento para que seus filhos se divirtam. 

 Crie uma programação com os pequenos, filhos e netos,que será divertida e uma experiência incrível para eles?



  • Brinque com jogos de tabuleiros, jogo da velha ou mesmo invente um jogo legal para a família.
  • Ensine brincadeiras diferentes que eram da sua infância e que não envolvam tecnologia, como, jogar cinco Marias, rodar peão, fazer massinhas caseiras, criar bonecos com material reciclável.
  • Faça uma sessão de cinema em casa, com direito a pipoca e um filme que agrade a toda família;
  • Incentive a leitura das crianças, se seus filhos ainda não sabem ler, que tal começar esse hábito com eles?

Dedique tempo ao  Home Office

Algumas profissões possibilitam o home office durante esse período, o que facilita a produtividade e faça com que o trabalho de muitas empresas e instituições não parem.
Se você está trabalhando em casa aproveite o tempo para colocar em dia aquele projeto que não conseguia se concentrar no escritório, leia e responda os e-mails em atraso, faça um curso para se aperfeiçoar. Utilize aplicativos a seu favor para otimizar o trabalho, se precisar fazer reuniões, marque um horário por videoconferência.
Sua rotina de trabalho não precisa ser alterada, pense que é somente o ambiente que será diferente. Para não mudar sua produtividade acorde no mesmo horário que está acostumado, tome um café da manhã, troque de roupa e organize um espaço para se dedicar ao trabalho, de preferência em uma mesa.
Não trabalhe na cama, pois pode ser tentador dar uma cochilada, também evite trabalhar com a televisão ligada na sua frente para evitar distrações. Siga essas dicas e verá como seu home office será produtivo.

Exercite-se!

Sem desculpas!!  se você está em casa sem poder ir ao parque ou a academia ,  nada impede de fazer exercícios físicos. Coloque uma roupa de ginástica, conecte sua televisão ou celular no YouTube e veja aulas de exercícios para fazer junto na sala, quarto, sacada. Chame seus familiares para treinar com você e veja como será divertido.
Você também pode baixar aplicativos de treinos em casa e ver qual combina mais com seu estilo. Utilize como peso de treino, itens que tem em casa como saco de arroz, balde com água, cadeiras para fazer agachamento, use sua imaginação e mova-se por pelo menos 15 minutos ao dia.

Faça uma faxina geral

Outra coisa que pode ser feita durante essa quarentena, é uma faxina geral em sua residência. Aproveite esse tempo para ver aquela pasta de papéis velhos e coloque o que não usa mais para reciclagem. Limpe e organize seu guarda-roupa, doe o que não te serve ou não usa mais. Lave as roupas de cama e banho que estão há muito tempo guardadas e coloque para uso.
Na cozinha aproveite para ver na dispensa e na geladeira se tem algum alimento vencido e jogue fora, limpe bem as prateleiras. Veja se algum utensílio precisa ser descartado ou consertado.

Que tal  leitura?


Você curte ler ?

Qual a foi a última vez que você teve tempo para ler um livro? 
Por isso, proponho um desafio. Escolha um livro que tenha guardado e leia ao menos 20 páginas ao dia. 
Ou livros com temas sobre profissões, estratégias ou mesmo romance .
Se você tem filhos incentive as crianças a fazerem o mesmo. Tenho certeza que assim que terminar a leitura irá querer mais.

img/topsocie_blog/2956_post_11893.jpg

Crie um jardim?

Se morar em casa, cultive novas mudas, mexer na terra descarrega energias e revigora. 
Se for apartamento crie mini canteiros de temperos ou mesmo ervas. 
Será um ótimo passatempo. 
Gostou das dicas? Então mãos a obra !

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabe o que significa Mansplaining?

30/03/2020    Maristela Brites

Entre as  notícias interessantes da quarentena, a mais comentada  foi a saída da comentarista da CNN, a advogada Gabriela Priolli. 

Com isso surgem várias interpretações no meio jornalístico e entre os que acompanham o " Grande Debate".

   

Entre tantos comentários e análises, surgiu a expressão " mansplaining "  , para entender melhor vamos explicar os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating.





 
img/topsocie_blog/2955_post_1725.jpg

Na manhã do domingo (29), a comentarista política Gabriela Prioli, 34, fez um desabafo em suas redes sociais e sinalizou que poderá sair da CNN. “Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras”, escreveu Gabriela. 
Segundo relatos de profissionais da CNN, o atrito que ela teve ao vivo no debate na sexta (27) com o apresentador Reinaldo Gottino continuou nos bastidores.
 O tema da bancada, atualmente composta pelo empresário Tomé Abduch, substuindo temporariamente o incrível Caio Copolla, era sobre a prisão domiciliar de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, mas a conversa desandou sobre outros assuntos, até política sobre drogas.
A advogada demonstrou ter sido constrangida, enquanto rebatia que preferia alimentar a discussão com informações técnicas, havia se preparado para o debate e os assuntos abordados ao vivo fugiam completamente do tema.
Então vamos conhecer mais sobre estas expressões:
Imagine o seguinte cenário: você está explicando uma idéia e acaba sendo interrompida (várias vezes), sem terminar a frase. Agora, você está defendendo uma idéia em uma reunião e ninguém dá ouvidos. Logo em seguida, uma outra pessoa repete exatamente a sua idéia e ela é aprovada por todos.
Como se sentiria no lugar da pessoa que é interrompida ou que tenha copiado  a ideia ? Essas situações são mais comuns do que você imagina, e elas já têm seus respectivos nomes.
Esses termos manterruptingbropriatinggaslighting e mansplaining são alguns dos termos criados para sinalizar o "machismo" nas relações e qualificar o comportamento masculino em relação a uma mulher em diferentes situações. Ao saber do significado, fica mais fácil que homens e mulheres conscientes se articulem para evitar situações frequentes pelas quais muitas mulheres passam.
Seguem, abaixo, algumas dessas expressões e o que elas significam:

Manterrupting

Quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela consiga concluir sua frase.
A palavra é uma junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção) e, em tradução livre, quer dizer “homens que interrompem”. Esse comportamento é muito comum em reuniões e palestras mistas, quando uma mulher não consegue concluir sua frase por ser constantemente interrompida pelos homens ao redor.
Segundo o Nexo Jornal, o termo surgiu em 2015, com o artigo “Speaking while Female, and at a Disadvantage” (falando enquanto mulher, e em desvantagem), publicado no “The New York Times”. O texto foi escrito por Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, e Adam Grant, professor da escola de negócios da University of Pennsylvania. Eles citaram um estudo de psicólogos de Yale que mostra como senadoras americanas se pronunciam significativamente menos do que seus colegas masculinos de posições inferiores.

Mansplaining

Quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. O termo é uma junção de “man” (homem) e “explaining” (explicar).
Em atos de mansplaining, um homem acha que sabe mais sobre um tópico do que uma mulher. Muitas vezes, essa expressão está ligada ao manterrupting – nesses casos, o homem interrompe a mulher para mostrar que sabe mais do que ela.
De acordo com artigos da Think Olga ONG feminista criada para empodeirar as mulheres através de informações, afirmam que  a verdadeira intenção do mansplaining é desmerecer o conhecimento de uma mulher. “É tirar dela a confiança, autoridade e o respeito sobre o que ela está falando. É tratá-la como inferior e menos capaz intelectualmente. 
 Pesquisas  mostram que homens dominam 75% da conversação em grupos de tomada de decisão. E, quando as mulheres estão falando, elas são mais interrompidas. Eles mostram uma compilação de situações reais que envolvem mansplaining..

Bropriating

Quando um homem se apropria da mesma ideia já expressa por uma mulher, levando os créditos por ela. O termo é uma junção de “bro” (de brother, irmão, mano) e “appropriating” (apropriação). É algo que acontece muito em reuniões.
Segundo a ONG Think Olga, o bropriating ajuda a explicar por que existem tão poucas mulheres nas lideranças das empresas. “Além das supostas desvantagens mercadológicas e o preconceito de gênero, ainda servimos de plataforma para o crescimento de colegas homens, pelo simples fato de sermos menos ouvidas e levadas a sério.”

Gaslighting

Gaslighting (derivado do termo inglês Gaslight, ‘a luz [inconstante] do candeeiro a gás’) é um dos tipos de abuso psicológico que leva a mulher a achar que enlouqueceu ou está equivocada sobre um assunto, sendo que está originalmente certa. É um jeito de fazer a mulher duvidar do seu senso de percepção, raciocínio, memórias e sanidade.
No dia a dia, algumas frases são características deste tipo de comportamento: “Você está exagerando”; “Pare de surtar”; “Não aceita nem uma brincadeira?”; “Você está louca”; entre outras. É um comportamento que afeta homens e mulheres, mas as mulheres são vítimas culturalmente mais fáceis.
Na matéria “Por que as mulheres não estão loucas”, o autor Yashar Ali explica que gaslighting é um termo usado com frequência por profissionais da área da saúde mental para descrever comportamento manipulador usado para induzir pessoas a pensarem que suas reações são tão insanas que só podem estar malucas. Yashar explica também a origem do termo.

Compartilhe nas redes sociais:

Mesmo com plano estadual para retomada de atividades, Quintal de Casa seguirá fechado até o início de maio

27/03/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/2954_post_5793.jpg

Após o governo do Estado apresentar um plano estratégico para a retomada das atividades econômicas em Santa Catarina, na última quinta-feira (26), e mesmo antes de o prefeito Gean Loureiro prorrogar até o dia 8 de abril a quarentena na Capital, os empresários responsáveis pelo Quintal de Casa, no Novo Campeche, no Sul da Ilha, em Florianópolis, decidiram que o empreendimento gastronômico e multicultural seguirá fechado ao público até o início de maio.

Segundo os empresários e psicólogos João Lucas Xavier Schüler e Grace Koerner, idealizadores do Quintal, em conversa com os demais food trucks que fazem parte do projeto, todos optaram por seguirem em suas casas para cuidarem da saúde da família e evitar a disseminação do coronavírus. “Nosso posicionamento é pela não reabertura neste momento. Esta é a medida mais sensata. Estamos vendo muitas coisas acontecendo pelo mundo e acreditamos que ficar em casa, cuidar dos nossos colaboradores, locatários e clientes é a melhor forma de combate”, ressaltam.

Desde que foi criado, há quase cinco anos, o Quintal de Casa sempre prezou pelos encontros de pessoas de todas as idades, pela diversão, pelas comemorações, sempre prezando pelo bem-estar de todos. “Neste momento tão delicado, seguir aberto não vai ao encontro dos nossos valores”, consideram os empresários, que aconselham: “Esperamos que todos se cuidem muito, que fiquem em casa, que cuidem dos seus velhinhos e da sua saúde. Em maio reabriremos cheios de eventos. Aí, todas as pessoas que ajudamos a cuidar estarão convidadas a irem até o Quintal para ajudar a nos reerguer economicamente. Por enquanto, prezamos pela vida de todos”.
 
Food trucks do Quintal de Casa trabalham com delivery

O Quintal de Casa está fechado para o público desde a publicação do decreto nº 515, de 17 de março de 2020, que declarou situação de emergência em todo o território catarinense por causa da disseminação da Covid-19. Alguns dos food trucks que fazem parte do park trabalham no sistema de delivery neste período, sempre de domingo a quinta, das 18h às 23 horas, e sextas e sábados, das 18h às 23h45. Todos os empreendimentos tomam todos os cuidados necessários para manter a saúde de colaboradores e clientes.

- Aji Fungi - Yakissoba e Culinária de Cogumelos
Contato: (48) 9169-6699
- Black Box - Burgers Baguetes e Porções
Contato: (48) 991264735
- Tadashi - Sushis e Pokes
Contato: (48) 98467-6437
- Sr. Pastel - Pastéis e porções 
Contato: (48) 99193-7368

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página